Império Bizantino

Definição

Mark Cartwright
por , traduzido por Gilda Macedo
publicado em 19 Setembro 2018
X
translations icon
Disponível noutras línguas: Inglês, Checo, francês, espanhol, Turco
The Virgin and Child Mosaic, Hagia Sophia (by Hagia Sophia Research Team, CC BY-NC-SA)
O Mosaico da Virgem e da Criança, Hagia Sophia
Hagia Sophia Research Team (CC BY-NC-SA)

O Império Bizantino, frequentemente chamado Império Romano Oriental ou simplesmente Império Bizantino, existiu de 330 a 1453. Com a sua capital fundada em Constantinopla por Constantino I (r. 306-337 d. C.), o Império variou em tamanho ao longo dos séculos, num ou noutro tempo, possuindo territórios localizados em Itália, Grécia, Balcãs, Levante, Ásia Menor, e Norte de África.

Bizâncio era um Estado Cristão com o Grego como língua oficial, os Bizantinos desenvolveram os seus próprios sistemas políticos, práticas religiosas, arte e arquitectura, que, embora significativamente influenciados pela tradição cultural Greco-Romana, eram distintos e não apenas uma continuação da Roma antiga. O Império Bizantino foi a potência medieval mais duradoura, e a sua influência continua até hoje, especialmente na religião, arte, arquitectura e direito de muitos estados ocidentais, Europa Central e Oriental, e Rússia.

Remover publicidades
Advertisement

O nome 'Bizantino' e datas

O nome 'Bizantino' foi cunhado por historiadores do século XVI com base no facto de o primeiro nome da capital ter sido Bizâncio antes de ter mudado para Constantinopla (Istambul moderna). Foi e continua a ser um rótulo menos perfeito, mas conveniente que diferencia o Império Romano Oriental do Império Romano Ocidental, especialmente importante após a queda deste último no século V. De facto, por esta razão, não há acordo universal entre os historiadores quanto ao período de tempo a que o termo "Império Bizantino" realmente se refere. Alguns estudiosos selecionam 330 como a fundação de Constantinopla, outros a queda do Império Romano Ocidental em 476 d. C., outros ainda preferem o fracasso de Justiniano I (r. 527-565) para unificar os dois impérios em 565, e alguns até assentar para c. 650 e a conquista Árabe das províncias orientais de Bizâncio. A maioria dos historiadores concorda que o Império Bizantino terminou na terça-feira 29 de Maio de 1453, quando o Sultão Otomano Mehmed II (r.1444-6 e 1451-81) conquistou Constantinopla.

Constantinopla tornou-se a cidade Cristã mais rica, mais pródiga e mais importante do mundo.

A discussão das datas também destaca as diferenças na mistura étnica e cultural entre as duas metades do mundo romano e a distinção do estado medieval da sua herança romana anterior. Os bizantinos chamavam-se "Romanos", o seu imperador era basileon ton Rhomaion ou "Imperador dos Romanos" e a sua capital era "Nova Roma". No entanto, a língua mais comum era o Grego, e é justo dizer que para a grande maioria da sua história, o Império Bizantino era muito mais Grego do que Romano em termos culturais.

Remover publicidades
Advertisement

Constantinopla

O início do Império Bizantino reside na decisão do imperador Romano Constantino I de transferir a capital do Império Romano de Roma para Bizâncio a 11 de Maio de 330 d. C. O nome popular Constantinopla ou "Cidade de Constantino" logo substituiu a escolha oficial do próprio imperador de "Nova Roma". A nova capital possuía um excelente porto natural na enseada do Corno de Ouro e, encravada na fronteira entre a Europa e a Ásia, podia controlar a passagem de navios através do Bósforo desde o Egeu até ao Mar Negro, ligando o comércio lucrativo entre o Ocidente e o Oriente. Uma grande cadeia estendida através da entrada do Corno de Ouro, e a construção das enormes Muralhas Teodósias entre 410 e 413 significou que a cidade foi capaz de resistir repetidamente a ataques concertados tanto de mar como de terra. Ao longo dos séculos, à medida que se foram acrescentando edifícios mais espetaculares, a cidade cosmopolita tornou-se uma das melhores de qualquer época e certamente a mais rica, mais pródiga e mais importante cidade Cristã do mundo.

Map of Byzantine Constantinople
Mapa de Constantinopla
Cplakidas (CC BY-SA)

Imperadores Bizantinos

O imperador Bizantino ou basileu (ou mais raramente basilissa para imperatriz) residia no magnífico Grande Palácio de Constantinopla e governava como monarca absoluto sobre um vasto império. Como tal, o basileu necessitava da assistência de um governo perito e de uma burocracia generalizada e eficiente. Embora fosse um governante absoluto, esperava-se que um imperador - pelo seu governo, pelo seu povo e pela Igreja - governasse com sabedoria e justiça. Ainda mais importante, um imperador tinha de ter sucesso militar, pois o exército continuava a ser a instituição mais poderosa de Bizâncio em termos reais. Os generais em Constantinopla e nas províncias podiam - e conseguiram - remover um imperador que não conseguiu defender as fronteiras do império ou que trouxe uma catástrofe económica. Ainda assim, na sequência normal dos acontecimentos, o imperador era comandante-chefe do exército, chefe da Igreja e do governo, controlava as finanças do Estado e nomeou ou demitiu nobres à vontade; poucos governantes antes ou desde então exerceram tal poder.

Remover publicidades
Advertisement
Através de uma continuidade cuidadosamente orquestrada de dinastias, rituais, trajes e nomes, a instituição do Imperador Bizantino foi capaz de durar 12 séculos.

A imagem do imperador apareceu nas moedas bizantinas, que também foram utilizadas para mostrar um sucessor escolhido, muitas vezes o filho mais velho, mas nem sempre porque não existiam regras estabelecidas para a sucessão. Pensava-se que os imperadores tinham sido escolhidos por Deus para governar, mas uma magnífica coroa e vestes de púrpura tíria ajudaram a reforçar ainda mais o direito de governar. Outra estratégia de marketing era copiar os nomes de reinados de ilustres antecessores, sendo Constantino um favorito particular. Mesmo os usurpadores, tipicamente militares de poder e sucesso, procuraram muitas vezes legitimar a sua posição casando com um membro da família dos seus antecessores. Assim, através de uma continuidade cuidadosamente orquestrada de dinastias, rituais, trajes e nomes, a instituição do imperador foi capaz de durar 12 séculos.

Governo Bizantino

O governo Bizantino seguiu os padrões estabelecidos na Roma imperial. O imperador era todo-poderoso, mas ainda se esperava que consultasse órgãos tão importantes como o Senado. O Senado em Constantinopla, ao contrário de Roma, era composto por homens que tinham subido nas fileiras do serviço militar, pelo que não havia nenhuma classe senatorial como tal. Sem eleições, os senadores, ministros e conselheiros locais bizantinos adquiriram em grande parte a sua posição através do patrocínio imperial ou devido ao seu estatuto de grandes proprietários de terras.

Justinian I
Justiniano I
Sponsored by a Greek banker, Julius Argentarius (CC BY-NC-SA)

Os senadores de elite constituíam o pequeno sacrum consistorium que o imperador deveria, em teoria, consultar sobre assuntos de importância estatal. Além disso, o imperador podia consultar os membros da sua comitiva pessoal na corte. Também na corte estavam os camareiros eunucos (cubicularii) que serviam o imperador em vários deveres pessoais, mas que também podiam controlar o acesso a ele. Os eunucos ocupavam eles próprios cargos de responsabilidade, sendo o principal deles o detentor da bolsa do imperador, os sakellarios, cujos poderes aumentariam significativamente a partir do século VII. Outros oficiais importantes do governo incluíam o questor ou chefe legal; o comes sacrarum largitionum que controlava a casa da moeda do estado; o magister officiorum que cuidava da administração geral do palácio, do exército e dos seus abastecimentos, bem como dos negócios estrangeiros; e uma equipa de inspetores imperiais que se mantinham atentos aos assuntos nos conselhos locais de todo o império.

Remover publicidades
Advertisement

O principal funcionário em Bizâncio, porém, era o Prefeito Pretoriano do Oriente, perante o qual todos os governadores regionais do império eram responsáveis. Os governadores regionais supervisionavam os conselhos municipais individuais ou curae. Os conselheiros locais eram responsáveis por todos os serviços públicos e pela cobrança de impostos na sua cidade e terras circundantes. Estes conselhos estavam organizados geograficamente em cerca de 100 províncias que estavam organizadas em 12 dioceses, três em cada uma das quatro prefeituras do império. A partir do século VII, os governadores regionais das dioceses, ou temas como ficaram conhecidos após uma reestruturação, tornaram-se, com efeito, comandantes militares provinciais (strategoi) que eram directamente responsáveis perante o próprio imperador, e o Prefeito Pretoriano foi abolido. Após o século VIII, a administração do império, devido ao aumento da ameaça militar dos vizinhos e das guerras civis internas, tornou-se muito mais simplificada do que anteriormente.

.

Corpus Juris Civilis

O governo bizantino foi muito ajudado pela criação do Código Justiniano ou Corpus Juris Civilis (Corpus of Civil Law) por Justinian I. O corpus, elaborado por um painel de juristas, recolheu, editou e reviu o enorme corpo de leis romanas que tinha sido acumulado ao longo dos séculos - um enorme número de decretos imperiais, pareceres jurídicos e listas de crimes e punições. O código, composto por mais de um milhão de palavras, duraria 900 anos, tornaria as leis mais claras para todos, reduziria o número de casos desnecessariamente levados aos tribunais, aceleraria o processo judicial e influenciaria posteriormente a maioria dos sistemas jurídicos nas democracias ocidentais.

Sociedade Bizantina

Os Bizantinos deram grande importância ao nome de família, à riqueza herdada, e ao nascimento respeitável de um indivíduo. Os indivíduos nos níveis mais elevados da sociedade possuíam estas três coisas. A riqueza provinha da propriedade da terra ou da administração de terras sob a jurisdição de um administrador individual. Contudo, não havia aristocracia de sangue enquanto tal na sociedade bizantina, e tanto o patrocínio como a educação eram um meio de subir a escada social. Além disso, a concessão de favores, terras e títulos pelos imperadores, bem como as despromoções indiscriminadas e os perigos de invasões e guerras estrangeiras, tudo isto significava que os componentes individuais da nobreza não eram estáticos e as famílias ergueram-se e caíram ao longo dos séculos. A classificação era visível para todos os membros da sociedade através do uso de títulos, selos, insígnias, vestuário particular, e jóias pessoais.

Remover publicidades
Advertisement

Byzantine Ivory Diptych Panel
Painel Bizantino de Dípticos de Marfim
Osama Shukir Muhammed Amin (Copyright)

A maioria nas classes mais baixas teria seguido a profissão dos seus pais, mas a herança, a acumulação de riqueza, e a falta de qualquer proibição formal de uma classe se mudar para outra oferecia pelo menos uma pequena possibilidade para uma pessoa melhorar a sua posição social. Havia trabalhadores com melhores empregos, como os que trabalhavam em assuntos jurídicos, administração e comércio (uma forma não muito estimada de ganhar a vida para os Bizantinos). No degrau seguinte havia artesãos, depois agricultores que possuíam as suas próprias pequenas parcelas de terra, depois o maior grupo - aqueles que trabalhavam a terra de outros, e finalmente, escravos que eram tipicamente prisioneiros de guerra mas que não eram tão numerosos como os trabalhadores livres.

O papel das mulheres Bizantinas, tal como o dos homens, dependia da sua posição social. Esperava-se das mulheres aristocráticas que gerissem o lar e cuidassem das crianças. Embora capazes de possuir propriedade, não podiam ocupar cargos públicos e passar o seu tempo livre a tecer, fazer compras, ir à igreja ou ler (embora não tivessem educação formal). As viúvas tornaram-se as guardiãs dos seus filhos e podiam herdar igualmente com os seus irmãos. Muitas mulheres trabalharam, como homens, na agricultura e em várias indústrias transformadoras e serviços alimentares. As mulheres podiam possuir as suas próprias terras e empresas, e algumas teriam melhorado a sua posição social através do casamento. As profissões menos respeitadas eram, como noutros lugares, as prostitutas e atrizes.

Territórios do Império Bizantino

A extensão geográfica do Império Bizantino mudou ao longo dos séculos à medida que os sucessos e fracassos militares de imperadores individuais flutuavam. Os territórios que se realizaram na primeira parte da história do império incluíram o Egipto, Síria, Jordânia, Líbano e Palestina. A Grécia era menos importante em termos práticos do que era como símbolo da visão dos Bizantinos de si próprios como verdadeiros herdeiros da cultura Greco-Romana. A Itália e a Sicília tiveram de ser defendidas, em última análise sem sucesso, contra as ambições dos Papas e dos Normandos. Os Balcãs até ao rio Danúbio foram importantes em todo o lado, e a Ásia Menor até à costa do Mar Negro, no Norte, e a Arménia, no leste, foi uma importante fonte de riqueza, mas ambas estas regiões exigiriam uma defesa regular e vigorosa contra vários inimigos perenes.

Como o mapa político foi constantemente redesenhado com a ascensão e queda dos impérios vizinhos, acontecimentos notáveis incluíram Anastasios I (491-518) defendendo com sucesso o império tanto contra os Persas como contra os Búlgaros. Justiniano I, auxiliado pelo seu talentoso general Belisário (c. 500-565), reconquistou territórios no Norte de África, Espanha e Itália que tinham sido perdidos pelos imperadores ocidentais. Os lombardos em Itália e os eslavos nos Balcãs fizeram incursões no Império durante a segunda metade do século VI, situação que acabou por ser invertida por Heraclius (r. 610-641), pondo efetivamente fim ao Império Sasaniano Persa com a sua vitória em Nínive em 627.

Byzantine Empire c. 626 CE
Império Bizantino c. 626 d. C.
Justinian43 (CC BY-SA)

As conquistas islâmicas dos séculos VII e VIII assaltaram o Império dos seus territórios no Levante (incluindo Jerusalém em 637), Norte de África e Ásia Oriental Menor. Pelo menos, porém, o Império manteve-se firme como um baluarte contra a expansão árabe para a Europa, com Constantinopla a resistir duas vezes a determinados cercos Árabes (674-8 e 717-18). O Império Bizantino foi, no entanto, abalado até aos seus fundamentos. Depois, no século IX, os Búlgaros fizeram incursões significativas nas zonas setentrionais do Império. Um ressurgimento nas fortunas Bizantinas veio com a (inadequadamente nomeada) dinastia Macedónia (867-1057). O fundador da dinastia, Basílio I (r. 867-886), reconquistou o sul da Itália, lidou com os problemáticos piratas Cretenses, e obteve vitórias contra os Árabes em Chipre, na Grécia continental e na Dalmácia. O próprio imperador seguinte, Leão VI (r. 886-912) perdeu a maior parte dos ganhos, mas em meados do século X, obteve vitórias na Mesopotâmia, controlada pelos Muçulmanos.

Basílio II (r. 976-1025), conhecido como o "Assassino de Búlgaros" pelas suas vitórias nos Balcãs, supervisionou uma outra surpreendente retoma nas fortunas Bizantinas. Basílio, ajudado por um exército de ferozes guerreiros de ascendência viking de Kiev, também ganhou vitórias na Grécia, Arménia, Geórgia e Síria, duplicando o tamanho do Império. Foi, no entanto, o último grande hurra como um declínio gradual. Após a chocante derrota para os Seljuks na Batalha de Manzikert na Arménia em 1071, ocorreu um breve ressurgimento sob Alexios I Komnenos (r. 1081-1118) com vitórias contra os normandos na Dalmácia, os Pechenegs na Trácia, e os Seljuks na Palestina e na Síria (com a ajuda dos Primeiros Cruzados), mas parecia haver demasiados inimigos em demasiadas regiões para que os bizantinos prosperassem indefinidamente.

Nos séculos XII e XIII, o Sultanato de Rum levou metade da Ásia Menor, e depois o desastre ocorreu quando os exércitos da Quarta Cruzada saquearam Constantinopla em 1204. Escavado entre Veneza e os seus aliados, o Império só existia no exílio antes de uma restauração em 1261. No século XIV, o Império consistia numa pequena área na ponta do sul da Grécia e num pedaço de território em redor da capital. O golpe final veio, como já mencionado, com o saco Otomano de Constantinopla, em 1453.

A Igreja Bizantina

O paganismo continuou a ser praticado durante séculos após a fundação da Bizâncio, mas foi o Cristianismo que se tornou a característica determinante da cultura Bizantina, afectando profundamente a sua política, relações externas, e arte e arquitectura. A Igreja era presidida pelo Patriarca ou bispo de Constantinopla, que foi nomeado ou destituído pelo imperador. Os bispos locais, que presidiam a cidades maiores e aos seus territórios circundantes e que representavam tanto a igreja como o imperador, possuíam uma riqueza e poderes consideráveis nas suas comunidades locais. O Cristianismo, então, tornou-se um importante denominador comum que ajudou a unir diversas culturas num único império que incluía Gregos Cristãos, Arménios, Eslavos, Georgianos, e muitas outras minorias, e os de outras religiões, tais como Judeus e Muçulmanos, a quem era permitido praticar livremente a sua religião.

Icon of Saint Basil
Ícone de São Basílio
Unknown Artist (Public Domain)

As diferenças na igreja oriental e ocidental foi uma das razões pelas quais o Império Bizantino recebeu uma tão fraca representação nas histórias medievais ocidentais. Frequentemente os Bizantinos eram retratados como decadentes e mutáveis, a sua cultura estagnada, e a sua religião uma heresia perigosa. As igrejas do Oriente e do Ocidente discordaram sobre quem deveria ter prioridade, o Papa ou o Patriarca de Constantinopla. Questões de doutrina também foram contestadas, tais como se Jesus Cristo tinha uma natureza humana e uma natureza divina combinadas ou apenas uma natureza divina. O celibato clerical, o uso de pão fermentado ou ázimo, a linguagem do serviço, e o uso de imagens foram pontos de diferenças, que, com o combustível das ambições políticas e territoriais acrescentadas à mistura volátil de emoções, levaram ao Cisma da Igreja de 1054.

A Igreja Bizantina também teve as suas próprias disputas internas, muito infamemente o iconoclasmo ou "destruição de imagens" de 726-787 e 814-843. Os Papas e muitos Bizantinos apoiaram a utilização de ícones - representações de figuras sagradas, mas especialmente Jesus Cristo. Os que se opunham aos ícones acreditavam ter-se tornado ídolos e era uma blasfémia pensar que Deus podia ser representado na arte. A questão também reacendeu o debate sobre se Cristo tinha duas naturezas ou uma e se um ícone, portanto, apenas representava o humano. Os defensores dos ícones disseram que eram apenas uma impressão de artista e ajudaram os analfabetos a compreender melhor o divino. Durante a onda do iconoclasmo, muitas obras de arte preciosas foram destruídas, especialmente durante os reinados de Leão III (r. 717-741) e do seu sucessor Constantino V (r. 741-775), quando até pessoas que veneravam ícones (iconófilos) eram perseguidas. A questão foi resolvida a favor dos ícones em 843, um evento conhecido como o "Triunfo da Ortodoxia".

O monaquismo foi uma característica particular da vida religiosa Bizantina. Homens e mulheres retiravam-se para mosteiros onde dedicavam as suas vidas a Cristo e ajudavam os pobres e doentes. Ali viviam uma vida simples de acordo com regras estabelecidas por figuras eclesiásticas tão importantes como Basílio, o Grande (c. 330 - c. 379). Muitos monges eram também estudiosos, o mais famoso Santo Cirilo (d. 867) que inventou o alfabeto glagolítico. Uma mulher notável que usou bem o seu tempo de retiro foi Anna Komnene (1083-1153), que escreveu o seu Alexiad sobre a vida e reinado do seu pai Alexios I Komnenos (r. 1081-1118). Os mosteiros tornaram-se assim repositórios inestimáveis de textos e conhecimentos, enquanto as suas oficinas de produção de vinhos e de ícones também foram muito apreciadas. Um dos locais monásticos mais célebres é o Monte Athos, perto de Salónica, onde monges se estabeleceram a partir do século IX, acabando por construir ali 46 mosteiros, muitos dos quais sobrevivem hoje em dia.

Byzantine Book Cover with Icon
Capa de Livro Bizantino com Ícone
The Metropolitan Museum of Art (Copyright)

Arte Bizantina

Os artistas Bizantinos afastaram-se do naturalismo da tradição Clássica em direção ao mais abstrato e universal, demonstrando uma preferência definitiva pelas representações bidimensionais. A raridade de assinaturas em obras de arte produzidas antes do século XIII sugere que os artistas não gozavam de um elevado estatuto social. Obras de arte que promoviam uma mensagem religiosa - principalmente a necessidade de salvação e um reforço da fé - foram produzidas em grande número e, entre elas, principalmente mosaicos de parede, pinturas murais e ícones. Embora os ícones pudessem ter quase qualquer forma de material, os mais populares eram pequenos painéis de madeira pintados. Concebidos para serem transportados ou pendurados nas paredes, foram feitos usando a técnica encáustica onde pigmentos coloridos eram misturados com cera e queimados na madeira como uma incrustação. Com o objetivo de facilitar a comunicação entre o observador e o divino, as figuras únicas são tipicamente de frente cheia com uma auréola ou auréola à sua volta para realçar a sua santidade.

Mosaicos Bizantinos, melhor vistos hoje em dia na Hagia Sophia em Istambul ou na igreja de San Vitale em Ravenna, representavam figuras sagradas, imperadores e imperadores, oficiais da igreja, e cenas da vida quotidiana, especialmente na agricultura. A escultura em grande escala parece ter sido menos popular do que na antiguidade anterior, mas os sarcófagos de mármore esculpidos eram produzidos em grande número. Finalmente, o trabalho em metal, especialmente incorporando trabalho de esmalte e pedras semipreciosas em cabochon, era uma especialidade bizantina, e os artesãos produziam muitos pratos, copos, joias de todos os tipos, capas de livros (especialmente para Bíblias), e relicários (caixas para guardar relíquias sagradas) de alta qualidade e de design intrincado.

Arquitectura Bizantina

Os arquitectos Bizantinos continuaram a empregar as ordens clássicas nos seus edifícios e levaram ideias do Próximo Oriente, entre outros locais. Os projetos tornaram-se mais ecléticos do que na antiguidade, especialmente dado o hábito comum de reutilizar os materiais dos edifícios mais antigos para novas estruturas. Havia também uma ênfase definida na função sobre a forma e uma maior preocupação com os interiores e não com os exteriores dos edifícios. Continuando a construir estruturas tão quintessencialmente romanas como aquedutos arqueados, anfiteatros, hipódromos, banhos e vilas, os bizantinos acrescentariam ao repertório com as suas igrejas abobadadas, mosteiros murados, e muros de fortificação mais sofisticados.

Hagia Sophia Interior
Interior de Hagia Sophia
Mark Cartwright (CC BY-NC-SA)

Os materiais de construção preferidos eram tijolos grandes com argamassa e betão para o núcleo oculto das paredes. Os blocos de pedra Ashlar eram utilizados em edifícios públicos de maior prestígio, enquanto o mármore, utilizado com mais moderação do que nos tempos romanos anteriores, era geralmente reservado para colunas, caixilhos de portas e janelas, e outros elementos decorativos. Os telhados eram de madeira enquanto as paredes interiores eram frequentemente cobertas de gesso, estuque, placas finas de mármore, pinturas e mosaicos.

O maior, mais importante e ainda mais famoso edifício bizantino é a Hagia Sophia de Constantinopla, dedicada à santa sabedoria (Hagia Sophia) de Deus. Construída de novo em 532-537, a sua forma básica retangular mede 74,6 x 69,7 metros (245 x 229 pés) e o seu enorme teto abobadado é 55 metros acima do chão, com 31,8 metros de diâmetro. Descansando sobre quatro arcos maciços com quatro pingentes de suporte, a cúpula foi um feito arquitetônico espetacular para o período. A Hagia Sophia permaneceu a maior igreja do mundo até ao século XVI e foi uma das mais decoradas com soberbos mosaicos e pinturas murais cintilantes.

As igrejas cristãs, em geral, foram uma das maiores contribuições dos bizantinos para a arquitetura, especialmente a utilização da cúpula. O plano transversal em quadrados tornou-se o mais comum com a cúpula construída sobre quatro arcos de suporte. A base quadrada do edifício ramificou-se então em baías que poderiam ter, elas próprias, um teto de meia cúpula ou uma cúpula completa. Outra característica comum é uma abside central com duas abóbadas laterais no extremo oriental da igreja. Com o tempo, a cúpula central foi levantada cada vez mais alto sobre um tambor poligonal, que em algumas igrejas é tão alto que tem a aparência de uma torre. Muitas igrejas, especialmente basílicas, tinham ao seu lado um baptistério (geralmente octogonal), e por vezes um mausoléu para o fundador da igreja e os seus descendentes. Tais características de design bizantino continuariam a influenciar a arquitetura Cristã ortodoxa e assim são ainda hoje vistas nas igrejas de todo o mundo.

Este artigo é baseado numa versão antiga da definição. Se desejar traduzir a nova versão, não hesite em contactar-nos.

Remover publicidades
Publicidade

Perguntas e respostas

Por que era conhecido o Império Bizantino?

O Império Bizantino era conhecido por ser um estado cristão com o grego como sua língua oficial. Começou como a parte oriental do Império Romano, mas depois assumiu uma identidade própria. Em tempos, o império cobriu grande parte da Europa Oriental, o Médio Oriente, e partes do Norte de África.

Quem fundou o Império Bizantino?

O Império Bizantino foi fundado pelo imperador romano Constantino I que separou o Império Romano em partes ocidentais e orientais.

Era grego bizantino ou romano?

O Império Bizantino era simultaneamente romano e grego. Começou mais romano, mas ao longo dos séculos afastou-se ainda mais das tradições do Império Romano Ocidental. A língua oficial do império era o grego.

Sobre o tradutor

Gilda Macedo
Free lance writer and translator. I respect the knowledge and the ways that each region and country has to narrate its history. History has the characteristic of be a discipline that connects all areas of knowledge in a interrelate way.

Sobre o autor

Mark Cartwright
Mark é autor, pesquisador, historiador e editor em tempo integral. Seus principais interesses incluem arte, arquitetura e descobrir as ideias que todas as civilizações compartilham. Ele possui mestrado em Filosofia Política e é diretor editorial da WHE.

Citar este trabalho

Estilo APA

Cartwright, M. (2018, Setembro 19). Império Bizantino [Byzantine Empire]. (G. Macedo, Tradutor). World History Encyclopedia. Obtido de https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-953/imperio-bizantino/

Estilo Chicago

Cartwright, Mark. "Império Bizantino." Traduzido por Gilda Macedo. World History Encyclopedia. Última modificação Setembro 19, 2018. https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-953/imperio-bizantino/.

Estilo MLA

Cartwright, Mark. "Império Bizantino." Traduzido por Gilda Macedo. World History Encyclopedia. World History Encyclopedia, 19 Set 2018. Web. 25 Abr 2024.