Nice

A Deusa Grega da Vitória
Mark Cartwright
por , traduzido por Filipa Oliveira
publicado em
Translations
Versão Áudio Imprimir PDF
Nike (by Mark Cartwright, CC BY-NC-SA)
Nice Mark Cartwright (CC BY-NC-SA)

A antiga deusa grega Nice (Niké) personificava o ideal de vitória. Tais personificações de termos ideais eram comuns na antiga cultura grega; outros exemplos incluem a Sabedoria, o Conhecimento e a Justiça. Geralmente, a estas divindades personificadas não lhes eram concedidas personalidades e histórias humanas, ao contrário dos outros deuses do panteão grego. Por esta razão há poucas referências de Nice na cultura grega além do facto de ser filha de Estige (filha do Oceano) e de Palas, o Titã; e tinha três irmãs, também divindades personificadas, Zelo (Rivalidade), Crato (Supremacia) e Bias (Força) que, juntamente com Nice, estavam sempre sentadas ao lado do poderoso Zeus no Monte Olimpo.

A deusa era uma figura popular na arte grega antiga, aparecendo na escultura, na cerâmica e nas moedas. De acordo com a descrição de Hesíodo a "Nice dos tornozelos belos" é retratada alada e frequentemente ostenta à sua frente a grinalda da vitória., que apresenta aos outros deuses ou aos heróis e atletas vitoriosos. A representação em estátura mais antiga de Nice alada sobrevivente é a de Delos e data de 550 a.C. e tendo sido muito provavelmente esculpida por Arquermo. A estátua está no estilo Arcaico e adota a pose típica do período, com os joelhos dobrados e em movimento de corrida. Na cerâmica Ática do século V ao IV a.C., Nice também é frequentemente vista a conduzir uma biga ou, por vezes, de pé ao lado de um altar ou de um touro sacrificial.

Remover publicidades
Publicidade
De acordo com a descrição de Hesíodo a "Nice dos tornozelos belos" é retratada alada e frequentemente ostenta à sua frente a grinalda da vitória.

Um dos epítetos mais comuns da deusa Atena era Atena Nice e no final da década de 420 a.C. foi construído um templo a Atena como Vitória na Acrópole de Atenas, com acrotérios de bronze (decoração adicional) nos cantos, na cumeeira central do telhado do templo a representação de Nice, e o próprio templo era rodeado por um balaustre decorado com um friso com figuras de Nice a conduzir touros para o sacrifício e a erguer vários troféus, como armas e armaduras.

Nice também apareceu em escultura decorativa noutros edifícios, tanto em frisos como em muitos telhados de templos como acrotério; bem como em muitas moedas da Trácia à Macedónia, por exemplo, aparece num decadracma de prata de Siracusa (Sicília) onde coroa um condutor de biga (cerca de 400 a.C.). Também, foram erguidas estátuas de Nice para comemorar as vitórias militares, sendo um exemplo famoso a Nice de 1,4 m de altura (490-480 a.C.) na acrópole, dedicada ao general Calímaco, morto na batalha de Maratona, onde os Gregos venceram os Persas.

Remover publicidades
Publicidade
Nike of Paionios
Nice de Peónio Mark Cartwright (CC BY-NC-SA)

Na antiguidade, as representações mais celebradas de Nice faziam parte das grandes estátuas do século V a.C. das divindades de Atena e de Zeus, que se encontravam, respetivamente, dentro do Párternon de Atenas e do Templo de Zeus em Olímpia. Estas estátuas criselefantina de tamanho superior ao real foram feitas a partir de um núcleo interno de madeira sumptuosamente coberto de marfim esculpido e ouro polido. O rosto, o tronco, as pernas e os braços eram de marfim esculpido, e o cabelo e as roupas de folha de ouro. Em ambos os casos, o deus segurava na mão direita uma estátua de Nice, sempre intimamente associada a Atena, e, no caso de Zeus e dos jogos pan-helénicos de Olímpia, remete ao seu papel como atribuidora de prémios. A estátua de Zeus era considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, e o pai dos deuses estava sentado num trono maciço e ricamente decorado com mais figuras de Nice nas pernas. Apesar de nenhuma das estátuas ter sobrevivido, as descrições de Pausânias, as cópias romanas menores e os desenhos nas moedas ajudam-nos a vislumbrar a magnificência que se perdeu.

Uma terceira representação, que deve ter causado um certo grau de admiração aos antigos, foi a estátua de Nice de Peónio (Peônio) erguida sobre um pedestal triangular de nove metros de altura mesmo em frente ao Templo de Zeus em Olímpia. Dedicada ao santuário pelos Messénios e Naupactianos após a vitória sobre os Espartanos em Esfactéria em 424 a.C., a estátua de Nice media três metros de altura e teria dominado todas as outras estátuas dedicadas no local. Esculpida no estilo rico popular no final do século V a.C. e com um quíton, que é simultaneamente ondulante e aderente, com as asas abertas, dando a impressão que a deusa acabou de pousar suavemente no pedestal.

Remover publicidades
Publicidade

Remover publicidades
Publicidade

Bibliografia

A Enciclopédia da História Mundial é uma Associada da Amazon e recebe uma contribuição na venda de livros elígiveis

Sobre o Tradutor

Filipa Oliveira
Tradutora e autora, o gosto pelas letras é infindável – da sua concepção ao jogo de palavras, da sonoridade às inumeráveis possibilidades de expressão.

Sobre o Autor

Mark Cartwright
Mark é escritor, pesquisador, historiador e editor. Tem grande interesse por arte, arquitetura e por descobrir as ideias compartilhadas por todas as civilizações. Possui mestrado em Filosofia Política e é Diretor Editorial da WHE.

Cite Este Artigo

Estilo APA

Cartwright, M. (2025, outubro 21). Nice: A Deusa Grega da Vitória. (F. Oliveira, Tradutor). World History Encyclopedia. https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-10301/nice/

Estilo Chicago

Cartwright, Mark. "Nice: A Deusa Grega da Vitória." Traduzido por Filipa Oliveira. World History Encyclopedia, outubro 21, 2025. https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-10301/nice/.

Estilo MLA

Cartwright, Mark. "Nice: A Deusa Grega da Vitória." Traduzido por Filipa Oliveira. World History Encyclopedia, 21 out 2025, https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-10301/nice/.

Remover publicidades