Guerra da Quarta Coalizão

Definição

Harrison W. Mark
por , traduzido por Gabriel Morais Pontes
publicado em 28 Julho 2023
X
translations icon
Disponível noutras línguas: Inglês, francês, espanhol
Napoleon Entering Berlin, 27 October 1806 (by Charles Meynier, Public Domain)
Napoleão adentrando Berlim, 27 de outubro de 1806
Charles Meynier (Public Domain)

A Guerra da Quarta Coligação (outubro de 1806 a junho de 1807) foi um conflito importante durante as Guerras Napoleônicas (1803-1815). A Quarta Coligação era constituída pela Rússia, Prússia, Saxônia, Suécia e Reino Unido, contra o Primeiro Império Francês, a Confederação do Reno, os rebeldes polacos e a Espanha. A guerra resultou numa vitória francesa, solidificada pelos Tratados de Tilsit.

Embora a maioria dos historiadores considere que o conflito napoleônico anterior, a Guerra da Terceira Coligação, tenha terminado em julho de 1806, não houve paz geral entre a terceira e a quarta guerras da coligação; a Rússia, a Suécia e o Reino Unido permaneceram em guerra com a França durante todo esse tempo. O nascimento da Quarta Coligação é, por isso, frequentemente assinalado pela entrada da Prússia na guerra. Apesar de a Prússia ter se mantido neutra durante os onze anos de guerra anteriores, a preocupação com a hegemonia crescente da França na Europa Central levou o rei Frederico Guilherme III da Prússia (r. 1797-1840) a declarar guerra ao imperador francês Napoleão I (r.1804-1814; 1815) em 9 de outubro de 1806. Mas os prussianos estavam muito mal preparados e foram derrotados pelo Grande Exército francês na dupla batalha de Jena-Auerstedt (14 de outubro). Berlim caiu nas mãos dos franceses duas semanas mais tarde.

Remover publicidades
Advertisement

Após a derrota da Prússia, a Saxônia mudou de lado e aderiu à Confederação do Reno, uma liga de Estados alemães sob a proteção de Napoleão. Em dezembro de 1806, a Grande Armée atravessou o rio Vístula e enfrentou o exército russo numa campanha amarga que culminou na inconclusiva Batalha de Eylau (7-8 de fevereiro de 1807). Sem grande vantagem para nenhum dos lados, os exércitos francês e russo retiraram-se para os quartéis de inverno, para voltarem a defrontar-se quatro meses mais tarde, na Batalha de Friedland (14 de junho de 1807). Desta vez, os russos foram decisivamente derrotados. Em 25 de junho, Napoleão reuniu-se com o Czar Alexandre I da Rússia (r. 1801-1825) numa jangada no meio do rio Niemen; os Tratados de Tilsit daí resultantes puseram fim à Guerra da Quarta Coligação, resultando numa aliança franco-russa e na redução da Prússia a uma potência de segunda categoria. O fim da guerra viu Napoleão no auge do seu poder, dominando a maior parte da Europa Ocidental e Central.

Contexto

Em 2 de dezembro de 1805, a Grande Armée de Napoleão destruiu uma força austro-russa na Batalha de Austerlitz. Enquanto o exército russo, destroçado, voltava mancando para a Hungria, a Áustria pediu a paz e saiu da guerra em 26 de dezembro, depois de ceder um território significativo aos aliados de Napoleão. Em março seguinte, os franceses expulsaram a Casa de Bourbon do trono de Nápoles, que foi entregue ao irmão de Napoleão, José Bonaparte. Embora a Grã-Bretanha, a Rússia e a Suécia tenham lutado, a Terceira Coalizão estava morta, e o triunfante Napoleão foi deixado para redesenhar o mapa da Europa. Em julho de 1806, ele estabeleceu a Confederação do Reno, uma liga de estados alemães sob proteção francesa que incluía Bavária, Württemberg, Baden e vários outros. Como esses estados foram obrigados a deixar o Sacro Império Romano-Germânico, isso resultou diretamente na dissolução do império, alterando drasticamente o equilíbrio de poder na Europa Central.

Remover publicidades
Advertisement
QUALQUER A CONFIANÇA QUE OS PRUSSIANOS TINHAM EM NAPOLEÃO FOI DESTRUÍDA QUANDO O IMPERADOR FRANCÊS SE OFERECEU PARA CEDER HANÔVER À GRÃ-BRETANHA.

Isso perturbou o Reino da Prússia, cujo domínio sobre o norte da Alemanha estava sendo desafiado. Desde 1795, a Prússia havia conseguido manter-se neutra nas guerras revolucionárias francesas e napoleônicas, embora essa postura tenha se tornado cada vez mais difícil à medida que a influência francesa se espalhava pela Alemanha. No início da Guerra da Terceira Coalizão, a França persuadiu a Prússia a manter sua neutralidade oferecendo-lhe Hanôver. No entanto, vários ministros prussianos reconheceram o perigo que a França representava para os interesses prussianos, e um partido de guerra logo se formou em Berlim, centrado na rainha consorte Luísa da Prússia (l. 1776-1810). No início de outubro de 1805, o grupo de guerra da rainha Luísa ganhou força quando soldados franceses atravessaram o território prussiano de Ansbach sem permissão para atacar a Áustria; essa flagrante violação da soberania da Prússia enfureceu as autoridades prussianas. Por insistência de sua esposa, o rei Frederico Guilherme III começou a mobilizar seus exércitos. O rei prussiano concordou em mediar as negociações de paz entre a França e as potências da Coalizão e prometeu secretamente entrar na guerra contra Napoleão se essas negociações fracassassem. No entanto, antes que os prussianos pudessem terminar de se mobilizar, Napoleão triunfou em Austerlitz e a Terceira Coalizão foi desfeita logo em seguida.

Napoleão tentou amenizar as preocupações prussianas em relação à sua nova Confederação do Reno, dando sua bênção para a criação de uma Confederação da Alemanha do Norte, dominada pela Prússia, como contrapeso. Mas toda a confiança que os prussianos tinham em Napoleão foi destruída quando o imperador francês se ofereceu para ceder Hanôver ao rei George III da Grã-Bretanha, ignorando totalmente o acordo de neutralidade que havia feito anteriormente com a Prússia. As tensões pioraram em agosto de 1806, quando Napoleão ordenou a prisão e a execução sumária de Johann Philipp Palm, um nacionalista alemão e livreiro que publicou panfletos antinapoleônicos que denunciavam a ocupação francesa das terras alemãs. A execução de Palm provocou indignação em todo o mundo de língua alemã. Em Berlim, oficiais prussianos chegaram ao ponto de afiar seus sabres de forma provocativa nos degraus da Embaixada da França.

Remover publicidades
Advertisement

Prussian Officers Sharpen Their Swords on the Steps of the French Embassy in Berlin, 1806
Oficiais prussianos afiam suas espadas nos degraus da embaixada francesa em Berlim, 1806
Felician Myrbach (Public Domain)

Frederico Guilherme não podia mais ignorar o clamor pela guerra. Em agosto de 1806, ele mais uma vez começou a mobilizar seu exército. Napoleão previu a declaração de guerra e começou a concentrar suas tropas ao longo da fronteira sul da Saxônia. Em 1º de outubro de 1806, a Prússia emitiu um ultimato, exigindo a retirada de todas as tropas francesas do outro lado do Reno e o reconhecimento de uma Confederação da Alemanha do Norte sob controle prussiano. Quando Napoleão não respondeu, Frederico Guilherme declarou formalmente guerra em 9 de outubro, acompanhado por seu aliado, o eleitorado da Saxônia. Juntamente com a Rússia, a Suécia e a Grã-Bretanha, essas nações formaram a Quarta Coalizão.

Campanha prussiana

Em 8 de outubro de 1806, um dia antes da declaração oficial de guerra, o Grande Armée de Napoleão atravessou a Saxônia. Guiado pela Reserva de Cavalaria sob o comando do Marechal Joachim Murat, o exército francês se moveu em uma formação maciça de bataillon carré (batalhão quadrado), avançando em três colunas paralelas. Com 160.000 soldados e 32.000 tropas de cavalaria, o Grande Armée de 1806 foi talvez a "força mais integrada e mais bem treinada que Napoleão já comandou", seus soldados eram veteranos endurecidos que haviam sido temperados nos campos de batalha de Ulm e Austerlitz (Chandler, 454). Os soldados prussianos, por outro lado, eram em grande parte inexperientes, e até mesmo os comandantes não participavam de uma batalha há mais de uma década. Enquanto a Grande Armée francesa era a força de combate mais moderna e eficiente da Europa, o exército prussiano não era atualizado desde os dias de Frederico, o Grande.

A primeira grande ação da campanha ocorreu em 10 de outubro, quando a V Corps do marechal francês Jean Lannes, liderando a coluna francesa mais à esquerda, aproximou-se da cidade de Saalfeld. Lá, eles encontraram a guarda avançada prussiana sob o comando do príncipe Louis Ferdinand, sobrinho do rei prussiano. Embora estivesse em menor número, o príncipe decidiu manter sua posição e abriu fogo contra as tropas francesas quando elas saíram da floresta. Após horas de luta desesperada, os franceses levaram a melhor e o príncipe Louis Ferdinand foi morto quando liderava uma investida contra o centro francês. Com a perda de 1.700 homens, a guarda avançada prussiana fugiu de volta para o outro lado do rio Saale, e a derrota foi um grande golpe para o moral prussiano. O comandante-chefe prussiano, Charles William Ferdinand, duque de Brunswick (1735-1806), realizou um conselho de guerra, no qual foi decidido que o exército principal de Brunswick, com 65.000 homens, faria uma retirada para nordeste em direção a Leipzig. Sua retirada seria coberta por uma retaguarda sob o comando do príncipe Hohenlohe, posicionada perto da cidade de Jena.

Remover publicidades
Advertisement

Napoleão, por sua vez, supôs corretamente que a concentração das forças prussianas na área de Erfurt-Weimar precipitou um movimento para o nordeste. No entanto, ele acreditava erroneamente que era a força principal de Brunswick que estava acampada em Jena, e não apenas a retaguarda prussiana. Em 13 de outubro, Napoleão ordenou que seu exército principal preparasse um ataque a Jena. Ele ordenou que dois corpos, sob o comando dos marechais Louis-Nicolas Davout e Jean Bernadotte, marchassem para o norte para atacar a retaguarda inimiga. A batalha foi travada em Jena na manhã seguinte. Os 38.000 prussianos de Hohenlohe lutaram ferozmente, mas não conseguiram resistir aos 96.000 soldados franceses; às 14h30, todo o exército de Hohenlohe estava em fuga. Durante horas, os prussianos em fuga foram implacavelmente perseguidos e abatidos pela cavalaria de Murat.

Marshal Murat Leads a Cavalry Charge at Jena
Marshal Murat lidera o avanço de cavalaria em Jena
Henri Chartier (Public Domain)

Enquanto isso, perto de Auerstedt, o III Corpo do Marechal Davout, com 15.000 homens, encontrou o exército principal de Brunswick. Embora estivesse irremediavelmente em desvantagem numérica, Davout manteve sua posição; apesar de perder um quarto de sua força, seu III Corpo resistiu a vários ataques prussianos. Em pouco tempo, o duque de Brunswick foi mortalmente ferido e a maioria dos outros comandantes prussianos de alto escalão foi ferida ou capturada. Percebendo que o inimigo estava confuso e desmoralizado, Davout ordenou uma contraofensiva, que conseguiu romper a linha prussiana. As batalhas gêmeas de Jena e Auerstedt conseguiram quebrar a vontade de lutar da Prússia; nos dias seguintes, as tropas francesas se espalharam pela Prússia, capturando fortalezas importantes, muitas vezes sem precisar disparar um tiro. Em 25 de outubro, os franceses ocuparam Berlim, com o III Corpo de Davout tendo a honra de entrar primeiro.

Com a queda de Berlim, a Prússia foi efetivamente eliminada da guerra; em apenas 19 dias, os prussianos perderam 65.000 baixas e 150.000 prisioneiros, em comparação com apenas 15.000 baixas francesas. Ao entrar em Berlim um dia depois de Davout, Napoleão aparentemente visitou o túmulo de Frederico, o Grande, comentando com seus marechais: "Se esse homem estivesse vivo, eu não estaria aqui agora" (Roberts, 423). Enquanto os franceses continuavam a eliminar a resistência prussiana, os marechais Bernadotte, Soult e Murat perseguiram um corpo prussiano sob o comando de Gebhard von Blücher até Lübeck na chamada "perseguição dos três marechais". Blücher capitulou em 7 de novembro, quando a cidade de Lübeck foi vítima de pilhagem. O marechal Bernadotte fez o possível para limitar os excessos da pilhagem e até permitiu que um destacamento rendido de 1.600 soldados suecos voltasse para casa. Os suecos não esqueceriam a clemência demonstrada por Bernadotte, que se tornou um fator importante na decisão posterior de elegê-lo seu príncipe herdeiro.

Remover publicidades
Advertisement

Campanha polonesa

NAPOLEÃO EMITIU O DECRETO DE BERLIM, QUE INSTITUIU O SISTEMA CONTINENTAL, UM EMBARGO EM LARGA ESCALA DE PRODUTOS BRITÂNICOS EM TODOS OS TERRITÓRIOS FRANCESES.

Recusando a rendição, o rei Frederico Guilherme e sua corte fugiram para a segurança de Königsberg, na Prússia Oriental (atual Kaliningrado, Rússia), para se conectar com o exército russo que se aproximava. Antes de deixar a Alemanha para prosseguir, Napoleão emitiu o Decreto de Berlim em 21 de novembro de 1806; esse decreto instituiu um embargo em larga escala de produtos britânicos em todos os territórios que eram administrados ou aliados ao Império Francês. Esse embargo logo seria conhecido como o Sistema Continental. Em 11 de dezembro, Napoleão chegou a um acordo com o eleitorado da Saxônia, pelo qual a Saxônia deixou a Quarta Coalizão e se juntou à Confederação do Reno de Napoleão e, em troca, foi elevada à categoria de reino.

Napoleão partiu, então, para a Polônia ocupada pela Prússia, que já estava em meio a uma revolta popular, provocada por tumultos contra o recrutamento. Ao entrar em Varsóvia em 19 de dezembro, Napoleão foi recebido com alarde pela população polonesa local, que o saudou como um libertador. Os poloneses haviam sido privados de sua nacionalidade pelas três partições da Polônia (em 1772, 1793 e 1795), que dividiram as terras polonesas entre Prússia, Rússia e Áustria. Agora, os poloneses viam Napoleão como o homem que os ajudaria a reconquistar sua liberdade. Embora tenha tido o cuidado de não fazer promessas explícitas, Napoleão gostou de seu papel de libertador da Polônia e viu o valor de um Estado cliente francês na porta da Rússia. Ele reorganizou seis departamentos poloneses em uma entidade política semiautônoma, supervisionada por um conselho de sete nobres poloneses. Essa entidade política logo se tornaria o Grão-Ducado de Varsóvia, governado pelo novo aliado de Napoleão, o rei Frederico Augusto da Saxônia.

Em seguida, Napoleão voltou sua atenção para o exército russo sob o comando do conde Mikhail Kamensky, que havia se retirado para Pułtusk, ao norte de Varsóvia. Com o objetivo de derrotar o exército de Kamensky antes de avançar para capturar a capital prussiana temporária de Königsberg, Napoleão ordenou que a Grande Armée atravessasse o rio Vístula. Os combates começaram em 23 de dezembro, quando o Corpo de Davout lançou um ataque noturno bem-sucedido contra 15.000 russos que estavam guardando uma passagem sobre o rio Wkra em Czarnowo.Davout tomou a travessia pelo preço de 1.400 baixas de cada lado. Em 26 de dezembro, franceses e russos se enfrentaram nas batalhas de Pułtusk e Gołymin; apesar das pesadas baixas, nenhuma das batalhas foi decisiva. Com o rápido início do inverno, os dois exércitos se instalaram em seus quartéis de inverno. Tendo incorrido na ira do czar com sua inatividade, Kamensky foi pressionado a renunciar; ele foi substituído como comandante-chefe pelo conde Levin August von Bennigsen, nascido na Alemanha.

Levin August von Bennigsen
Levin August von Bennigsen
George Dawe (Public Domain)

Enquanto isso, Napoleão retornou a Varsóvia e seus homens passaram o inverno ao longo do Vístula.No início de janeiro de 1807, os suprimentos estavam ficando perigosamente baixos, o que levou o marechal francês Michel Ney a atacar o norte, na esperança de tomar um depósito de suprimentos. Mas Ney encontraria mais do que apenas provisões quando se deparou com todo o exército russo; Bennigsen havia ordenado uma marcha secreta para o oeste, esperando lançar um ataque surpresa contra Napoleão. Ney informou Napoleão, que retirou seu exército dos alojamentos de inverno. Após uma série de manobras, os exércitos francês e russo se encontraram na cidade de Preussich-Eylau em 7 e 8 de fevereiro de 1807. Os estudiosos ainda não sabem ao certo se Napoleão pretendia lutar em Eylau. Um oficial francês, o Barão Marbot, afirma que as tropas francesas haviam entrado em Eylau para buscar abrigo para a noite quando encontraram uma patrulha russa. Uma leve escaramuça logo se transformou em uma batalha total, à medida que os dois exércitos enviavam mais soldados para a cidade. Ao cair da noite, a própria Eylau permaneceu nas mãos dos franceses, enquanto os russos se aproximavam das colinas do leste.

A batalha foi retomada na manhã seguinte, em meio a uma forte tempestade de neve. Depois de um duelo de artilharia, Napoleão enviou os marechais Soult e Augereau para imobilizar o exército russo, na esperança de ganhar tempo para que outras unidades chegassem ao campo de batalha. No entanto, os dois corpos franceses foram duramente atacados e forçados a voltar para Eylau, onde foram perseguidos pelas tropas russas; os combates rua a rua que se seguiram quase levaram à captura de Napoleão. O dia foi recuperado quando o Marechal Murat liderou um ataque maciço da cavalaria com 11.000 homens que destruiu o centro russo e deu a Napoleão tempo para reformar seu exército. Com a chegada de mais corpos franceses naquela noite, Bennigsen decidiu reduzir suas perdas e se retirar. Embora Napoleão tenha reivindicado a vitória, Eylau foi, na verdade, um impasse sangrento. Depois de Eylau, os dois exércitos se retiraram para os alojamentos de inverno.

Battle of Eylau
Batalha de Eylau
Antoine-Jean Gros (Public Domain)

Friedland & Tilsit

Eylau deixou os franceses gravemente desmoralizados, já que foi a primeira vez que a Grande Armée experimentou algo menos que uma vitória completa. Napoleão tentou levantar o ânimo dos franceses obtendo alimentos e calçados de seus aliados próximos, mas sabia que precisava dar a eles uma vitória decisiva na primavera. Ele convocou a classe de recrutas franceses de 1808 com um ano de antecedência e pediu reforços aos seus aliados; 6.000 poloneses, 10.000 bávaros e 15.000 espanhóis foram enviados para reforçar a Grande Armée. Em 24 de maio, Napoleão recebeu boas notícias quando soube que a cidade prussiana de Danzig (Gdańsk) havia caído nas mãos do marechal francês François-Joseph Lefebvre após um longo cerco. A campanha polonesa de Napoleão foi retomada alguns dias depois e, em 10 de junho, ele atacou, sem sucesso, as posições russas na Batalha de Heilsberg.

Em 13 de junho, as tropas francesas sob o comando do Marechal Lannes avistaram o exército de Bennigsen concentrado na cidade de Friedland, onde estava se preparando para cruzar o rio Alle. Em um exemplo da eficácia do sistema de corpos, o V Corpo de Lannes manteve os russos no lugar durante toda a manhã do dia 14, ganhando tempo para que Napoleão levasse o restante de seu exército para o campo de batalha. Ao meio-dia, Napoleão tinha mais de 80.000 homens contra 60.000 de Bennigsen. Percebendo que os russos estavam posicionados de forma desajeitada diante do Alle, Napoleão ordenou um ataque à ala esquerda inimiga que forçou os russos a entrarem no rio. Os russos sofreram pesadas perdas e foram salvos da completa obliteração pela feliz descoberta de um vau no Alle. Bennigsen fugiu para o rio Niemen, onde pediu um armistício.

Napoleon at Friedland
Napoleão em Friedland
Edouard Bernard Debat-Ponsan (Public Domain)

Em 25 de junho de 1807, Napoleão se reuniu com o czar Alexandre I da Rússia em uma balsa no meio do Niemen. Os dois imperadores se deram bem e discutiram termos não apenas para a paz, mas para uma aliança franco-russa. Esse acordo foi formalizado com o primeiro tratado de Tilsit, em 7 de julho; a Rússia fez uma aliança com a França e se comprometeu a aderir ao Sistema Continental. Em troca, Napoleão deu sua bênção para a invasão russa e a ocupação da Finlândia, então detida pela Suécia. Isso efetivamente dividiu a Europa continental em esferas de influência francesa e russa. O segundo tratado de Tilsit, assinado com a Prússia em 9 de julho, foi significativamente mais severo. A Prússia perdeu quase metade de seu território anterior à guerra, foi forçada a limitar seu exército a apenas 42.000 soldados e teve que pagar uma pesada indenização de guerra. Dos territórios alemães rendidos da Prússia, Napoleão estabeleceu um novo estado cliente, o Reino da Vestfália, cujo trono ele deu a seu irmão mais novo, Jérôme. As terras polonesas da Prússia foram adicionadas ao Ducado de Varsóvia.

Assim, os Tratados de Tilsit encerraram a Guerra da Quarta Coalizão. Tendo ampliado seu controle sobre a maior parte da Europa Ocidental e Central, Napoleão estava indiscutivelmente no auge de seu poder, enquanto a Prússia havia sido reduzida a uma potência de segunda categoria e a Rússia havia sido forçada a uma aliança desfavorável. A paz garantida em Tilsit não duraria muito; a invasão de Portugal por Napoleão no final daquele ano daria início à sangrenta Guerra Peninsular (1807-1814), e a Áustria aproveitaria a chance de atacar na Guerra da Quinta Coalizão (1809).

Remover publicidades
Publicidade

Perguntas e respostas

O que foi a Guerra da Quarta Coalizão?

A Guerra da Quarta Coalizão foi um conflito das Guerras Napoleônicas que durou entre outubro de 1806 e junho de 1807. Nela Napoleão derrotou os exércitos da Prússia e da Rússia, estendendo seu controle sobre a Europa Central.

Onde ocorreu a Guerra da Quarta Coalizão?

A Guerra da Quarta Coalizão foi travada principalmente no norte da Alemanha, na Polônia e no território russo moderno em torno de Kaliningrado (que era então parte da Prússia).

Quem ganhou a Guerra da Quarta Coalizão?

A Guerra da Quarta Coalizão resultou na vitória do imperador Napoleão I e do Primeiro Império Francês.

Quem tomou parte na Quarta Coalizão?

A Quarta Coalizão consistia na Rússia, Prússia, Saxônia, Suécia e Reino Unido (embora a Saxônia tenha trocado de lado e se juntado a Napoleão no meio da guerra).

Sobre o tradutor

Gabriel Morais Pontes
Olá! Meu nome é Gabriel, sou escritor, tradutor e jornalista, com um amor especial pela história, que me levou a contribuir como posso para este projeto maravilhoso chamado WHE.

Sobre o autor

Harrison W. Mark
Harrison Mark é graduado pela SUNY Oswego, onde estudou história e ciência política.

Citar este trabalho

Estilo APA

Mark, H. W. (2023, Julho 28). Guerra da Quarta Coalizão [War of the Fourth Coalition]. (G. M. Pontes, Tradutor). World History Encyclopedia. Obtido de https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-22066/guerra-da-quarta-coalizao/

Estilo Chicago

Mark, Harrison W.. "Guerra da Quarta Coalizão." Traduzido por Gabriel Morais Pontes. World History Encyclopedia. Última modificação Julho 28, 2023. https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-22066/guerra-da-quarta-coalizao/.

Estilo MLA

Mark, Harrison W.. "Guerra da Quarta Coalizão." Traduzido por Gabriel Morais Pontes. World History Encyclopedia. World History Encyclopedia, 28 Jul 2023. Web. 27 Abr 2024.