Leonardo da Vinci

Definição

Mark Cartwright
por , traduzido por Ellen Pastorino
publicado em 07 Setembro 2020
X
translations icon
Disponível noutras línguas: Inglês, holandês, francês, italiano, espanhol, Turco
Leonardo da Vinci Self-portrait (by Leonardo da Vinci, Public Domain)
Autorretrato de Leonardo da Vinci
Leonardo da Vinci (Public Domain)

Leonardo da Vinci (1452-1519) foi um artista, arquiteto, engenheiro e cientista italiano da Renascença. Ele é conhecido por sua capacidade de observar e capturar a natureza, os fenômenos científicos e as emoções humanas em todos os meios. As obras-primas inovadoras de Leonardo demonstram um domínio da luz, perspectiva e efeito geral. Suas obras mais apreciadas incluem o retrato de Mona Lisa e o mural da A Última Ceia.

Considerado como um dos maiores génios da história, a técnica de Leonardo para adquirir conhecimentos sobre qualquer área, desde a anatomia à mecânica, consistia em compreender tanto a teoria como a prática de um determinado assunto. Assim, ao combinar as habilidades do artesão com as do estudioso, a perspectiva de Leonardo demonstrou os benefícios de uma abordagem completamente nova para compreender o mundo atual e a melhor maneira de criar coisas novas e extraordinárias para o futuro.

Remover publicidades
Advertisement

Juventude

Leonardo nasceu em 15 de abril de 1452, filho ilegítimo de um advogado da cidade de Vinci, perto de Florença. Uma criança dotada, especialmente em música e desenho. Por volta de 1464, o jovem Leonardo foi enviado para seguir uma carreira como artista e estudar como aprendiz no ateliê de Andrea del Verrocchio (c. 1435-1488). Outros futuros artistas notáveis no ateliê foram Sandro Botticelli (1445-1510) e Pietro Perugino (c. 1450-1523). Ali, Leonardo teria aprendido a dominar as técnicas de desenho e pintura, assim como as últimas tendências, como a classicização de detalhes ornamentais em pinturas. Uma das primeiras contribuições do jovem Leonardo à arte renascentista pode ter sido o anjo ajoelhado na pintura do Batismo de Cristo de Verrocchio (c. 1470, Uffizi, Florença). Ao concluir seu aprendizado em 1472, Leonardo tornou-se assistente pago de Verrocchio e foi registrado como mestre na guilda de pintores de Florença.

"UM PINTOR NÃO É ADMIRÁVEL A MENOS QUE SEJA UNIVERSAL”, LEONARDO DA VINCI

Outras habilidades que Leonardo aperfeiçoou no início de sua carreira incluem o chiaroscuro (o uso contrastante de luz e sombra) e o sfumato (a transição do mais claro para as cores mais escuras). A técnica anterior é evidenciada especialmente em sua ilustração a carvão colorido A Virgem e o Menino com Santa Ana (c. 1503, National Gallery, Londres) e sua versão pintada (c. 1505, Louvre, Paris). A técnica do sfumato é bem ilustrada por Leonardo no óleo sobre painel, Virgem das Rochas, (c. 1483, Louvre, Paris). Entretanto, Leonardo também foi um inovador. Sua Anunciação (c. 1472, Uffizi, Florença) mostra que o artista seguiu algumas tendências renascentistas, por exemplo, os detalhes clássicos do suporte de livro de Maria, mas ignorou outras, como sua óbvia rejeição à simetria nas árvores ao fundo.

Remover publicidades
Advertisement

Virgin and Child with St. Anne by Leonardo da Vinci
A Virgem e o Menino com Santa Ana por Leonardo da Vinci
National Gallery Collection (Public Domain)

Paolo Giovio, bispo de Nocera, historiador de arte e contemporâneo de Leonardo, apresenta em sua mini-biografia o seguinte resumo da personalidade do artista:

Ele tinha um caráter muito amável, marcante, generoso e tinha a mais bela aparência. Era um esplêndido crítico e inventor de todas as coisas elegantes e encantadoras, especialmente em exibições teatrais. Ele cantava com seu próprio acompanhamento na lira, e estava em excelente pé com todos os príncipes de seu tempo. (Woods,269)

Notas & Esboços

Leonardo estava longe de estar limitado à arte e seus interesses eram realmente vastos, cobrindo praticamente todo o mundo físico. Ele estudou arquitetura, engenharia, geometria, perspectiva, mecânica e hidráulica para se contentar com a forma como as coisas funcionavam e por que elas apareciam assim ao olho humano. Com estudos em anatomia, botânica, zoologia e geologia, o mundo natural não foi menosprezado. Leonardo manteve livros de anotações durante toda sua vida, nos quais registrou os resultados de suas pesquisas e suas ideias para novas invenções. As máquinas concebidas pelo artista incluem guindastes, barcos com rodas de pás, tanques, canhões, aparelhos para respirar debaixo d'água, e até mesmo dispositivos para voar. O único elemento que faltava em muitas dessas criações era um motor de combustão interna, que só seria inventado, é claro, séculos depois. As notas destes livros são frequentemente intercaladas com esboços, muitos deles sendo obras-primas em miniatura. Talvez o mais famoso desses esboços seja o desenho do Homem Vitruviano (ver abaixo).

Remover publicidades
Advertisement

Além disso, Leonardo escreveu suas considerações sobre pintura e sua observação dos efeitos vistos na natureza que considerava úteis para o artista. Como o próprio homem disse, "um pintor não é admirável a menos que seja universal", embora ele reconhecesse que o domínio de qualquer assunto levasse tempo e que a impaciência era a mãe da estupidez (Hale, 183). Estas notas e tratados foram sem dúvida úteis no papel de Leonardo como tutor de jovens artistas em sua própria oficina. Curiosamente, muitas dessas notas foram redigidas em escrita especular, ou seja, na direção inversa da caligrafia normal.

Lady with an Ermine by Leonardo da Vinci
Dama com um arminho por Leonardo da Vinci
Leonardo da Vinci (Public Domain)

Além de pilhas de cadernos, Leonardo construiu uma impressionante biblioteca pessoal que, em 1503, continha 116 livros sobre medicina medieval e renascentista, religião e matemática. A coleção incluía obras seminais como História Natural de Plínio, o Velho; Geografia de Ptolomeu I e De Re militari de Roberto Valturio. Leonardo também se interessou por línguas, particularmente o latim, que ele tentou aprender por conta própria para ler manuscritos medievais no original; longas listas de palavras em latim podem ser encontradas em seus cadernos.

Milão

A versatilidade de Leonardo é melhor ilustrada em seu serviço para Ludovico Sforza (1452-1508), o Duque de Milão. Leonardo se mudou para a cidade em 1482, onde atuou, por um lado, como o principal engenheiro militar e naval; e por outro, como mestre pintor e escultor. Leonardo também criou elaborados autómatos para os festivais de Ludovico, incluindo planetas em movimento com os seus deuses homónimos dentro. O mestre voltou sua atenção para uma imponente estátua equestre de bronze de Francesco Sforza (1401-1466), fundador daquela dinastia, mas o projeto nunca foi além do estágio de modelo de terracota - este não foi o único projeto que Leonardo nunca completou. Existem esboços mostrando a forma geral da estátua e como Leonardo estava planejando fazer e transportar as peças maciças de bronze para a montagem final.

Remover publicidades
Advertisement
OS CADERNOS DE LEONARDO FORAM INFLUENTES TANTO POR SUAS TEORIAS SOBRE PINTURA QUANTO POR SEUS DIAGRAMAS EM PERSPECTIVA.

Leonardo pintou a amante de Ludovico Sforza, Cecilia Gallerani, em Dama com Arminho c. 1490 (Museu Nacional de Cracóvia, Polônia). No entanto, seu maior trabalho nos 17 anos que passou em Milão foi A Última Ceia (ver abaixo). Foi neste período, especificamente na década de 1490, que Leonardo foi pioneiro no novo meio de desenhos a giz vermelho sobre papel tratado. Os muitos exemplos sobreviventes desses desenhos incluem um famoso autorretrato que mostra o artista envelhecido e de barba comprida. O esboço está agora na Biblioteca Real de Turim.

Outras viagens & França

Leonardo visitou Veneza em 1500. Por volta desta época pintou sua versão erótica da história de Leda e o Cisne da mitologia grega, obra hoje perdida, embora restem esboços. Em 1502, Leonardo trabalhou em Roma onde foi comissionado pelo estadista César Bórgia (1475-1507) para resolver os canais da cidade. Ele também mapeou a cidade e as regiões vizinhas, bem como planejou melhorias para os portos. Um de seus mapas mais famosos é o de Ímola que, feito em 1502, mostra cada estrutura de cima a uma escala precisa, o primeiro mapa deste tipo a ser feito. Em 1503, Leonardo estava de volta a Florença trabalhando em propostas para um mural de uma batalha para o Palácio Velho. O esboço de Leonardo deste trabalho, agora perdido, mostrou a Batalha de Anghiari em 1440 entre os exércitos de Florença e Milão. No início do século XVI, Leonardo completou também um quadro em que provavelmente estava trabalhando esporadicamente, o retrato de Mona Lisa (ver abaixo).

Tomb of Leonardo da Vinci
Tumba de Leonardo da Vinci
Mark Cartwright (CC BY-NC-SA)

Em 1517, Leonardo se mudou para a França, onde suas habilidades foram apreciadas por Francisco I da França (r. 1515-1547), grande patrono de artistas e arquitetos renascentistas. A convite do rei francês, Leonardo pode ter se envolvido no projeto inicial do Castelo de Chambord de Francisco no Rio Loire, construído entre 1519 e 1547. A engenhosa escadaria em espiral dupla do castelo é frequentemente creditada a Leonardo, mesmo na ausência de provas sólidas.

Remover publicidades
Advertisement

A última obra de arte de Leonardo foi a pintura de São João Batista (Louvre), por volta de 1515, embora ele pareça ter se concentrado mais na pesquisa científica nas últimas etapas de sua vida. Leonardo morreu em sua casa francesa, Castelo Clos Lucé, em 2 de maio de 1519 e foi enterrado na capela de Saint Hubert ao lado do Castelo de Amboise.

Reputação & Legado

A grande diversidade do trabalho de Leonardo surpreendeu historiadores e críticos desde sua morte. Como o historiador renascentista Jacob Burckhardt (1818-1887) salientou, "os contornos colossais da natureza de Leonardo nunca poderão ser concebidos de maneira mais do que vaga e distante" (104). As obras de Leonardo influenciaram outros artistas renascentistas por causa de seu domínio da composição e da luz, à postura contrapposto das suas figuras (isto é, a assimetria entre a parte superior e inferior do corpo) e a pura invenção e variedade de suas composições.

Entretanto, também é verdade que alguns elementos das obras de Leonardo eram tão sutis e habilidosos que poucos artistas tinham qualquer esperança de imitá-los. Então, assim como hoje, grande parte de sua arte era muito admirada, mas não totalmente compreendida por todos. No entanto, aqueles que puderam ver, viram. Os estudos do mestre para a Batalha de Anghiari, dos quais várias cópias foram feitas, tiveram influência sobre artistas renomados como Rafael (1483-1520), que admirava muito a multidão humana contorcida, aparentemente capturada num momento congelado no tempo. É apenas um exemplo da influência do mestre, apenas um produto daquilo que o matemático e colaborador frequente do artista, Luca Pacioli (c.1447-1517), já chamava de "a mão esquerda divina" (Campbell, 387). A fama de Leonardo chegou até a Constantinopla, onde o Sultão do Império Otomano Bayezid II (r. 1481-1512) o convidou, sem sucesso, para sua corte.

Os cadernos de Leonardo, publicados apenas depois de 1570, foram influentes tanto por suas teorias sobre pintura quanto por seus diagramas sobre perspectiva, mas também pela busca do conhecimento em geral. A simplicidade com que Leonardo ilustrou certos temas (desde um embrião até uma catedral), usando corte transversal, perspectiva, precisão de escala e repetição de tema, mas de diferentes pontos de vista, influenciaria o desenho da arquitetura e a criação de diagramas científicos para todo sempre. Leonardo havia demonstrado que a prática e a teoria não podiam e não deveriam ser separadas. O grande mestre provou diretamente que um conhecimento profundo de qualquer assunto exigia uma combinação das habilidades do artesão, o talento e imaginação do artista, a pesquisa meticulosa e o raciocínio de um estudioso. Como resultado, as abordagens de muitos assuntos, mas especialmente arte, arquitetura, engenharia e ciência, foram fundamentalmente mudadas para sempre.

Death of Leonardo da Vinci
Morte de Leonardo da Vinci
Babeth Étiève-Cartwright (CC BY-NC-SA)

Obras-primas

Mona Lisa

A Mona Lisa (La Gioconda em italiano) é um retrato a óleo sobre painel de madeira de uma mulher não identificada, feito por Leonardo por volta de 1503 e 1506. Mede 98 x 53 centímetros, um tamanho relativamente pequeno que muitas vezes surpreende os espectadores modernos acostumados a ver esta imagem icônica em reimpressões maiores. Ao invés de simplesmente capturar as características físicas da modelo, a pintura tenta capturar o próprio humor e os pensamentos dela em um determinado momento, o que Leonardo chamou de "os movimentos da mente" (Campbell, 257). Outros efeitos incluem o uso da perspectiva aérea, como o desbotamento das cores no fundo para formar uma paisagem aquosa e a diferença na gradação de cores de cima para baixo da pintura.

Mona Lisa
Mona Lisa
Centre for Research and Restoration of the Museums of France (Public Domain)

A postura descontraída da dama e a posição das suas mãos formam, com a cabeça como ponto alto, a clássica forma triangular que muitos artistas renascentistas estavam experimentando em suas pinturas. As cores claras e escuras são habilmente usadas para enfatizar o rosto oval e as mãos suaves da dama, enquanto os contornos dessas linhas combinam linhas convexas e côncavas que criam uma ilusão de movimento suave. E, por fim, a visão de três quartos da dama cria outra sugestão de movimento, uma vez que parece ter-se virado naquele momento para olhar o observador. O fato de Leonardo se interessar exclusivamente em apresentar o ponto de vista de um indivíduo que vive em contato íntimo com o espectador é evidenciado pela falta de qualquer título de identificação e pela total ausência de joias ou outros símbolos de riqueza típicos dos retratos até aquele momento. O trabalho foi influente desde o início e inspirou artistas como o jovem Rafael para seus próprios retratos de Maddalena Strozzi e Baldassare Castiglione. Leonardo deve ter ficado satisfeito com sua Mona Lisa porque ele nunca se separou dela durante sua vida e a pintura é agora uma das atrações principais do Museu do Louvre em Paris.

A Última Ceia

A Última Ceia (Il Cenacolo em italiano) é uma representação da última refeição de Jesus Cristo e seus apóstolos que Leonardo pintou na parede do refeitório de Santa Maria delle Grazie, uma residência da ordem dominicana em Milão. Este era um tema tradicional para decorar refeitórios monásticos, e o trabalho foi muito provavelmente encomendado por Ludovico Sforza, cujos braços aparecem na parte superior do mural. O trabalho foi concluído por volta de 1498. O triunfo do mural é a variação das reações sentimentais exibidas por cada um dos apóstolos quando ouvem que um deles vai trair Jesus em breve.

The Last Supper by Leonardo da Vinci
A Última Ceia por Leonardo da Vinci
Leonardo da Vinci (Public Domain)

Como qualquer grande obra de arte, A Última Ceia tem sido submetida a todo tipo de interpretação. Alguns, por exemplo, viram Maria Madalena na figura que se destina a ser o jovem S. João Evangelista, sentado à esquerda de Jesus. Apesar do intenso interesse pelas figuras secundárias e seu significado, a estrela da cena é, naturalmente, Jesus, que, apresentado como uma forma triangular central, atrai a atenção do espectador pela perspectiva precisa do fundo que conduz irresistivelmente o olhar para o centro da imagem. A composição triangular é ainda repetida pela divisão marcada das vestes de Jesus e pela forma como Leonardo organizou os apóstolos, separando-os em quatro grupos diferente, cada um formando um triângulo rudimentar com seus corpos coletivos. Por fim, em meio a toda ação e gesticulação dos apóstolos, Jesus, com ambas as mãos sobre a mesa, é uma visão de imobilidade, um centro de calma e conhecimento em uma tempestade de ultraje e incompreensão.

Imediatamente a obra foi extremamente influente graças a uma gravura feita por Marcantonio Raimondi (1480-1534) que foi distribuída de forma ampla aos artistas interessados. Infelizmente, as coisas deram errado dentro de uma década após a conclusão, quando a pintura começou a se desfazer. Isto porque Leonardo havia experimentado o uso de tintas a óleo e têmpera sobre gesso em uma técnica não documentada, em vez do método familiar e muito mais duradouro do verdadeiro afresco. Esta experimentação duvidosa tem desafiado os restauradores de A Última Ceia desde então. O mural também sofreu em tempos mais recentes. Primeiro, uma porta inexplicavelmente foi construída na parede que se abre para o fundo do mural. Então, durante a Segunda Guerra Mundial, o prédio foi bombardeado. Felizmente, o mural havia sido protegido por uma parede de sacos de areia e sobreviveu ao bombardeio, mas ficou exposto às condições climáticas até que fossem feitos reparos adequados na construção. Um programa abrangente de restauração foi realizado no início do século 21, e o trabalho pode ser visto pelo público, embora o número de visitantes seja limitado e a reserva prévia seja obrigatória.

Vitruvian Man by Leonardo da Vinci
O Homem Vitruviano por Leonardo da Vinci
Luc Viatour (Public Domain)

O Homem Vitruviano

Embora não se trate de uma obra de arte finalizada (ou jamais destinada a ser), o esboço em papel e caneta de Leonardo, conhecido como o Homem Vitruviano, tornou-se tão famoso que é uma das imagens mais associadas ao seu nome. Medindo 34 x 25 centímetros (13,5 x 10 polegadas), foi desenhado por volta de 1492 e está agora na Academia de Belas Artes de Veneza. A obra tem o nome de Vitrúvio (c. 90 - c. 20), o arquiteto romano que escreveu o famoso De Architectura, um tratado influente que combina a história antiga da arquitetura e engenharia com a experiência pessoal do autor e conselhos sobre o assunto.

O trabalho de Vitrúvio foi popular durante a Renascença, enquanto os artistas reexaminavam o mundo clássico em busca de ideias e inspiração. Em uma determinada passagem, Vitrúvio recomenda que as proporções arquitetônicas corretas sejam derivadas de um estudo das proporções do corpo humano. A passagem descreve um corpo humano em um círculo e um quadrado. Muitos artistas e arquitetos renascentistas, atraídos pela ideia de que havia uma relação misteriosa e talvez até divina entre matemática, corpo humano e beleza, tentaram desenhar o que Vitrúvio havia descrito apenas em palavras. O Homem Vitruviano de Leonardo é uma dessas tentativas. O umbigo do homem é o centro do círculo e seus dedos e pés tocam a circunferência. Uma segunda figura masculina, sobreposta à outra, é colocada dentro de um quadrado. O esboço é talvez uma metáfora da posição da humanidade no centro de um universo ordenado, e como tal tornou-se um símbolo definidor da Renascença e da investigação em curso sobre a relação exata entre religião, ciência e arte.

Remover publicidades
Publicidade

Sobre o tradutor

Ellen Pastorino
Ellen Pastorino é estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sobre o autor

Mark Cartwright
Mark é autor, pesquisador, historiador e editor em tempo integral. Seus principais interesses incluem arte, arquitetura e descobrir as ideias que todas as civilizações compartilham. Ele possui mestrado em Filosofia Política e é diretor editorial da WHE.

Citar este trabalho

Estilo APA

Cartwright, M. (2020, Setembro 07). Leonardo da Vinci [Leonardo da Vinci]. (E. Pastorino, Tradutor). World History Encyclopedia. Obtido de https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-18002/leonardo-da-vinci/

Estilo Chicago

Cartwright, Mark. "Leonardo da Vinci." Traduzido por Ellen Pastorino. World History Encyclopedia. Última modificação Setembro 07, 2020. https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-18002/leonardo-da-vinci/.

Estilo MLA

Cartwright, Mark. "Leonardo da Vinci." Traduzido por Ellen Pastorino. World History Encyclopedia. World History Encyclopedia, 07 Set 2020. Web. 27 Abr 2024.