Faca Cerimonial Asteca

Artigo

Mark Cartwright
por , traduzido por Ricardo Albuquerque
publicado em 04 Fevereiro 2014
Disponível noutras línguas: Inglês, francês, espanhol
X

A faca com cabo de mosaico asteca atualmente exibida no Museu Britânico, em Londres, está datada entre 1400 a 1521 e acredita-se que costumava ser usada em cerimônias religiosas. Feira de madeira e sílex, o cabo da faca representa um guerreiro asteca, mas a lâmina não revelou nenhum traço de sangue nos testes realizados e, portanto, provavelmente não era utilizada para sacrificar vítimas, uma prática religiosa asteca comum.

A faca cerimonial ou ixcuac mede aproximadamente 32 centímetros de comprimento e 10 centímetros de altura. A lâmina, feita de sílex, é inserida num cabo de madeira de cedro (Cedrela odorata), fixada com resina de almecegueira e amarrada com uma corda feita de fibras de agave, um tipo de cacto. O sílex foi repetidamente britado para produzir uma lâmina muito fina e quase translúcida, que se afunila numa ponta afiada.

Remover publicidades
Publicidade

Aztec Ceremonial Knife
Faca Cerimonial Asteca
Trustees of the British Museum (Copyright)

O cabo da faca está esculpido de forma a se parecer com uma figura agachada, que ostenta a vestimenta ritual do guerreiro-águia asteca ou cuauhtliocelotl, um dos mais elevados postos militares e que também pode ser traduzido como águia-jaguar. Um mosaico composto por pequenas peças de turquesa azul pálida cobre a figura. Alguns detalhes, tais como os olhos, dentes e unhas dos dedos são feitos com azulejos ainda menores de malaquita verde-escura e três tipos de conchas: concha branca (Strombus sp.), ostra espinhosa (Spondylus princeps) e madrepérola (Pinctada mazatlantica). Outros detalhes realizados em malaquita, concha e madrepérola incluem joias, como braceletes, tornozeleiras, decoração de peito e ornamento nasal. Os lábios e gengivas do guerreiro sorridente são dramaticamente realçados com o uso de conchas vermelho-alaranjadas.

Para colar os azulejos do mosaico utilizou-se resinas de pinho e copal, também empegadas nas decorações incrustadas. Curiosamente, a figura encontra-se segurando a faca com ambas as mãos. Tipico das representações astecas dos guerreiros-águias, a figura veste uma tanga ou maxtlatl e um manto largo decorado com estrelas brancas. A cabeça aparece num adorno em forma de bico, igualmente decorado com estrelas, representando a cabeça de um animal de rapina. A figura também veste alguma coisa que pende das costas, talvez representando um raio de sol, corpo celeste estreitamente associado com as águias e com estes guerreiros em particular.

Remover publicidades
Publicidade

Não se trata de um exemplar exclusivo, pois duas facas similares sobreviveram e podem ser vistas no Museu Nacional Pré-Histórico e Etnográfico Luigi Pigorini, em Roma e no Museu Nacional de Antropologia da Cidade do México. Um dos papéis dos guerreiros-águias de elite era fornecer vítimas sacrificiais para "alimentar" o sol com seus corações e sangue e, assim, eles formam um tema totalmente adequado para tais facas cerimoniais.

Remover publicidades
Publicidade

Bibliografia

A World History Encyclopedia é um associado da Amazon e recebe uma comissão sobre as compras de livros elegíveis.

Sobre o tradutor

Ricardo Albuquerque
Ricardo é um jornalista brasileiro que vive no Rio de Janeiro. Seus principais interesses são a República Romana e os povos da Mesoamérica, entre outros temas.

Sobre o autor

Mark Cartwright
Mark é autor, pesquisador, historiador e editor em tempo integral. Seus principais interesses incluem arte, arquitetura e descobrir as ideias que todas as civilizações compartilham. Ele possui mestrado em Filosofia Política e é diretor editorial da WHE.

Citar este trabalho

Estilo APA

Cartwright, M. (2014, Fevereiro 04). Faca Cerimonial Asteca [Aztec Ceremonial Knife]. (R. Albuquerque, Tradutor). World History Encyclopedia. Obtido de https://www.worldhistory.org/trans/pt/2-650/faca-cerimonial-asteca/

Estilo Chicago

Cartwright, Mark. "Faca Cerimonial Asteca." Traduzido por Ricardo Albuquerque. World History Encyclopedia. Última modificação Fevereiro 04, 2014. https://www.worldhistory.org/trans/pt/2-650/faca-cerimonial-asteca/.

Estilo MLA

Cartwright, Mark. "Faca Cerimonial Asteca." Traduzido por Ricardo Albuquerque. World History Encyclopedia. World History Encyclopedia, 04 Fev 2014. Web. 27 Mai 2024.