Aulo

Mark Cartwright
por , traduzido por Jonas Tenfen
publicado em
Translations
Versão Áudio Imprimir PDF
Greek Double Aulos (by Mark Cartwright, CC BY-NC-SA)
Diaulo grego Mark Cartwright (CC BY-NC-SA)

O aulo era um instrumento musical de sopro tocado pelos gregos antigos. Também era conhecido como kalamos ou libykos lotos, que se referia ao material do qual parte do instrumento era feita: respectivamente, o junco e a planta de lótus da Líbia. Talvez o instrumento mais comumente tocado na música grega, o aulo era tocado em festivais, procissões de nascimentos e mortes, jogos atléticos (para os atletas manterem seus exercícios ritmados), ocasiões sociais e apresentações de tragédias no teatro grego. Era associado ao deus Dionísio e frequentemente tocado em festas privadas.

Características

O som produzido por um auleta (intérprete) era rítmico e penetrante, e frequentemente acompanhado de um coral masculino.

Feito de cana, buxo, osso, marfim ou, ocasionalmente, metais como bronze e cobre, o tubo circular (bombyke) era equipado com um, dois ou três bocais bulbosos que davam ao instrumento um tom diferente. O próprio tubo podia ser composto de até cinco seções intimamente interligadas. O som era produzido soprando e vibrando a palheta simples ou dupla (glottides) dentro do bocal. Sete furos (tremata) eram cortados ao longo do tubo, às vezes com um furo adicional para produzir outra oitava de notas. A tonalidade podia ser ajustada girando anéis de bronze entre o bocal e o tubo. Frequentemente, dois aulos eram encaixados juntos (diaulo) no bocal para produzir um som mais rico ou uma melodia dupla. O som produzido por um auleta (intérprete) era rítmico e penetrante, e frequentemente acompanhado de um coral masculino.

Remover publicidades
Publicidade

Tocadores de aulo de Tebas (c. 400 a.C.) são creditados como inventores de anéis e chaves (pronomos) feitos de prata e bronze que podiam abrir ou fechar vários orifícios no instrumento, funcionando de forma muito semelhante às teclas de instrumentos de sopro modernos, como o clarinete.

Aulos Player
Tocador de aulo James Lloyd (Copyright, fair use)

Exemplares Remanescentes

Os primeiros exemplares remanescentes de aulos foram encontrados em Koilada, Tessália, e datam do período Neolítico (c. 5000 a.C.). Esses instrumentos são esculpidos em osso e têm cinco furos, dispostos irregularmente ao longo de seu comprimento. Um diaulo completo em osso com anéis tonais em bronze do século IV a.C. provém de Tessalônica, e muitas peças fragmentárias foram escavadas em Delos, onde também há evidências de uma oficina. As primeiras representações na arte vêm de pequenas estátuas de mármore de Keros, nas ilhas Cíclades (2700-2300 a.C.). Tocadores de aulos, tanto homens quanto mulheres, são comumente retratados em vasos áticos de figuras vermelhas e pretas do século VII a.C., que também incluem representações de Hércules e sátiros tocando o instrumento. A cerâmica decorada também, ocasionalmente, retrata a tira de couro (phorbeia) que mantinha o instrumento em posição sobre a boca e até mesmo o estojo do instrumento (sybene) sobre o ombro do tocador.

Remover publicidades
Publicidade

Remover publicidades
Publicidade

Bibliografia

A Enciclopédia da História Mundial é uma Associada da Amazon e recebe uma contribuição na venda de livros elígiveis

Sobre o Tradutor

Jonas Tenfen
Jonas é professor de ensino médio no Brasil. Ele dedica sua vida profissional à gramática e à literatura, e ele também trabalha como tradutor e redator.

Sobre o Autor

Mark Cartwright
Mark é escritor, pesquisador, historiador e editor. Tem grande interesse por arte, arquitetura e por descobrir as ideias compartilhadas por todas as civilizações. Possui mestrado em Filosofia Política e é Diretor Editorial da WHE.

Cite Este Artigo

Estilo APA

Cartwright, M. (2025, março 14). Aulo. (J. Tenfen, Tradutor). World History Encyclopedia. https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-10992/aulo/

Estilo Chicago

Cartwright, Mark. "Aulo." Traduzido por Jonas Tenfen. World History Encyclopedia, março 14, 2025. https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-10992/aulo/.

Estilo MLA

Cartwright, Mark. "Aulo." Traduzido por Jonas Tenfen. World History Encyclopedia, 14 mar 2025, https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-10992/aulo/.

Remover publicidades