Indumentária da Grécia Antiga

Artigo

Joshua J. Mark
por , traduzido por Isabella Cardoso Rodrigues
publicado em 13 Julho 2021
X
translations icon
Disponível noutras línguas: Inglês, francês

Os gregos antigos não eram exigentes com suas vestimentas. As roupas que usavam eram feitas apenas com base na sua funcionalidade, e eram simples. Um único pedaço de tecido poderia ser estilizado e reestilizado para se adequar a uma ocasião específica ou a uma moda. Com os verões gregos sendo brutalmente quentes, quanto menos tecido para se lidar, melhor.

Tecidos

Os tecidos que os gregos usavam para suas roupas eram fabricados em casa (frequentemente um material de lã pesada), ou feitos de linho importado. Para cada membro da família, exceto crianças, que geralmente não vestiam nada, uma roupa consistia em um pedaço de tecido retangular ou quadrado, alfinetes para prender e, às vezes, sapatos e/ou chapéus. Os panos eram dobrados em volta do corpo e presos nas costuras laterais e ombros, também sendo utilizados cintos. Por mais que pareça que os gregos andavam por aí usando sacos de batata simples, as roupas eram tingidas com cores vibrantes e decoradas com padrões enfeitados.

Remover publicidades
Advertisement

Greek Peplos Dress
Vestido grego Peplos
Mark Cartwright (CC BY-NC-SA)

Tipos de roupas

O estilo e tipo das roupas dependiam de quem estava os vestindo, e o trabalho ou função requeridos da pessoa. Existiam diversos tipos de vestuário, derivadas de uma túnica básica. A túnica era vestida por ambos homens e mulheres, e variava em comprimento de acordo com o trabalho e o gênero. Era geralmente amarrado na cintura, e também preso nas costuras, dependendo do estilo de cada roupa.

Um chiton era um tipo de túnica usado por homens gregos e feito de um linho mais leve.

Um chiton era um tipo de túnica usado por homens gregos, e feito de um linho mas leve, já que eles ficavam fora de casa com mais frequência e assim precisariam de roupas mais confortáveis (especialmente no verão). Podia ser posicionado acima dos dois ombros, ou só de um. Quando era posicionado em um ombro, comumente o esquerdo, era conhecido como exomie. Esse tipo de chiton era usado para andar a cavalo, trabalhar ou se exercitar.

Remover publicidades
Advertisement

Um peplos (ou peplum) era um tipo de túnica usado por mulheres. Usualmente feito de uma lã mais pesada, essa vestimenta era feita de uma peça retangular e poderia ser drapejado e preso (com botões, alfinetes ou broches) em diferentes jeitos para refletir diferentes estilos. Um peplos era usado como uma vestimenta de comprimento longo, pois uma grega educada não mostrava pele.

Em épocas frias, gregos usavam uma capa sobre suas túnicas para esquentar, chamada himation. Essa vestimenta era usualmente feita de lã, e era feito de uma peça retangular que era drapeada sobre a pessoa, como uma toga romana. Ela possuia dupla utilidade, especialmente para homens. A himation era ótima para soldados longe de casa, também servindo como um cobertor quentinho para noites frias no inverno. Outros tipos de capas usadas por gregas incluiam o epiblema, um xale vestido por gregas, e o chlamys, uma capa curta vestida por gregos jovens.

Remover publicidades
Advertisement

Greek Himation Robe
Túnica grega Himation
Mark Cartwright (CC BY-NC-SA)

Sapatos e chapéus

Os gregos não gostavam muito de sapatos, evitando usá-los, especialmente em casa. Mas em ocasiões especiais, gregos usavam sandálias de couro ou botas com suas túnicas. Porém, não era incomum para um grego ficar descalço sua vida inteira.

Além de cobrirem seus pés, os gregos às vezes cobriam suas cabeças também. Um homem grego de vez em quando vestia um petasos, um chapéu de aba longa que ajudava a protegê-los do clima quente do verão. Mulheres ocasionalmente eram vistas usando chapéus com topos altos. Isso, porém, era sem dúvidas apenas para ocasiões especiais.

Mesmo não sendo chiques, o vestuário grego era funcional e feito para durar. De fato, na alta costura de hoje, vemos frequentemente a influência da moda da Grécia Antiga. O estilo "colunar" da túnica, especialmente do peplos feminino, não é incomum de ser vestido pelas mulheres de hoje.

Remover publicidades
Advertisement

Remover publicidades
Publicidade

Sobre o autor

Joshua J. Mark
Escritor freelance e ex-professor de filosofia em tempo parcial no Marist College, em Nova York, Joshua J. Mark viveu na Grécia e na Alemanha e viajou pelo Egito. Ele ensinou história, redação, literatura e filosofia em nível universitário.

Citar este trabalho

Estilo APA

Mark, J. J. (2021, Julho 13). Indumentária da Grécia Antiga [Ancient Greek Clothing]. (I. C. Rodrigues, Tradutor). World History Encyclopedia. Obtido de https://www.worldhistory.org/trans/pt/2-20/indumentaria-da-grecia-antiga/

Estilo Chicago

Mark, Joshua J.. "Indumentária da Grécia Antiga." Traduzido por Isabella Cardoso Rodrigues. World History Encyclopedia. Última modificação Julho 13, 2021. https://www.worldhistory.org/trans/pt/2-20/indumentaria-da-grecia-antiga/.

Estilo MLA

Mark, Joshua J.. "Indumentária da Grécia Antiga." Traduzido por Isabella Cardoso Rodrigues. World History Encyclopedia. World History Encyclopedia, 13 Jul 2021. Web. 18 Abr 2024.