Aquileia

Definição

Donald L. Wasson
por , traduzido por Jonas Tenfen
publicado em 23 Fevereiro 2013
X
translations icon
Disponível em outras línguas: Inglês, Italiano, Sérvio
Galerius (by Peter Roan, CC BY-NC-SA)
Galério
Peter Roan (CC BY-NC-SA)

Fundada por volta de 181-180 a.C. durante o período da República Romana, Aquileia era uma antiga cidade romana localizada na cabeceira do Mar Adriático, no Rio Natiso, a oeste da província romana de Ilíria. Inicialmente, a região era controlada pelos gauleses transalpinos como um caminho para possibilitar viagens pelos Alpes; de todo modo, devido à sua estratégica localização, a cidade se tornaria uma das maiores e mais ricas do Império Romano, com uma população de aproximadamente 100.000 pessoas, incluindo gregos, celtas, egípcios e judeus. Sua importância foi destacada quando Aquileia se tornou a capital administrativa de Venetia e Istria.

Uma vez que os romanos desejavam explorar as minas de ouro próximas, a localização de Aquileia servia de fortaleza industrial bem como um amortecedor contra as tribos gaulesas do norte. Ao logo dos anos, famílias se estabeleceram na área como reforço às guarnições estacionadas ali. Embora tenha sido saqueada frequentemente por estas tribos guerreiras vizinhas, tanto Júlio César quando Augusto (r. 27 a.C. – 14 d.C.) perceberam sua importância e fomentaram a cidade a prosperar. Algumas vezes chamada de Roma Secunda, a cidade serviu como centro de suplementos para o exército romano no sul. O futuro imperador Vespasiano (r. 69-79 d.C.) parou em Aquileia durante sua viagem para Roma após o suicídio/morte do imperador Otão durante o Ano dos Quatro Imperadores (69 d.C). O imperador Marco Aurélio (r. 161 – 180 d.C.) fez da cidade uma fortaleza primária. Depois que Átila, o huno, saqueou e destruiu a cidade em 452 d.C, muitos dos antigos moradores se mudaram para a vizinha Veneza.

Remover publicidades

Advertisement

Remover publicidades

Publicidade

Bibliografia

  • Livius. Articles on Ancient HistoryAccessed 1 Dec 2016.
  • Bagnall, R.S. et al. Encyclopedia of Ancient History. Wiley-Blackwell, London, 2012
  • Hornblower, S. Oxford Classical Dictionary. Oxford University Press, 1996

Sobre o tradutor

Jonas Tenfen
Jonas é professor de ensino médio no Brasil. Ele dedica sua vida profissional à gramática e à literatura, e ele também trabalha como tradutor e redator.

Sobre o autor

Donald L. Wasson
Donald ensina Histórias Antiga, Medieval e dos Estados Unidos no Lincoln College (Normal, Illinois) e sempre foi e sempre será um estudante de história, dedicando-se, desde então, a se aprofundar no conhecimento de Alexandre, o Grande. É ele uma pessoa ávida a transmitir conhecimentos aos seus estudantes.

Citar este trabalho

Estilo APA

Wasson, D. L. (2013, Fevereiro 23). Aquileia [Aquileia]. (J. Tenfen, Tradutora). World History Encyclopedia. Recuperado de https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-682/aquileia/

Estilo Chicago

Wasson, Donald L.. "Aquileia." Traduzido por Jonas Tenfen. World History Encyclopedia. Última modificação Fevereiro 23, 2013. https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-682/aquileia/.

Estilo MLA

Wasson, Donald L.. "Aquileia." Traduzido por Jonas Tenfen. World History Encyclopedia. World History Encyclopedia, 23 Fev 2013. Web. 06 Out 2022.