Tatuagem maori tradicional da Nova Zelândia

Artigo

Kim Martins
por , traduzido por Sofia Boff
publicado em 06 Junho 2019
X
translations icon
Disponível noutras línguas: Inglês, francês

Te Papa Tongawera (ou simplesmente Te Papa) é o inovador museu nacional da Nova Zelândia situado perto da costa do belo porto de Wellington. Te Papa Tongawera significa “recipiente de tesouros” em Te Reo Maori , que é a língua indígena de Aotearoa (Nova Zelândia). É um nome apropriado porque no Te Papa você encontrará 2,4 milhões de tesouros que contam as histórias e a história colorida da Nova Zelândia e de seus povos. Como Te Papa também abriga a coleção de arte nacional entre seus taonga (ou tesouros), você encontrará obras de arte magníficas de meados do século XIX, mostrando a arte da tatuagem indígena.

Maori Woman with Chin Moko
Mulher Maori com Chin Moko
Google Art Project (Public Domain)

Te Papa começou a vida como o Museu Colonial em 1865. Liderado por Sir James Hector, um geólogo e explorador escocês, o Museu Colonial apresentava curiosidades etnográficas, bem como itens da antiguidade. O foco do museu se ampliou quando foi renomeado como Dominion Museum e dividiu o espaço com a National Art Gallery. O atual edifício histórico Te Papa foi inaugurado em 1988.

Remover publicidades
Advertisement

Alguns fatos sobre Te Papa

Uma visita só para ver o prédio já vale a pena, pois é uma façanha arquitetônica e de engenharia, rica em simbolismo.

National Museum of New Zealand: Te Papa Tongarewa
Museu Nacional da Nova Zelândia: Te Papa Tongarewa
Partyzane (CC BY)

  • pesa 64.000 toneladas.
  • tem aço de reforço suficiente para se estender de Wellington a Sydney, Austrália (2.224 km ou 1.382 milhas).
  • a face norte ou maori tem vista para o porto e as paredes em forma de penhasco simbolizam o mar, as colinas e o céu.
  • a face Sul ou Pakeha (europeia) tem padrões em forma de grade que refletem os padrões do povoamento europeu.
  • a cunha central entre as faces norte e sul une maori e pakeha e é aqui que você encontrará a exposição Tratado de Waitangi . O tratado é o documento fundador da Nova Zelândia (1840) feito entre a Coroa Britânica e 540 rangatiras Maori (chefes). Ele rege a relação entre o tangata whenua (povos indígenas) e Pakeha.

A Nova Zelândia é conhecida como as ilhas instáveis ​​devido à atividade sísmica frequente e muitas vezes forte. Possivelmente, a coisa mais reconfortante a saber sobre Te Papa, uma vez que fica perto de uma grande linha de falha, é que, caso ocorra um terremoto em 2.000 anos (conhecido como The Big One), o prédio, suas coleções e as pessoas dentro devem esteja a salvo. Isso ocorre porque o Te Papa foi construído sobre 152 isoladores de base flexível que ficam entre o edifício e sua laje de concreto.

Remover publicidades
Advertisement
A NOVA ZELÂNDIA É CONHECIDA COMO 'A TERRA DA LONGA NUVEM BRANCA'.

Migração da Polinésia

Aotearoa é talvez mais conhecida por sua distinta arte de tatuagem indígena que foi introduzida por colonos polinésios que chegaram de canoa em várias ondas entre 1250 e 1300. Te Papa tem muitas exposições, pinturas e trabalhos fotográficos que preservam e curam a importância histórica e cultural da prática da tatuagem maori.

A mitologia maori nos conta que o primeiro explorador a chegar à Nova Zelândia há cerca de 1.000 anos foi Kupe , cuja pátria ancestral era Hawaiki , na Polinésia. Ele navegou pelo Pacífico em sua waka hourua (ou canoa de viagem), guiado pelo brilho das estrelas e pela força das correntes oceânicas. Kupe pousou no porto de Hokianga, na Ilha do Norte.

Remover publicidades
Advertisement

Polynesian Migration Map
Mapa da Migração da Polinésia
David Eccles (CC BY)

Você não encontrará Hawaiki no mapa, mas o que sabemos é que a pátria ancestral dos polinésios era provavelmente Taiwan, que eles deixaram entre 3.000 e 1.000 a.C. Coletivamente conhecidos como os Lapitas , eles eventualmente se estabeleceram na área geográfica chamada triângulo polinésio que engloba a Nova Zelândia, o Havaí e a Ilha de Páscoa como seus cantos. Este triângulo inclui mais de 1.000 ilhas. Os descendentes dos Lapitas se estabeleceram na Nova Zelândia por volta de 900 e em outras partes da Oceania, como as Marquesas em 100 d.C. e o Taiti em 600.

Os polinésios não tinham forma de linguagem escrita, então a tatuagem era usada para expressar individualidade, genealogia, história de vida, conquistas, status social e posição. Ta moko é a forma tradicional maori de uma tradição de tatuagem que remonta a milhares de anos e ainda é um componente extremamente visível da cultura contemporânea da Nova Zelândia. Ta moko está relacionado com o tatu da Polinésia Oriental e o tatau de Samoa (resolvido por volta de 200 d.C). Ambas as palavras significam “marcar”.

Tattooed Warrior from the Marquesas Islands
Guerreiro tatuado das Ilhas Marquesas
Madame S. Hoare (Public Domain)

Os padrões de tatuagem e a arte no rosto e no corpo diferiam de um grupo de ilhas polinésias para o outro, mas diz-se que a cultura marquesana desenvolveu a arte da tatuagem mais elaborada. A tatuagem ou tinta permaneceu uma prática isolada até 1771, quando o capitão James Cook encontrou os taitianos fortemente tatuados em sua primeira viagem para observar o trânsito de Vênus.

Remover publicidades
Advertisement

Quase todos na cultura polinésia eram tatuados e Cook testemunhou o doloroso processo de pintura de uma jovem taitiana. Ele comparou o som rítmico do cinzel de osso usado para marcar o corpo da garota com a palavra tattaow e Cook certamente teria ouvido a palavra tahitiana tatau . Quando ele voltou para a Inglaterra, tattaow foi traduzido para a palavra que conhecemos hoje - tatuagem.

Muitos marinheiros a bordo do navio de Cook, HMS Endeavour, fizeram tatuagens, principalmente na região das nádegas, e isso estabeleceu um grupo socialmente distinto de homens que foram marcados como membros de uma comunidade polinésia mais ampla. Também é provável que a equipe de Cook tenha se sentido pressionada a se tatuar, já que não ter tatuagens era motivo de grande vergonha na cultura polinésia.

TATUAGEM SIGNIFICA FAZER UMA MARCA PERMANENTE NA PELE, INSERINDO PIGMENTOS ATRAVÉS DE CORTE OU PERFURAÇÃO FEITO COM UM APARELHO AFIADO.

À medida que a popularidade das tatuagens maori se espalhava pela Europa após o retorno de Cook, os maori atacavam tribos vizinhas ou decapitavam seus inimigos para que pudessem obter cabeças tatuadas para trocar por armas e munições. Muitas dessas cabeças foram vendidas para museus ou coleções particulares como curiosidades. O explorador britânico major-general Horatio Gordon Robley (1840 – 1930) era um conhecido colecionador do macabro, incluindo mokomokai (cabeças tatuadas preservadas de falecidos maori).

Remover publicidades
Advertisement

Te Papa tem uma maravilhosa coleção de imagens históricas que mostram a arte da tatuagem desde que Cook popularizou a tatuagem no mundo ocidental. Não há necessidade de voar para a Nova Zelândia porque a coleção está disponível online . Existem muitos exemplos de tatuagens polinésias e maori, desde o rosto inteiro moko ou tatuagem até o puhoro ou tatuagem na coxa.

Thigh Moko or Tattoo
Coxa Moko ou tatuagem
Horatio Gordon Robley (Public Domain)

Na verdade, qualquer coisa que você queira saber sobre a arte da tatuagem maori pode ser pesquisada na coleção online do Te Papa , que tem mais de 800.000 itens.

Dado o relativo isolamento da Nova Zelândia, as técnicas de tatuagem praticadas pelos maori diferiam significativamente das de seus colegas polinésios e os maori desenvolveram pentes específicos e uhi ou cinzéis que cortam mais profundamente a pele. Esses instrumentos parecidos com pentes ajudavam a colocar pigmento na pele e os maori usavam dois tipos de cinzéis que produziam uma tatuagem ranhurada distinta com motivos em espiral: uhi matarau ou cinzéis serrilhados e uhi kohiti ou cinzéis de lâmina plana. O uhi matarau também era conhecido como uhi puru e era usado para depositar pigmento na ferida.

Ta Moko

Para os Maori, a tatuagem está ligada ao mana ou a um sentimento de orgulho e prestígio. A cabeça é considerada a parte mais sagrada do corpo, então o ta moko era reservado apenas para o rosto e para os maoris de alto status social. O moko facial para as mulheres maori era uma tatuagem no queixo ou moko kauae . Os lábios superiores também foram delineados, usando um pigmento azul escuro, e as narinas foram incisadas. O tikanga (costume, valores, protocolo) por trás do moko kauae era que apenas kuia (mulheres idosas) os receberia, mas hoje na Nova Zelândia você verá muitas mulheres maori vestindo moko kauae.

Portrait of a Young Maori Woman with Moko
Retrato de uma jovem mulher Maori com Moko
Google Art Project (Public Domain)

O processo de tinta estava impregnado de rituais e os próprios desenhos eram considerados altamente sagrados. O tatuador ou tohunga ta moko era um respeitado especialista em determinado iwi (tribo) e era considerado tapu (sagrado e reverenciado). Curiosamente, o capitão James Cook também foi responsável por introduzir a palavra “tabu” no idioma inglês, que ele ouviu como tapu durante sua visita ao Taiti em 1771.

MOKO É O TERMO MAIS COMUM PARA TODAS AS FORMAS DE TATUAGEM MAORI.

A maioria dos tohunga ta moko eram homens e o processo de tatuagem, que em si era tapu , começava na puberdade como um rito de passagem e continuaria ao longo da vida para marcar eventos importantes e história ancestral. Um moko era uma carteira de identidade que registrava a história ancestral e de vida de uma pessoa, bem como sua afiliação tribal. Indicava o whakapapa ou linhagem de ancestrais de quem uma pessoa descendia e a terra à qual ela estava conectada. Um moko também carregava valores como lealdade e compromisso do passado com os do futuro.

Whakapapa foi indicado em cada lado do rosto com o lado esquerdo sendo o ancestral do pai e o lado direito sendo o da mãe - embora qual lado do rosto fosse tatuado dependesse do iwi .

Tāwhiao  - Second King of the Māori
Tāwhiao - Segundo Rei dos Māori
Unknown (Public Domain)

Um guerreiro das tribos Urewera e Ngai-Tama descreveu um deles desta forma:

Você pode perder sua propriedade mais valiosa por infortúnio de várias maneiras... sua casa, seu armamento, seu cônjuge e outros tesouros. Você pode ser roubado de tudo o que você aprecia. Mas de seu moko, você não pode ser privado, exceto pela morte. Será seu enfeite e seu companheiro até o último dia.

Netana Whakaari de Waimana, 1921

Ta Moko Processo e Tecnologia

Ta moko era um processo longo e doloroso e quando o sujeito se deitava, o tohunga ta moko costumava dizer um karakia ou oração enquanto perfurava a pele atingindo o ombro esquerdo com seu uhi. Poemas cantados foram recitados e canções foram cantadas para confortar a pessoa que estava sendo tatuada.

O kit de ferramentas do tohunga incluía vários cinzéis com lâminas largas para cortar a carne e inserir pigmento. Os cinzéis eram artefatos altamente ornamentados com cabos feitos de osso de baleia, albatroz, kauri, totara ou maire e eram percutidos por um pequeno macete feito de mahoe ou whitey-wood - uma pequena árvore neozelandesa da família das violetas. O macete era chamado de “ He Mahoe ” e também era usado para enxugar o sangue (considerado tapu ). Um bálsamo feito das folhas da árvore karaka foi aplicado para estimular a cura.

Samoan Tattooist Using Traditional Tools
Tatuador samoano usando ferramentas tradicionais
Thomas Andrew (Public Domain)

O kit de ferramentas tohunga incluía pequenos potes de wai ngarahu ou pigmento. O pigmento usado variava entre as tribos, mas era basicamente fuligem de matéria resinosa de árvore que era queimada em um ahi kauri ou forno especialmente projetado. A fuligem ou fuligem preparada era misturada com líquidos das árvores hinau e mahoe , ti (repolho), karetu ou plantas poroporo . O processo de produção do pigmento era conhecido como whakataerangie o material era coberto por peles de ratos ou pássaros para evitar que secasse. Os pigmentos escuros eram valorizados, mas pigmentos mais claros também eram usados ​​e eram derivados de lagartas infectadas com um certo tipo de fungo. Durante ta moko , a intimidade sexual e a ingestão de alimentos sólidos eram proibidas.

Os pigmentos eram frequentemente considerados uma herança de família e eram mantidos por décadas em recipientes lindamente projetados feitos de pedra-pomes ou madeira. À medida que a colonização européia se espalhava, os maoris adotaram o uso da pólvora, que dava um tom azulado à pele tatuada. A partir de 1840, as leis coloniais foram aprovadas (Lei de Supressão de Tohunga de 1907) proibindo tohunga e, na década de 1970, o moko havia praticamente desaparecido.

Traditional Pacific Island Tattoo Tools
Ferramentas de tatuagem tradicionais da ilha do Pacífico
Haa900 (Public Domain)

Houve um renascimento desde a década de 1980 da prática de ta moko usando modernas máquinas de tatuagem, tinta e agulhas, que produzem uma superfície lisa e não os sulcos elevados das tatuagens tradicionais. Agora está na moda para pakeha ou neozelandeses brancos (e até turistas) serem tatuados com desenhos tradicionais maori - embora isso levante a questão da apropriação cultural, já que o significado espiritual e cultural das tatuagens muitas vezes não é compreendido.

Alguns designs tradicionais

Maori usou vários designs tradicionais e muitos deles ainda estão em uso hoje. O mais reconhecível talvez seja o design koru (ou loop), junto com o hei tiki (ou tiki). O koru representa a forma espiral de uma folhagem de samambaia da Nova Zelândia e representa uma nova vida, renovação e esperança para o futuro, conforme exemplificado neste provérbio maori:

Uma escola tete-kura cai - uma escola tete-kura peca

Quando uma folhagem de samambaia morre - uma nasce para tomar seu lugar.

Cada koru em uma tatuagem significa um ente querido e relacionamentos amorosos. O design da cauda da aeronave da Air New Zealand exibe o koru e você pode ver o koru no moko facial abaixo.

Maori Rangatira - Tamati Waka Nene
Maori Rangatira - Tamati Waka Nene
Google Art Project (Public Domain)

O pikorua ou torção mostra duas samambaias pikopiko entrelaçadas e representa um vínculo eterno entre duas pessoas. O pikorua é um design mais recente, uma vez que os cinzéis maori pré-europeus teriam sido incapazes de criar o complexo entrelaçamento desse design. Provavelmente foi introduzido quando as ferramentas de corte de diamante se tornaram disponíveis após 1800. O pikorua também reflete a união de duas coisas diferentes, como o mar e a terra. O mito da criação Maori de Ranginui (pai céu) e Papatuanuku (mãe terra) conta como o céu e a terra já foram unidos em um abraço apertado.

O hei tiki é um talismã importante para o povo Maori e é um símbolo do embrião humano ainda não nascido. De acordo com Te Papa, várias formas de tiki eram comuns em toda a Polinésia, mas o significado do maori hei tiki é obscuro. Diz-se que o símbolo tiki representa Tiki, o primeiro homem da mitologia maori, mas também pode representar Hine-te-iwaiwa , uma célebre antepassada associada à fertilidade e às qualidades virtuosas da feminilidade maori.

Hinepare - A  Woman of the Ngāti Kahungunu Tribe
Hinepare - Uma mulher da tribo Ngāti Kahungunu
Gottfried Lindauer (Public Domain)

Certamente é considerado um amuleto de boa sorte e os tikis mais valiosos foram esculpidos em pounamu (pedra verde da Nova Zelândia). Eles foram transmitidos através das gerações e acreditava-se que a mana do tiki aumentava. A Air New Zealand costumava distribuir tikis de plástico verde aos passageiros em seus voos durante as décadas de 1960 e 1970.

A manaia é uma criatura mitológica da cultura Maori. Tem a cabeça de um pássaro, o corpo de um humano e a cauda de um peixe, e é um guardião espiritual e mensageiro entre o mundo espiritual e os vivos. Os designs de Manaia variam sutilmente na forma entre iwi , mas podem ser comparados a um pássaro sentado em seu ombro (ou um anjo da guarda) afastando os maus espíritos.

O design do hei matau ou anzol é baseado nas iscas de pesca e anzóis feitos de madeira, concha ou osso e usados ​​pelos ancestrais dos Maori que chegaram às costas da Nova Zelândia no que é conhecido como "Moahunter" ou Período de colonização (1280 - 1500). O hei matau é taonga (um tesouro cultural) para os Maori, pois representa não apenas a terra, mas também prosperidade, fertilidade e passagem segura pela água.

Kuinioroa - Daughter of Rangi Kopinga - Te Rangi Pikinga
Kuinoiroa - Filha de Rangi Kopinga - Te Rangi Pikinga
Gottfried Lindauer (Public Domain)

A lenda polinésia nos conta sobre o semideus de pais sobrenaturais, Maui, que pescou na Ilha Norte da Nova Zelândia com seu anzol mágico feito da mandíbula de sua avó. O nome maori para a Ilha do Norte é Te Ika-a-Maui ou "O peixe de Maui".

Com o ressurgimento da popularidade do ta moko , esses designs tradicionais (juntamente com outros, como a arraia, lagartos e lagartixas, tartarugas, pontas de lança e padrões oceânicos) são frequentemente vistos nas ruas e cidades da Nova Zelândia.

Você pode ler um artigo detalhado e assistir a vídeos no site do Te Papa que detalham mais as origens e o desenvolvimento de ta moko e o processo de tatuagem.

Visitando o Pai

Se você puder visitar o Te Papa, precisará de pelo menos um dia para percorrer o museu e comer alguma coisa no café Te Papa. Você pode até decidir o que comer olhando o menu online antes de chegar lá, mas certamente deve experimentar os chips kumara - um lanche icônico da Nova Zelândia feito de batata-doce.

Para aqueles que gostam de curiosidade, os dez segredos menos conhecidos da coleção de Te Papa são uma leitura fascinante. Qual é o seu favorito? O meu é o número cinco.

Remover publicidades
Publicidade

Bibliografia

A World History Encyclopedia é um associado da Amazon e recebe uma comissão sobre as compras de livros elegíveis.

Sobre o tradutor

Sofia Boff
Uma jovem com pouca experiência, mas esperta. Desde criança fui atraída por outras línguas e pela história de onde viemos.

Sobre o autor

Kim Martins
A Kim é uma escritora freelancer sediada na Nova Zelândia. Ela tem uma Licenciatura em História e Mestrado em Ciência do Caos & Complexidade. Os seus interesses especiais são fábulas e mitologia, bem como a exploração do mundo antigo.

Citar este trabalho

Estilo APA

Martins, K. (2019, Junho 06). Tatuagem maori tradicional da Nova Zelândia [Traditional Maori Tattoo of New Zealand]. (S. Boff, Tradutor). World History Encyclopedia. Obtido de https://www.worldhistory.org/trans/pt/2-1393/tatuagem-maori-tradicional-da-nova-zelandia/

Estilo Chicago

Martins, Kim. "Tatuagem maori tradicional da Nova Zelândia." Traduzido por Sofia Boff. World History Encyclopedia. Última modificação Junho 06, 2019. https://www.worldhistory.org/trans/pt/2-1393/tatuagem-maori-tradicional-da-nova-zelandia/.

Estilo MLA

Martins, Kim. "Tatuagem maori tradicional da Nova Zelândia." Traduzido por Sofia Boff. World History Encyclopedia. World History Encyclopedia, 06 Jun 2019. Web. 19 Abr 2024.