Grande Salão

Definição

Mark Cartwright
por , traduzido por Rafael de Quadros
publicado em 05 Junho 2018
X
translations icon
Disponível noutras línguas: Inglês, francês
Great Hall, Winchester Castle (by Johan Bakker, CC BY-SA)
Castelo Winchester, a Grande Sala
Johan Bakker (CC BY-SA)

O Grande Salão era a peça central arquitetônica do interior de um castelo medieval e funcionava como o centro social e administrativo do castelo e suas propriedades. Com todos jantando e dormindo no salão em seus primeiros dias, a sala evoluiu para se tornar um imponente anfitrião de banquetes e cortes. Lindamente decorado, bem iluminado e o maior espaço interno que a maioria das pessoas já viu, o Grande Salão era o meio perfeito para um nobre exibir seu poder e generosidade para o resto da sociedade local.

Localização

Os primeiros salões no início do período medieval, usados ​​pelos anglo-saxões e normandos, por exemplo, eram grandes edifícios multifacetados usados ​​por todos, mas com a chegada do castelo no século 11 EC - primeiro o motte e o pátio. com uma torre de menagem simples e, em seguida, os castelos de pedra mais extensos - uma ênfase na segurança e na posição social significou que corredores impressionantes se desenvolveram como parte de edifícios maiores. A maioria dos primeiros Grandes Salões estava localizada na parte mais segura do castelo no primeiro andar (acima do andar térreo sem janelas) da torre de menagem de um castelo, mas eles também podem ocupar um andar dentro de um prédio inferior no pátio ou pátio do castelo. O Grande Salão permaneceu notavelmente inalterado durante a Idade Média e exibiu as seguintes características principais:

Remover publicidades
Advertisement
  • uma forma retangular
  • um teto alto e decorativo impressionante
  • muitas janelas grandes
  • uma plataforma elevada em uma extremidade
  • uma grande lareira ou lareira central.

Purpose

A função principal de um Grande Salão era como um local para realizar audiências oficiais, hospedar o tribunal que decidia as questões legais locais e fornecer um ambiente elegante para banquetes, mas a importância mais ampla da sala para a sociedade medieval em geral é aqui resumida pelo historiador C. Phillips:

Como o castelo como um todo, o Grande Salão era uma declaração ousada do poder feudal. Seu tamanho e características arquitetônicas - incluindo o número de janelas e a complexidade e profusão de enfeites decorativos - incorporam a riqueza e a importância do senhor. (129)

Os primeiros Grandes Salões não eram apenas um centro simbólico da comunidade, mas também muito real, pois todos os residentes do castelo comiam e dormiam nele. Até o senhor e a senhora do castelo dormiam no corredor atrás de uma cortina em uma das pontas. Às vezes, o senhor e sua família dormiam na galeria do segundo andar do salão, de onde eles também podiam espionar os convidados abaixo através de buracos "estrabistas" escondidos disfarçados em obras de arte. A partir do século 12 EC, conforme os castelos cresciam em tamanho e as acomodações se tornavam disponíveis em outros lugares, os proprietários do castelo tinham suas próprias câmaras totalmente separadas, enquanto a equipe dormia na adega e nos espaços do sótão.

Remover publicidades
Advertisement

Great Hall, Stirling Castle
Grande Salão, Castelo de Stirling
Rab-k (CC BY-SA)

A suposta superioridade do senhor sobre todos os outros que visitaram o Grande Salão foi reforçada pela presença de seus brasões nas paredes, os servos uniformizados que usavam seu distintivo e a presença de um grupo de trompetistas tocando de uma galeria superior. Assim, o salão tornou-se um ambiente adequado para cerimônias como cavaleiro de um servo leal, dispensando o direito de usar o distintivo do senhor a um homem de armas, concedendo a herança de terras a um cavaleiro inquilino ou dando presentes às classes mais baixas.

Design e Layout

As dimensões do Grande Salão dependiam muito do tamanho do castelo, e eles vinham em todos os tamanhos, é claro. Um exemplo antigo, mas típico, agora em ruínas, é o Grande Salão do Castelo de Chepstow no País de Gales, construído entre 1067 e 1090 EC, que media 30 x 12 metros (100 x 40 pés). Dada a grande distância que o teto tinha que abranger, não era incomum que os primeiros salões tivessem uma ou duas fileiras de postes de madeira ou pilares de pedra para apoiá-los. Uma vez que os carpinteiros e pedreiros descobriram as vantagens de uma construção de teto em treliça (suporte triangular), as colunas puderam ser eliminadas e o salão tornou-se ainda mais espaçoso. As janelas nos salões dos séculos 11 e 12 EC raramente eram envidraçadas, de modo que à noite eram fechadas com venezianas de madeira e uma barra de ferro.

Remover publicidades
Advertisement
QUANDO O PROJETO DO CASTELO MUDOU E ÊNFASE MAIS DEFENSIVA FOI COLOCADA NAS PAREDES DA CORTINA DO QUE A TORRE MANTENHA, GRANDES SALÕES ÀS VEZES FORAM CONSTRUÍDOS COMO EDIFÍCIOS AUTÔNOMOS NO BAILEY OU PÁTIO.

Quando o projeto do castelo mudou a partir do século 13 EC e mais ênfase defensiva foi colocada nas paredes de cortina do que na torre de menagem, os Grandes Salões às vezes eram construídos como prédios independentes no pátio ou no pátio, como o novo Grande Salão no Castelo de Chepstow, concluído em 1285 EC. Outro desenvolvimento do século 13 EC, pelo menos para os proprietários de castelos mais ricos, foi adicionar vidro às janelas, embora fossem de baixa qualidade e tivessem um tom verde. No século 14 EC, a maioria dos Grandes Salões tinha vidro em suas janelas. Em contraste, os interiores dos corredores mudaram pouco e os designs foram seguidos de forma tão consistente que 400 anos após sua primeira aparição, os Grandes Salões ainda tinham layout e proporções muito semelhantes. A versão do Grande Salão do Castelo de Durham no século 15 EC, por exemplo, tinha 30 x 14 m (100 x 46 pés).

Projetado, então, para impressionar, o Grande Salão geralmente tinha um formoso teto com vigas de madeira ou impressionantes abóbadas de pedra, cantaria decorativa e grandes janelas (abrindo para o lado interno seguro do castelo) que forneciam bastante luz. A própria presença da luz era uma característica impressionante na época medieval, e foi aproveitada adicionando assentos às janelas. As decorações de parede podem incluir armas, tapeçarias (úteis para evitar correntes de ar além de seu propósito estético) e paredes de gesso que podem ser decoradas com linhas vermelhas para imitar a cantaria de cantaria ou carregar murais da vida diária, como caça e jardins ou cenas de cavalaria como como episódios das lendas do Rei Arthur.

O pavimento era geralmente de terra batida, pedra ou gesso, quando no rés-do-chão, e, se fosse um piso superior, feito de madeira que poderia então ser ladrilhada. Curiosamente, apesar do uso de tecidos para tapeçarias e bancos, os tapetes não eram comuns nos salões do norte da Europa até o século XIV EC. O chão era geralmente coberto com juncos e polvilhado com uma boa dose de ervas e flores para melhorar o cheiro do corredor e deter os vermes. Essas plantas incluem manjericão, camomila, lavanda, hortelã, rosas e violetas.

Remover publicidades
Advertisement

Great Hall, Caerphilly Castle
Grande Salão, Castelo de Caerphilly
Bjenks (CC BY-SA)

Uma grande lareira no centro da sala era uma característica persistente dos Grandes Salões do andar térreo, apesar do problema óbvio da fumaça que eles criavam. A lareira geralmente tinha uma forma quadrada, circular ou octogonal e era orlada com pedras ou ladrilhos. Uma cobertura de argila foi colocada sobre a lareira à noite para evitar acidentes com fogo. Em um esforço para reduzir o acúmulo de fumaça, alguns arquitetos adicionaram uma chaminé a uma ou mais das janelas. Outras opções incluíam a construção de orifícios de ventilação através do telhado coberto por uma figura de terracota ou uma grelha - uma pequena estrutura como uma lanterna que às vezes podia girar com o vento - que era aberta ou fechada com um cordão.

Quando os Grandes Salões foram construídos no primeiro andar, a lareira foi movida contra uma parede e recebeu um capuz de pedra para capturar melhor a fumaça. A fumaça era expelida por um buraco na parede, geralmente por um contraforte externo. Eventualmente, no início do século 13 EC, uma lareira com uma chaminé embutida na parede tornou-se o melhor meio de aquecer a sala, mas mesmo uma grande - alguns corredores mediam até 18 metros (60 pés) de altura - geralmente não era suficiente para aquecer toda a sala. Os corredores posteriores, portanto, muitas vezes tinham várias lareiras. O Grande Salão do Castelo Kenilworth tem uma lareira em cada parede, incluindo uma enorme lareira tripla em uma extremidade. A eficiência das lareiras aumentou quando se descobriu que o uso de ladrilhos na parte traseira não apenas protegia a pedra dos danos do fogo, mas ajudava a refletir o calor de volta para o ambiente.

O SENHOR E A SENHORA DO CASTELO COM SUA ENTOURAÇÃO IMEDIATA GERALMENTE SENTAM-SE EM UMA PLATAFORMA LEVANTADA DE MADEIRA OU PEDRA NO FINAL DO SALÃO.

Salas e corredores se ramificavam do saguão e levavam às cozinhas, despensa e aposentos privados. Também pode haver uma escada de madeira ao longo de duas paredes que levam a câmaras privadas no andar seguinte. O corredor que levava às salas de serviço ficava geralmente escondido atrás de uma tela de madeira ornamentada e freqüentemente revestida de estantes. A entrada principal do salão era monitorada por um porteiro que controlava quem entrava e saía, principalmente depois que a acessibilidade ao senhor se tornou um privilégio por si só. Isso foi novamente coberto por uma tela de madeira com entradas em ambos os lados para que as correntes de ar fossem minimizadas. Uma galeria para músicos costumava ser construída acima dessa tela.

Remover publicidades
Advertisement

Banquetes

No jantar, longas mesas colocadas sobre cavaletes com bancos que os acompanhavam foram colocadas em todo o perímetro da sala. Estas foram preparadas para a hora das refeições, mas tornou-se uma marca de prestígio se houvesse espaço para manter uma mesa permanentemente no corredor. O senhor e a senhora do castelo com sua comitiva imediata geralmente se sentavam em uma plataforma elevada de madeira ou pedra no final do corredor - a mesa alta original e geralmente o local mais livre de correntes de ar. Apenas o senhor do castelo e às vezes sua senhora se sentava em uma cadeira; todos os outros tiveram que se contentar com os bancos. A disposição dos assentos estava bem definida. Disposta com uma toalha de mesa, cada lugar tinha uma faca, colher e xícara, enquanto compartilhados entre os comensais eram jarras para beber e um prato para sal. A iluminação era fornecida por rushlights, lamparinas a óleo feitas de tigelas, flares ou velas feitas de cera ou sebo (gordura animal). Essas luzes podem ser colocadas ao redor das paredes ou em candelabros móveis de ferro. O salão teria sido decorado para ocasiões especiais, como Natal e festas religiosas, usando plantas e flores locais, como ramos de azevinho e hera rasteira.

Declínio e legado

No final da Idade Média, à medida que os castelos se tornavam fortalezas menos defensivas e mais residências particulares, seus proprietários procuravam um maior conforto e privacidade do que o que poderia ser oferecido pelo Grande Salão. Como um escritor observou no século 14 EC, lordes e damas já estavam abandonando a ideia de comer no Salão Principal, pelo menos em uma base regular:

Ai do salão todos os dias da semana.

Lá o senhor e a senhora não gostam de se sentar.

Agora todo homem rico come sozinho

em uma câmara privada com uma chaminé

E sai do grande salão.

(Piers Plowman, William Langford, citado em Gies, 74)

Os proprietários do castelo preferiam, em vez disso, fazer as suas refeições nas pequenas câmaras privadas conhecidas como “salas de retiro”, longe dos olhares indiscretos, do ruído e das correntes de ar do Grande Salão. Por esta razão, por volta do século 17 EC, os Grandes Salões eventualmente evoluíram para o salão dos servos das grandes casas. Os Grandes Salões, infelizmente, caíram em ruínas junto com seus castelos medievais, mas alguns bons exemplos ainda sobrevivem, talvez o melhor sendo o Grande Salão de 33,8 x 16,8 m do Castelo de Winchester, construído entre 1222-35 EC.

O conceito certamente sobreviveu, mesmo que a maioria dos exemplos físicos não, pois o grande salão comunal já havia se enraizado em outros lugares. Grandes casas senhoriais copiaram a ideia dos castelos, e muitos edifícios posteriores, ansiosos por utilizar o fator de surpresa de uma sala grande para os visitantes, também empregaram grandes salões abertos. A reencarnação moderna do Grande Salão: o impressionante saguão de entrada que se ramifica em salas menores, ainda pode ser visto hoje em edifícios tão diversos como tribunais imponentes, museus nacionais e hotéis luxuosos.

Remover publicidades
Publicidade

Sobre o tradutor

Rafael de Quadros
Rafael is a Historian, Writer, Speaker, Columnist, Editor and Reviewer of Revista História Medieval, he also manages two portals of History in Brazil.

Sobre o autor

Mark Cartwright
Mark é autor, pesquisador, historiador e editor em tempo integral. Seus principais interesses incluem arte, arquitetura e descobrir as ideias que todas as civilizações compartilham. Ele possui mestrado em Filosofia Política e é diretor editorial da WHE.

Citar este trabalho

Estilo APA

Cartwright, M. (2018, Junho 05). Grande Salão [Great Hall]. (R. d. Quadros, Tradutor). World History Encyclopedia. Obtido de https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-17052/grande-salao/

Estilo Chicago

Cartwright, Mark. "Grande Salão." Traduzido por Rafael de Quadros. World History Encyclopedia. Última modificação Junho 05, 2018. https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-17052/grande-salao/.

Estilo MLA

Cartwright, Mark. "Grande Salão." Traduzido por Rafael de Quadros. World History Encyclopedia. World History Encyclopedia, 05 Jun 2018. Web. 19 Abr 2024.