
O princípio de Yin e Yang é que todas as coisas existem como opostos inseparáveis e contraditórios, por exemplo, feminino-masculino, escuridão-luz e velho-novo. O princípio, que data do século III AEC ou mesmo antes, é um conceito fundamental na filosofia e na cultura chinesa em geral. Os dois opostos de Yin e Yang atraem-se e complementam-se e, como o seu símbolo ilustra, cada lado tem no seu núcleo um elemento do outro (representado pelos pontos pequenos). Nenhum pólo é superior ao outro e, como um aumento em um acarreta uma diminuição correspondente no outro, um equilíbrio correto entre os dois pólos deve ser alcançado de modo a alcançar a harmonia.
Origem
O conceito de Yin e Yang tornou-se popular com o trabalho da escola chinesa de Yinyang, que estudou filosofia e cosmologia no século III AEC. O principal proponente da teoria foi o cosmologista Zou Yan (ou Tsou Yen), que acreditava que a vida passava por cinco fases (Wu Xing) - fogo, água, metal, madeira, terra - que se trocavam continuamente entre si de acordo com o princípio de Yin e Yang.
O que é Yin?
Yin é:
- feminino
- preto
- escuro
- norte
- água (transformação)
- passivo
- lua (fraqueza e a deusa Changxi)
- terra
- frio
- velho
- números pares
- vales
- pobre
- suave
- e dá espírito a todas as coisas.
Yin atinge o seu auge de influência com o solstício de inverno. Yin também pode ser representado pelo tigre, a cor laranja e uma linha partida nos trigramas do I Ching (ou Livro das Mutações).
O que é Yang?
Yang é:
- masculino
- branco
- luz
- sul
- fogo (criatividade)
- ativo
- sol (força e o deus Xihe)
- céu
- quente
- jovem
- números ímpares
- montanhas
- rico
- duro
- e dá forma a todas as coisas.
Yang atinge o seu auge de influência com o solstício de verão. Yang também pode ser representado pelo dragão, a cor azul e um trigrama de uma linha contínua.
Em Mitologia & Religião
Na mitologia chinesa, Yin e Yang nasceram do caos quando o universo foi inicialmente criado e acredita-se que existam em harmonia no centro da Terra. Durante a criação, a sua conquista do equilíbrio no ovo cósmico permitiu o nascimento de Pangu (ou P'an ku), o primeiro ser humano. Adicionalmente, os primeiros deuses Fuxi, Nuwa e Shennong nasceram a partir de Yin e Yang. Na religião chinesa, os Taoistas favorecem o Yin, enquanto os Confucionistas preferem Yang, mantendo o foco principal nas suas respetivas filosofias. Os Taoistas enfatizam a reclusão, enquanto os Confucionistas acreditam na importância do envolvimento na vida.
Conforme expresso no I Ching, a relação em constante mudança entre os dois pólos é responsável pelo fluxo constante do universo e da vida em geral. Quando há um desequilíbrio muito grande entre Yin e Yang, podem ocorrer catástrofes como inundações, secas e pragas.