Itália

Definição

Jan van der Crabben
por , traduzido por Jonas Tenfen
publicado em 28 Abril 2011
X
translations icon
Disponível noutras línguas: Inglês, francês, italiano, sérvio, espanhol, Turco
Map of the Roman Conquest of Italy (by Javierfv1212, CC BY-NC-SA)
Mapa da Conquista Romana da Itália
Javierfv1212 (CC BY-NC-SA)

A Península Italiana (ou Apennine Peninsula) é uma das três penínsulas do sul da Europa (as outras duas são a Península Ibérica e a Península Balcânica), abrangendo 1.000 quilômetros desde o vale do rio Pó, no norte, até o centro do mar Mediterrâneo, ao sul. A Península faz fronteira com o mar Tirreno, no oeste, e com o mar Jônico, no leste. A parte interior da Apennine Peninsula consiste mas Montanhas Apeninas, de onde surge o nome da península; a parte norte é mais plana e as costas são delineadas com penhascos.

Escavações pelo território da Itália revelam a presença humana antes mesmo do período paleolítico, cerca de 200.000 anos atrás. Nos séculos 8º e 7º a.C., colônias gregas foram estabelecidas ao longo da costa da Sicília e no sul da Península Italiana. Consequentemente, romanos se referiam a esta área como Magna Grécia, uma vez que era densamente povoada por gregos.

Remover publicidades
Advertisement

A Roma Antiga foi a primeira comunidade de pequenos agricultores na Península, fundada c. 8° a.C.; comunidade esta que cresceu ao longo de séculos até o colossal Império abrangendo todo o Mar Mediterrâneo, onde as culturas da Grécia Antiga e de Roma se fundiram em uma civilização. Esta civilização foi tão influente que partes dela sobrevivem na lei, administração, artes e filosofia modernas, formando a base na qual a civilização ocidental foi construída. Em doze séculos de existência, este Império se transformou de monarquia a república e, finalmente, em autocracia. Em franco declínio deste o século 2°, o Império, por fim, foi dividido em duas partes em 285 a.C.: o Império Romano do Ocidente e o Império Bizantino, no oriente. A parte ocidental, sob pressão dos godos, foi por fim dissolvida, deixando a Península Italiana dividida em pequenos reinos independentes e cidades-estado feudais pelos próximos 14 séculos, e deixando a parte oriental como única herdeira do legado romano.

Remover publicidades
Publicidade

Sobre o tradutor

Jonas Tenfen
Jonas é professor de ensino médio no Brasil. Ele dedica sua vida profissional à gramática e à literatura, e ele também trabalha como tradutor e redator.

Sobre o autor

Jan van der Crabben
Jan é o fundador e CEO da World History Encyclopedia, liderando esta organização sem fins lucrativos para melhor cumprir a missão de envolver pessoas com patrimônio cultural e melhorar a educação histórica em todo o mundo. Possui um MA em War Studies pelo King's College.

Citar este trabalho

Estilo APA

Crabben, J. v. d. (2011, Abril 28). Itália [Italy]. (J. Tenfen, Tradutor). World History Encyclopedia. Obtido de https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-207/italia/

Estilo Chicago

Crabben, Jan van der. "Itália." Traduzido por Jonas Tenfen. World History Encyclopedia. Última modificação Abril 28, 2011. https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-207/italia/.

Estilo MLA

Crabben, Jan van der. "Itália." Traduzido por Jonas Tenfen. World History Encyclopedia. World History Encyclopedia, 28 Abr 2011. Web. 25 Abr 2024.