Arte Parta

Definição

Patrick Scott Smith, M. A.
por , traduzido por Rafael de Quadros
publicado em 13 Novembro 2020
X
translations icon
Disponível noutras línguas: Inglês, francês, italiano, espanhol
Parthian Belt Ornament (by Metropolitan Museuem of Art, Copyright)
Ornamento de cinto parta
Metropolitan Museuem of Art (Copyright)

A arte parta floresceu no corredor cultural da Eurásia desde o final das centenas AEC até o início dos séculos I e II AEC. Com o Império Parta (247 AEC - 224 EC) estendendo-se da Índia e China no leste até a costa do Mediterrâneo no oeste, tendo conquistado o Império Selêucida (312-63 AEC) de muitos povos e culturas, as influências vieram de muitos quadrantes . Pegando emprestado do leste e do oeste, o amálgama deles era facilmente identificado como parta. Eles não apenas criaram seu próprio vestido distinto, quase estranho, seus motivos frontais e circulares na arte e arquitetura e seu uso de design geométrico e florido para decoração de parede influenciaram os padrões de arte que ressoam no Oriente Médio até hoje.

POR CAUSA DA LOCALIZAÇÃO DE SEU IMPÉRIO E SUA ORIGEM NA ÁSIA CENTRAL, OS PARTIÃES TINHAM COMO SUA FONTE UMA VASTA GAMA DE INFLUÊNCIAS.

Influências Culturais

Vindo da estepe da Ásia Central, a leste do mar Cáspio, os partas primeiro teriam trazido consigo as influências culturais de seus primos citas. Desde o início, parece que eles mantiveram influências musicais comuns à Cítia e à Ásia como um todo. Mas em sua interação com os gregos selêucidas, embora no início adotassem as vestes gregas, eles voltariam ao motivo de calças e túnicas de suas origens.

Remover publicidades
Advertisement

Alguns estudiosos presumiram que o afastamento da Pártia das influências helenísticas foi por causa de sua competição com Roma. De qualquer forma, diferente dos gregos selêucidas, os partos desenvolveram seus próprios estilos artísticos e arquitetônicos únicos. Mas, em última análise, devido à localização de seu império e sua origem na Ásia Central, os partos tiveram como fonte uma ampla gama de influências quando se tratava de arte e arquitetura, como descreve Daryoosh Akbarzadeh:

Evidências arqueológicas atestam a grandeza da cultura e da arte da era parta. A herança cultural associada a esta época foi descoberta em uma vasta extensão, desde as fronteiras da China e da Ásia Central até a Mesopotâmia e a Síria, no oeste. (76)

Artigos de Artesanato e Artesãos

Cássio Dio (c. 164 - 229/235 EC) diz que o principal motivo do ataque de Crasso (115-53 AEC) à Pártia foi que eles eram "extremamente ricos". (40.12) O motor dessa prosperidade veio principalmente da aquisição da Mesopotâmia. O controle da lucrativa Rota da Seda leste-oeste através da área dos rios Tigre e Eufrates trouxe aos partas produtos de alta demanda do leste, como seda, especiarias, nardo e raiz de costus - usados ​​para fins medicinais - que teriam sido comercializados e vendidos em um prêmio. O acúmulo de tal riqueza criou uma demanda por bens de luxo.

Remover publicidades
Advertisement

Parthian Earrings
Brincos partas
The Trustees of the British Museum (Copyright)

Praticamente sem uso industrial para os antigos, o ouro era o último item de luxo transformado em objetos estéticos de beleza. Para os partas, muito ouro era fornecido por várias de suas províncias. Conseqüentemente, além da cama dourada, trono e armadura pessoal do rei e seu corcel em tempos de guerra, o uso estético do ouro pelos nobres parece abundante. Usado como presente do rei para dignitários e para cortinas e tapeçarias do palácio, o tecido de ouro era uma parte comum das roupas e cocares nobres. Também eram usados ​​chapéus pontudos de tecido dourado e fitas de ouro presas aos bonés. Ainda mais comuns eram braceletes, pulseiras, colares, anéis e brincos de ouro. Parece que o ouro era abundante o suficiente, até mesmo as rédeas de alguns cavalos de guerra eram cravejadas de ouro. Tão procurado quanto, e outro motivo pelo qual Roma queria derrotar Pártia, era o cristal de rocha da Índia e o cristal de fluorita fluorescente do Irã. Os itens de luxo do cristal eram amplamente cobiçados e transformados em copos, taças, joias e frascos de maquiagem que atraiam os olhos.

Parte integrante do que define um item de luxo é que ele agrada aos olhos e contém apelo estético, mas mesmo os itens utilitários são frequentemente estilizados. Em nosso mundo de hoje, a principal função do carro é nos levar do ponto A ao ponto B, mas o estilo exterior e o design interior tornaram-se essenciais para as vendas e a fabricação. O mobiliário é o mesmo: além da função, a estética é elementar, e os antigos não eram diferentes nesse aspecto. A mobília parta era mais do que funcional; por suas moedas, vemos o que poderia ser um desenho de cadeira popular, especialmente entre os nobres. Em mais de uma questão, o rei é mostrado sentado no que parece ser uma cadeira no nível do solo com um design interessante de esferas empilhadas para as pernas, assento e encosto da cadeira.

Remover publicidades
Advertisement

Parthian Silver Coin
Moeda de prata parta
The Trustees of the British Museum (Copyright)

Enquanto a classe dominante desfrutava de um elevado nível de luxo, criando demanda por artistas e artesãos, os partas também investiram na melhoria da infraestrutura existente e na construção de novas. Essa expansão significaria uma demanda por arquitetos, construtores e pedreiros. Os partas realizaram uma construção significativa em Ctesiphon, perto de Selêucia, no Tigre, erguendo muitos edifícios públicos e promovendo artes e ofícios e outras atividades comerciais "lucrativas para seus mestres". (Estrabão, Geografia 16.1.28) O status elevado da classe empresarial teria criado sua própria demanda por bens de luxo, e a arte seria onipresente, mesmo entre as classes empresariais.

Arte em Arquitetura

A Pártia também beneficiou seus súditos e a si próprios com grande prosperidade e uma construção da infraestrutura existente com arquitetura que exibia seus próprios gostos artísticos únicos. Fora de suas fortificações, alguns dos projetos mais estéticos da Parthia incluiriam sua reforma em Ecbátana. Políbio descreve Ecbátana como "superior a outras cidades em riqueza e esplendor". Um palácio perto da cidadela da cidade era gigantesco e de grande beleza. “Cobrindo um terreno cujo circuito tem quase sete estádios” (quase uma milha ao redor), as vigas, colunas, arabescos e tetos do palácio eram cobertos com ouro e prata, enquanto os ladrilhos eram todos de prata (Políbio 10.27). Embora muito ouro e prata tenham sido despojados na época dos partas, desde que se tornou a residência de verão do rei, como suas melhorias em Ctesiphon, os partas provavelmente começaram a devolver Ecbátana à sua antiga glória.

Na Síria, a Pártia transformou Dura Europas, seu centro administrativo provincial, completo com um palácio, Mithraim, bazar e, típico de sua inclinação multicultural, uma sinagoga judaica. Outros projetos incluíram o reflorestamento de cidades antigas como Assur, Uruk e Nimrud, para incluir a adição de casas e templos fabulosos com abóbadas de barril, enquanto incorporava a inovação arquitetônica parta de entradas abertas e abobadadas chamadas iwans. A influência do iwan parta no projeto arquitetônico do Oriente Médio ressoa até hoje.

Remover publicidades
Advertisement

Western and Northern Iwan, Masjed-e Imam
Iwan Ocidental e Setentrional, Masjed-e Imam
youngrobv (CC BY-NC)

Além de seu advento iwan, sua arquitetura empregou interessantes motivos circulares. Arquitetonicamente, os partas deixaram no lugar as estruturas selêucidas existentes que copiavam naturalmente o layout retangular helenístico com recursos triangulares e colunatas. No entanto, onde podia, os partos procuraram ser diferentes. Na entrada de um templo grego, passa-se por um pórtico de colunas. Entrando no templo parta em Hatra, chega-se sob o olhar de graciosos arcos iwan. A mistura de colunas de estilo grego e frontões triangulares com vários arcos parta em Hatra dá ao templo seu apelo único na calçada. Na Parthian Assur, o uso de arcos partas é novamente apresentado com destaque.

Fortifications of Hatra, Reconstructed
Fortificações de Hatra, reconstruídas
Budget Direct Travel Insurance (Copyright)

Além disso, em Nisa, sua capital original, os partas novamente escolheram a circularidade como uma característica arquitetônica proeminente. Lá, os arquitetos partas construíram uma cúpula que comandava a vista do horizonte da cidade. Ao contrário das cúpulas romanas que ficavam no topo de estruturas de suporte, as paredes da cúpula de Nisa corriam até o chão. Um edifício quadrado circundante continha a projeção externa das paredes da cúpula. A influência da Ásia Central pode ter vindo de Chorasmia. Comparando as estruturas circulares do mausoléu na necrópole Chorasmian de Tagisken com o Salão Redondo de Nisa, Antonio Invernizzi afirma:

As estruturas acima compartilham com o Hall Redondo o layout da estrutura interna - um círculo em um perímetro quadrado - e a técnica de construção baseada em elementos centrais. Com dimensões comparáveis, a orientação dos edifícios é mais ou menos semelhante e, por último, a função dos edifícios é comparável num sentido mais geral: funerária em Tagisken, comemorativa dos antepassados em Nisa. (86-87)

Motivos Artísticos Únicos

Enquanto a arquitetura parta incorporava elementos de circularidade de maneira única, sua arte incluiria o motivo da frontalidade. Em comparação, onde figuras egípcias e persas fazem declarações de poder, as esculturas gregas e romanas desviam o olhar do observador, olhando para alguém ou algo. Um estilo que os bizantinos adotariam mais tarde, os modelos partas olham para o futuro, fazendo conexões pessoais entre eles e o espectador.

Remover publicidades
Advertisement

Parthian Worshipper
Adorador Parto
Metropolitan Museum of Art (Copyright)

Outra distinção é que os partas costumam abandonar o semblante mais sóbrio dos gregos e romanos. Aprofundando a relação direta entre o assunto e o observador, algumas figuras parecem quase amigáveis. Além disso, além da fabricação criativa de joias de metais preciosos, bronze, terracota e figuras de pedra, as paredes internas decoradas são mais uma vez um testemunho da escolha artística e da criatividade partas. As superfícies das paredes em Assur eram lindamente adornadas com estuque trabalhado usando padrões geométricos e florais que são um precursor notável de designs adotados por artistas muçulmanos. Essas decorações teriam alegrado qualquer ambiente com a aplicação de cores complementares e contrastantes.

Parthian Architectural Ornament from Ashur
Ornamento Arquitetônico Parto de Assur
Osama Shukir Muhammed Amin (Copyright)

NAS FESTAS PARTHIANAS, A FLAUTA, O TUBO E OS BATERIAS FORAM ACOMPANHADOS PELOS SONS ERÓTICOS DE UM INSTRUMENTO COM CORRENTE CHAMADO DE SAMBUCA.

Música e Dança

Though we might think of the Parthians as serious rulers driven to conquer and compete commercially, times of levity and leisure were equally important. Music and dancing are a part of humankind's cultural DNA, and the Parthians were no different. When Surena orchestrated a triumph through Seleucia's streets, singers, dancers, and musicians played a big part. At Parthian feasts, the flute, pipe, and drums were accompanied by the erotic sounds of a stringed instrument called the sambuca. The climax of the celebrations, in harmony and cue with the music, would end with a dance choreography.

While we have few written accounts of Parthia's love of music, we can turn to their cultural cousins, the Scythians, for the sophistication of their ardor. From Scythian kurgans comes a plethora of artifacts depicting daily life. Part of that discovery reveals their love of music. Found at the Sachnovka kurgan is a golden headband showing a man playing the lyre. Pan pipes made from bird bones were found at kurgan 5 at Skatovka. In several tombs at Pazyryk, ox-horn drums were unearthed, but at kurgan 2, an amazing find, a harp-like instrument that had at least four strings was discovered. Barry Cunliffe describes it as “made from a single hollowed-out wooden resonator, the middle part of the body was covered by a wooden sounding board, while sounding membranes were stretched over the open part of the body” (226-27). The tones issued forth from this instrument by a skilled musician must have been truly remarkable.

Vestido parta

Embora os partas em alguns aspectos fossem liberais no uso varietal de estilos artísticos e arquitetônicos, quando se tratava de roupas, maior uniformidade era a norma, pelo menos entre a classe dominante. Coincidindo com o auge do poder do império, no final do século 1 AEC, a túnica com cinto e o terninho tornaram-se populares em todo o império. Roupas largas e justas com múltiplas pregas horizontais, às vezes de forma exagerada, tornaram-se a rave para ambos os sexos. Para acentuar ainda mais sua afirmação, as calças masculinas com pregas às vezes eram feitas para parecerem enormes ao redor das pernas. Em um exemplo, para atingir um volume ainda maior, as pregas parecem ser amplamente recheadas e acolchoadas. Ostentando longos bigodes, geralmente com barbas bem cuidadas, a aparência pessoal dos nobres partas incluía um penteado bufante de comprimento moderado preso por uma faixa na cabeça. Mas, acima de tudo, era a prega horizontal que era universal para os nobres partas.

Statue of a Young Military Commander, Hatra
Estátua de um Jovem Comandante Militar, Hatra
Osama Shukir Muhammed Amin (Copyright)

Como regra geral, as pregas podem exigir dois terços a mais de tecido do que o comprimento desejado. A tendência parta para pregas horizontais de cima para baixo significava um uso exorbitante de tecido. Além disso, as aparências folgadas representadas em algumas estátuas parecem ser as de seda mais cara e cobiçada. Algumas estátuas também revelam grandes quantidades de folhas intrincadas e bordados florais. Em contraste com as pregas horizontais, fileiras de botões de latão, prata ou ouro podiam correr verticalmente, com linhas únicas de “moedas” transportadas até a ponta do sapato dos nobres.

Essa exibição exagerada de moda encontrada nas estátuas alcançou várias coisas para os partos. Primeiro, isso os diferenciava. As características universais de sua moda compartilhada os tornavam facilmente identificados como partas. Onde quer que fossem, um protocolo de comportamento seria esperado. Além disso, saber quem eram os governantes por seu traje teria sido essencial em um vasto reino de culturas variadas. A diversidade de culturas dentro de seu reino, conseqüentemente, acentuou a necessidade de uniformidade de roupas exclusivas. Por fim, o uso abundante de tecidos caros, bordados demorados e adornos festonados também indicavam uma riqueza distinta. Embora conhecidos por sua diplomacia e mente aberta em relação às diferentes culturas dentro de seu reino, sua extrema riqueza foi conquistada e mantida pelo poderio militar. Conseqüentemente, a exibição de riqueza em suas roupas também indicava uma demonstração de poder parta.

Legado

Como a descoberta recente atesta, a origem das calças foi uma invenção prática por um povo da Ásia Central que andava a cavalo c. 3.000 anos atrás. Das próprias culturas de cavalos, os citas e partas também os usavam, mas foram os partos que trouxeram a túnica / terninho para um novo patamar de estilo, como uma moda única e identificável da classe dominante. Enquanto os sassânidas, sucessores da Pártia, continuavam com sua versão do terno de calça-túnica, seriam os turcos otomanos que voltariam mais amplamente para a túnica alongada e a calça balonada tipo parta chamada sirwal. O sirwal, em diferentes formas, ganha popularidade até hoje.

Ottoman Uniforms
Uniformes otomanos
Arif Paşa (Public Domain)

Artisticamente, os motivos de frontalidade e simpatia de suas pinturas e esculturas também foram influentes. Embora o olhar direto do sujeito para o espectador seja um tema usado pelos artistas hoje, os artistas bizantinos também o incorporaram, embora com semblantes sempre sóbrios. Em contraste, e talvez exclusivo dos partas, parece que poucos artesãos tentaram uma comunicação tão direta e amigável. Um dos temas é mãos levantadas segurando presentes de hospitalidade; outro é onde o assunto acena para o visualizador. Curiosamente, as imagens partas também podem indicar a maneira como governavam: com uma atitude diplomática, amistosa e complacente para com as pessoas que governavam, embora lembrando a disposição da Pártia para a guerra, se necessário.

Finalmente, arquitetonicamente, ao comparar o advento parta da entrada do iwan e nichos arqueados de dois andares para a estética das paredes externas com a arquitetura moderna do Oriente Médio, as semelhanças são notáveis. Além disso, embora a tentativa de Parthia de um amálgama de circularidade oriental com elementos arquitetônicos retangulares e triangulares ocidentais seja evidente em Hatra, seu uso de decoração de parede geométrica e floreada também teve ampla influência. Como afirma Parvaneh Pourshariati:

Na arte, na arquitetura e mesmo nas tradições de governo, a contribuição parta para a cultura iraniana subsequente e para as tradições culturais das regiões como um todo está sendo gradualmente e cada vez mais estabelecida. (23-24)

Remover publicidades
Publicidade

Sobre o tradutor

Rafael de Quadros
Rafael is a Historian, Writer, Speaker, Columnist, Editor and Reviewer of Revista História Medieval, he also manages two portals of History in Brazil.

Sobre o autor

Patrick Scott Smith, M. A.
Patrick Smith, M.A., apresentou pesquisas para as Escolas Americanas de Pesquisa Oriental e a Academia de Ciências do Missouri. Como redator da Associação para o Estudo Científico da Religião, ele ganhou o Prêmio Frank Forwood de 2015 por Excelência em Pesquisa.

Citar este trabalho

Estilo APA

A., P. S. S. M. (2020, Novembro 13). Arte Parta [Parthian Art]. (R. d. Quadros, Tradutor). World History Encyclopedia. Obtido de https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-19275/arte-parta/

Estilo Chicago

A., Patrick Scott Smith, M.. "Arte Parta." Traduzido por Rafael de Quadros. World History Encyclopedia. Última modificação Novembro 13, 2020. https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-19275/arte-parta/.

Estilo MLA

A., Patrick Scott Smith, M.. "Arte Parta." Traduzido por Rafael de Quadros. World History Encyclopedia. World History Encyclopedia, 13 Nov 2020. Web. 19 Abr 2024.