Salona

Definição

Cristian Violatti
por , traduzido por Filipa Oliveira
publicado em 21 Abril 2013
X
translations icon
Disponível noutras línguas: Inglês
Amphitheatre, Salona (by Carole Raddato, CC BY-SA)
Anfiteatro, Salona
Carole Raddato (CC BY-SA)

Salona (actual Solin), antiga capital da província romana da Dalmácia no século IX, é uma cidade no estuário do rio Jadro na costa do Mar Adriático, nos subúrbios de Split, na Croácia.

Antes da Era Romana, Salona era um povoamento dos Dálmatas, povo Ilírios, que vivia na costa do Mar Adriático. Durante o século III a.C., os gregos estabelecidos na Ilha de Issa (actual Vis) fundaram um empório (centro comércial) um na costa norte e outro na costa sul de Salona. Em 117 a.C., o general romano Quinto Cecílio Metelo Macedônico invadiu a cidade, sendo completamente conquistada em 78 a.C.; e cerca do ano 33 a.C., Salona tornou-se uma colónia romana durante o Império de Augusto.

Remover publicidades
Advertisement

Alguns anos mais tarde, o Imperador Augusto conquistou a região desde o Danúbio até à costa do Mar Adriático, tendo ficado conhecida por Província Ilírias com a capital na cidade de Salona. Contudo a Província era demasiado grande e apresentava grandes desafios, pelo que, o Imperador Augusto decidiu dividir Ilírias em duas: a parte ocidental nomeada de Dalmácia com Salona como capital; que floresceu e adquiriu todas as características importantes de uma cidade romana: muralhas, teatro, anfiteatro para 15,500 espectadores e um fórum. Em 170 d.C. durante o Império de Marco Aurélio foi edificada uma nova muralha que fechava as três seções da cidade com cerca de 50,000 habitantes.

SALONA permaneceu romana por mais tempo que a maioria das cidades do Império Romano do Ocidente.

Salona permaneceu uma cidade romana por mais tempo que a maioria das cidades do Império Romano do Ocidente. Durante o século V, foi governada pelo Governador Júlio Nepos, o último a poder clamar o trono do Império Romano do Ocidente, que foi reconhecido como Imperador do Ocidente por um breve tempo (473-475) tendo sido deposto e regressado a Salona, contudo em 480 algumas pessoas ainda o reconheciam como Imperador. A cidade passou a fazer parte do Império Romano do Oriente, ou Império Bizantino, e posteriormente, em 493, foi oferecida ao Rei dos Ostrogodos, Teodorico, O Grande. Em 535, o Imperador Justino colocou Salona novamente sob o control de Roma e reconstruíu as fortificações tendo permanecido um dos principais portos do império.

Remover publicidades
Advertisement

É uma cidade particularmente importante para o estudo do Cristianismo Primitivo e da arquitectura. Durante os séculos V e VI construíram-se um grande número de igrejas e basílicas com grandes cemitérios onde se encontram sepultados martíres; bem como em 530 e 533 se efectuaram concílios regionais em Salona.

Salona Amphitheatre, Croatia
Anfiteatro, Salona, Croácia
Carole Raddato (CC BY-SA)

Pouco depois, os Eslavos invadiram as terras ao longo do Danúbio e começaram a ameaçar a cidade sem, contudo, chegarem à costa do Mar Egeu. Durante o resto do século VI, Salona foi uma cidade particularmente calma, somente apartir do século VII tudo começou a mudar rapidamente: devido ao colapso das defesas fonteiriças as tribos Eslavas moviam-se livremente por toda a região dos balcãs. Salona resistiu durante algum tempo, mas em 614 os seus habitantes abandonaram as casas e fugiram para Split, onde o Imperador Diocleciano tinha contruído um palácio, para o seu tempo de reforma, e que oferecia um maior porto de abrigo.

Remover publicidades
Advertisement

Remover publicidades
Publicidade

Bibliografia

A World History Encyclopedia é um associado da Amazon e recebe uma comissão sobre as compras de livros elegíveis.

Sobre o tradutor

Filipa Oliveira
Tradutora e autora, o gosto pelas letras é infindável – da sua concepção ao jogo de palavras, da sonoridade às inumeráveis possibilidades de expressão.

Sobre o autor

Cristian Violatti
Cristian é um palestrante e autor independente com uma forte paixão pelo passado da humanidade, inspirado pelas ricas lições da história. Seu objetivo é o de estimular ideias e despertar a curiosidade intelectual em sua audiência.

Citar este trabalho

Estilo APA

Violatti, C. (2013, Abril 21). Salona [Salona]. (F. Oliveira, Tradutor). World History Encyclopedia. Obtido de https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-11859/salona/

Estilo Chicago

Violatti, Cristian. "Salona." Traduzido por Filipa Oliveira. World History Encyclopedia. Última modificação Abril 21, 2013. https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-11859/salona/.

Estilo MLA

Violatti, Cristian. "Salona." Traduzido por Filipa Oliveira. World History Encyclopedia. World History Encyclopedia, 21 Abr 2013. Web. 26 Abr 2024.