Xochipilli

Definição

Mark Cartwright
por , traduzido por Ricardo Albuquerque
publicado em 06 Setembro 2013
X
translations icon
Disponível noutras línguas: Inglês, francês, espanhol, Turco
Xochipilli (by Dennis Jarvis, CC BY-SA)
Xochipilli
Dennis Jarvis (CC BY-SA)

Xochipilli ou o "Príncipe das Flores" era o deus mesoamericano do verão, flores, prazer, amor, dança, pintura, banquetes, criatividade e almas. É uma manifestação benevolente de Piltzintecuhtli, o jovem deus do sol que por sua vez era uma manifestação de Tonatiuh, divindade solar suprema da Mesoamérica. Estreitamente associado ao deus do milho, Centeotl, por vezes era referido como o "Príncipe da Flor de Milho" ou Centeotl-Xochipilli, o sétimo Senhor do Dia. Para os astecas, ele poderia aparecer como Ahuiateotl, o deus da voluptuosidade, e também se associava com borboletas, poesia e o décimo primeiro dos 20 dias astecas: Ozomatli (Macaco). Estava incluído entre os Ahuiateteo, divindades dos excessos, e entre os Zapotecas chamava-se Quiabelagayo. Em geral, portanto, tratava-se de um deus juvenil, amante do prazer despreocupado, talvez com um toque alegremente travesso.

Suas origens podem estar no antigo deus mesoamericano venerado em Teotihuacan durante o Período Pré-Clássico e conhecido simplesmente como o Deus Gordo. Na mitologia asteca Xochipilli tem dois irmãos: Ixtliton (deus da saúde, medicina e da dança) e Macuilxochitl (deus dos jogos). Como um grupo, este trio boa-praça representava saúde, prazer e felicidade. A divindade também possuía uma irmã (ou contraparte feminina), Xochiquetzal.

Adorado principalmente em Xochimilco, ele recebia milho e pulque como oferendas mais comuns.

Adorado principalmente em Xochimilco, ele recebia o milho como oferenda mais comum durante seus festivais, realizados no início da estação agrícola e durante Tecuilhuitontli (o oitavo mês asteca); bebia-se bastante pulque (bebida alcoólica feita de agave). Estátuas do deus também eram frequentemente adornadas com flores e borboletas.

Remover publicidades
Advertisement

Talvez a mais famosa representação desta divindade seja uma estátua do Período Pós-Clássico Tardio (1450-1500), uma obra-prima da arte asteca, que atualmente pode ser vista no Museu Nacional de Antropologia da Cidade do México. A estátua tem 1,2 metro de altura e mostra Xochipilli sentado na plataforma de um templo (ou talvez num tambor), decorada com borboletas, flores e grupos de quatro pontos representando o Sol. Xochipilli veste uma máscara e está coberto de flores de plantas psicotrópicas, cogumelos alucinógenos e peles de animais. Com as pernas cruzadas e despreocupado, o deus é retratado cantando e tocando seus chocalhos com alegria, num símbolo vibrante de todas as boas coisas da vida.

Remover publicidades
Publicidade

Bibliografia

A World History Encyclopedia é um associado da Amazon e recebe uma comissão sobre as compras de livros elegíveis.

Sobre o tradutor

Ricardo Albuquerque
Ricardo é um jornalista brasileiro que vive no Rio de Janeiro. Seus principais interesses são a República Romana e os povos da Mesoamérica, entre outros temas.

Sobre o autor

Mark Cartwright
Mark é autor, pesquisador, historiador e editor em tempo integral. Seus principais interesses incluem arte, arquitetura e descobrir as ideias que todas as civilizações compartilham. Ele possui mestrado em Filosofia Política e é diretor editorial da WHE.

Citar este trabalho

Estilo APA

Cartwright, M. (2013, Setembro 06). Xochipilli [Xochipilli]. (R. Albuquerque, Tradutor). World History Encyclopedia. Obtido de https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-12130/xochipilli/

Estilo Chicago

Cartwright, Mark. "Xochipilli." Traduzido por Ricardo Albuquerque. World History Encyclopedia. Última modificação Setembro 06, 2013. https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-12130/xochipilli/.

Estilo MLA

Cartwright, Mark. "Xochipilli." Traduzido por Ricardo Albuquerque. World History Encyclopedia. World History Encyclopedia, 06 Set 2013. Web. 27 Abr 2024.