Definição

Mark Cartwright
por , traduzido por Babeth Étiève-Cartwright
publicado em 14 Fevereiro 2013
X
translations icon
Disponível noutras línguas: Inglês, francês, espanhol, Turco
Pan & Eros (by Mark Cartwright, CC BY-NC-SA)
Pan e Eros
Mark Cartwright (CC BY-NC-SA)

Pā é uma figura da mitologia grega que era originalmente um deus pastoral da Arcádia. Acreditava-se que ele morava nas montanhas e florestas da Grécia e era considerado o patrono dos pastores, portanto, um de seus atributos é o lagobolon - uma armadilha para lebre. Estenão é totalmente humano na forma, suas pernas são de uma cabra e ele tem chifres brotando de sua cabeça. Associado à música e seus poderes mágicos, ele é o responsável pela invenção do instrumento musical siringe, mais conhecido como flauta de pã.

Pā inventa a flauta de pā

Uma grande variedade de mitos cercam a ascendência de Pā, mas Hermes é freqüentemente citado como seu pai e uma Ninfa como sua mãe. Na mitologia grega, Pan apaixonou-se pela ninfa Syrinx, filha de Ladon, o deus-rio. Fugindo de suas atenções, Syrinx implorou a Zeus para salvá-la e apenas quando Pan capturou a ninfa, Zeus a transformou em juncos. Enfurecido, Pã quebrou os juncos em pedaços, mas ao refletir ele foi atingido pelo remorso e chorou e beijou os juncos quebrados, tudo o que restava de sua amada. Ao beijar os juncos, descobriu que sua respiração poderia criar sons a partir deles e então ele fez o instrumento musical que levaria o nome da ninfa perdida.

Remover publicidades
Advertisement

Outras figuras femininas que despertaram o afeto de Pã foram as ninfas Eco e Piedosa e também Selene, a personificação da lua. Finalmente, em alguns mitos, Pã também tinha intenções amorosas com a deusa Afrodite.

Adoração de Pã

Associado à música e seus poderes mágicos, ele é o responsável pela invenção do instrumento mais conhecido como flauta de pã.

As cavernas eram frequentemente associadas à adoração ao deus, notadamente a caverna Korkykeion nas encostas do Monte Parnassos que era dedicado à adoração de Pã e ​​das Ninfas. Outra caverna usada como ponto de culto foi a caverna Vari, na Ática. Pastores, em particular, sacrificavam ao deus, geralmente crianças, cabras ou ovelhas ou ofereciam pequenas estátuas feitas de barro como oferendas votivas. Outras ofertas típicas de Pā incluíam vasos, lâmpadas e gafanhotos feitos de ouro. Junto com Artemis, ele também era tido em alta estima pelos caçadores e seu reino era visto como o de pequenos animais, como pássaros selvagens. Pã era particularmente associado a Delfos e Atenas, onde um culto ao deus foi estabelecido que incluía sacrifícios de cabras castradas e corridas de tochas. De acordo com o mito (contado por Heródoto), esse culto foi estabelecido em troca da ajuda de Pã aos atenienses na batalha de Maratona.

Remover publicidades
Advertisement

Panpipes
Flautas de Pã
Mark Cartwright (CC BY-NC-SA)

Representação de Pā na arte

Pã aparece na arte grega por volta de 500 a.C. e em suas primeiras representações na cerâmica grega ele é todo bode, de pé sobre as patas traseiras. Posteriormente, na cerâmica de figuras vermelhas, ele adquiriu a parte superior do corpo e a cabeça humanas, mas com chifres de cabra e frequentemente estava na companhia de Mênades e Sátiros. O deus também se tornou associado aos rituais e festividades associados a Dioniso. No século 4 a.C., Pã apareceu no verso das moedas cunhadas para a Liga Arcadiana.

No período helenístico, a popularidade do deus aumentou e ele ficou associado ao pânico que podia se espalhar entre os soldados no calor da batalha. Um excesso semelhante de emoção violenta (panolepsia) também pode dominar um indivíduo. Na época dos romanos, o deus ficou conhecido como o Todo, uma espécie de deus universal, que era um jogo de palavras com o outro significado da palavra pā.

Remover publicidades
Advertisement

Remover publicidades
Publicidade

Perguntas e respostas

O que significa 'pā'?

Em grego, "pā" significa "todos". Foi usado para o deus pastoral desse nome, talvez porque se pensava que ele vivia em todo o lado e em qualquer lugar onde houvesse natureza.

Quem é Pā, o deus de?

Pā era um deus pastoral na Grécia antiga. Estava ligado aos pastores e à música, especialmente aos panpipes que ele inventou.

Como é que Pā foi venerado?

Pā era adorado em grutas de todos os tipos na Grécia antiga. Os pastores, em particular, ofereciam sacrifícios de cabras ou comida ao deus para a sua protecção.

Bibliografia

A World History Encyclopedia é um associado da Amazon e recebe uma comissão sobre as compras de livros elegíveis.

Sobre o tradutor

Babeth Étiève-Cartwright
Babeth a enseigné l'anglais au British Council de Milan. Elle parle couramment le français, l'anglais et l'italien et a 25 ans d'expérience dans le domaine de l'éducation. Elle aime voyager et découvrir l'histoire et le patrimoine d'autres cultures.

Sobre o autor

Mark Cartwright
Mark é autor, pesquisador, historiador e editor em tempo integral. Seus principais interesses incluem arte, arquitetura e descobrir as ideias que todas as civilizações compartilham. Ele possui mestrado em Filosofia Política e é diretor editorial da WHE.

Citar este trabalho

Estilo APA

Cartwright, M. (2013, Fevereiro 14). Pā [Pan]. (B. Étiève-Cartwright, Tradutor). World History Encyclopedia. Obtido de https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-11290/pa/

Estilo Chicago

Cartwright, Mark. "." Traduzido por Babeth Étiève-Cartwright. World History Encyclopedia. Última modificação Fevereiro 14, 2013. https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-11290/pa/.

Estilo MLA

Cartwright, Mark. "." Traduzido por Babeth Étiève-Cartwright. World History Encyclopedia. World History Encyclopedia, 14 Fev 2013. Web. 24 Abr 2024.