Báctria

Definição

Jan van der Crabben
por , traduzido por Jonas Tenfen
publicado em 28 Abril 2011
X
translations icon
Disponível noutras línguas: Inglês, Árabe, Chinês, Malaio, sérvio, espanhol, Turco
Map of the Greco-Bactrian Kingdom (by PHGCOM, CC BY-SA)
Mapa do Reino Grego-Bactriano
PHGCOM (CC BY-SA)

Báctria foi uma província do Império Persa, localizada onde hoje se encontram o Afeganistão, Uzbequistão e Tajiquistão.

Depois da derrota de Dário III da Pérsia, Báctria continuou a oferecer resistência contra Alexandre, o Grande, liderada por Besso, que havia proclamado a si mesmo como sucessor de Dario III. Alexandre conquistou a região com grande dificuldade entre os anos de 329-327 a.C., em grande medida com o apoio de forças auxiliares locais. Durante sua estada na região, Alexandre se casou com uma bactriana, Roxana, para auxiliar em seus esforços de controle da região.

Remover publicidades
Advertisement

Após a morte de Alexandre, Báctria fez parte do Império Selêucida. As muitas dificuldades que os reis selêucidas tiveram que enfrentar e os frequentes ataques de Ptolomeu II do Egito deram a Diodoto, sátrapa de Báctria, a oportunidade de declarar independência (por volta de 255 a.C.) e conquistar a região de Soguediana, fundando o Reino Indo-Grego.

Remover publicidades
Publicidade

Sobre o tradutor

Jonas Tenfen
Jonas é professor de ensino médio no Brasil. Ele dedica sua vida profissional à gramática e à literatura, e ele também trabalha como tradutor e redator.

Sobre o autor

Jan van der Crabben
Jan é o fundador e CEO da World History Encyclopedia, liderando esta organização sem fins lucrativos para melhor cumprir a missão de envolver pessoas com patrimônio cultural e melhorar a educação histórica em todo o mundo. Possui um MA em War Studies pelo King's College.

Citar este trabalho

Estilo APA

Crabben, J. v. d. (2011, Abril 28). Báctria [Bactria]. (J. Tenfen, Tradutor). World History Encyclopedia. Obtido de https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-291/bactria/

Estilo Chicago

Crabben, Jan van der. "Báctria." Traduzido por Jonas Tenfen. World History Encyclopedia. Última modificação Abril 28, 2011. https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-291/bactria/.

Estilo MLA

Crabben, Jan van der. "Báctria." Traduzido por Jonas Tenfen. World History Encyclopedia. World History Encyclopedia, 28 Abr 2011. Web. 24 Abr 2024.