Calico Jack

Definição

Mark Cartwright
por , traduzido por Ricardo Albuquerque
publicado em 21 Setembro 2021
X
translations icon
Disponível noutras línguas: Inglês
Toby Schmitz as John Rackham (by David Bloomer / Starz, Copyright, fair use)
Toby Schmitz como John Rackham
David Bloomer / Starz (Copyright, fair use)

John Rackham (m. 1720), também conhecido como Jack Rackham ou "Calico Jack" pela sua preferência por roupas de algodão, foi um pirata inglês durante a Era Dourada da Pirataria (1690-1730). Ele tomou a tripulação de Charles Vane (m. 1721) e seus recrutas incluíam duas famosas mulheres piratas, Anne Bonny e Mary Read. O capitão Rackham foi julgado em quatro acusações de pirataria, condenado e enforcado em Port Royal, na Jamaica, em Novembro de 1720.

Contramestre de Charles Vane

A partir de pelo menos 1718, Rackham navegou como contramestre e imediato do notório pirata inglês Charles Vane, operando no Caribe e ao longo da costa leste da América do Norte. Antes deste período, nada é conhecido sobre sua vida. Em Agosto de 1718, Vane recusou um perdão real nas Bahamas e disparou seus canhões contra o navio do governador Woodes Rogers (1679-1732), conseguindo escapar do porto com Rackham e alcançando a liberdade do mar aberto.

Remover publicidades
Advertisement
Rackham e Bonny, com uma tripulação total de menos de 20 homens, eram piratas relativamente pouco importantes.

Vane operava uma pequena frota de navios piratas e Rackham comandava uma valiosa embarcação inglesa, o Kingston. Conhecido pela sua crueldade, Vane distribuía punições duras, tais como o keelhauling [fazer alguém passar por baixo da quilha do navio], e enfrentou acusações de não dividir a pilhagem de maneira correta entre a tripulação. Em Novembro de 1718, Vane recusou-se a atacar uma fragata francesa bem armada na Passagem Windward, entre Cuba e Hispaniola (atual São Domingos). Sua tripulação queria atacar e assim, após um período sem espólios a serem distribuídos, os homens se amotinaram na primavera de 1719. Acusado de covardia, Vane perdeu o comando numa votação e Rackham foi promovido a capitão. Pode ter acontecido, porém, que a disputa não tenha sido realmente sobre covardia, mas por causa da recusa de Rackham de compartilhar o licor que fazia parte da carga do Kingston. O capitão destituído recebeu um navio para ir embora, mas a embarcação naufragou. Vane acabou sendo resgatado numa ilha deserta, levado para a prisão e enforcado.

Rackham, Bonny e Read

Enquanto isso, Rackham continuava sua vida de pirataria. Seu apelido era "Calico Jack" por causa de sua preferência por roupas de um tecido de algodão simples, chamado de calico [morim] e proveniente de Calcutá [atual Kolkata], na Índia, em vez das sedas e veludos que os demais piratas preferiam. A bandeira pirata de Rackham, usada para alertar as vítimas para se renderem sem resistência, era incomum, com dois alfanjes cruzados sob uma caveira branca num fundo negro.

Remover publicidades
Advertisement

Anne Bonny and Mary Read
Anne Bonny e Mary Read
Benjamin Cole (Public Domain)

Rackham ficou célebre por contar com uma mulher pirata, Anne Bonny, em sua tripulação. Bonny (algumas vezes soletrado "Bonney") era uma irlandesa que deixou seu marido, James Bonny, e se encontrou com o capitão num refúgio pirata na ilha de Providence, nas Bahamas, em Maio de 1719. Eles se tornaram amantes enquanto Rackham desfrutava de algum tempo livre em terra, após receber um perdão do governador Woodes Rogers. Rackham descreveu sua abordagem de conquista do coração de Bonny como semelhante à estratégia para capturar uma embarcação no mar: “Sem perder tempo, direto pelos lados, cada arma pronta para o jogo e o butim abordado” (Cordingly, 57).

Bonny e Rackham tiveram uma criança, mas ela foi abandonada em Cuba, onde ela havia passado a última parte da gravidez.

Rackham retornou à pirataria quando ele e Anne deixaram as Bahamas em Agosto de 1719, no William, uma corveta de 12 toneladas e mastro único que capturaram no porto de New Providence. O William tinha quatro grandes canhões, dois canhões rotatórios pequenos e muita munição. Em 5 de Setembro, o governador Rogers expediu um mandado para a prisão de Rackham.

Remover publicidades
Advertisement

"Calico Jack" e Bonny, com uma tripulação total de menos de 20 homens e um número limitado de capturas, eram piratas relativamente pouco importantes. Não conseguiam grandes presas e, na verdade, algumas de suas vítimas eram meros barcos pesqueiros. O butim consistia normalmente em cargas como tabaco, cocos, pimenta e açúcar, vendidos aos negociantes nos refúgios piratas. Pelo menos Rackham e sua tripulação não tinham a reputação de violência excessiva e de maltratar seus cativos. Um navio mercante da Ilha da Madeira, por exemplo, foi devolvido ao capitão após Rackham apanhar o que desejava da embarcação.

Após uma nova captura, outra mulher foi adicionada à tripulação: Mary Read. Tanto Bonny quanto Read se vestiam como marinheiros quando em batalha e lutavam com pistolas. A tripulação de Rackham certamente se destacava como um bando inusitado de renegados, num tempo em que mulheres no mar eram uma raridade. De fato, muitos piratas criavam regras que proibiam estritamente a presença de mulheres e garotos a bordo de seus navios, para evitar disputas sobre favores sexuais ou comportamento predatório. Como o historiador J. Rogozinski assinala, no caso de Bonny e Read, “os piratas toleravam as mulheres porque elas se mostravam disponíveis para qualquer um da pequena tripulação de Rackham” (33).

The Spanish Main and Caribbean Pirate Havens  c. 1670
As Possessões Espanholas e os Redutos de Piratas do Caribe por volta de 1670
Simeon Netchev (CC BY-NC-SA)

A tripulação pirata mista liderada por Rackham conseguiu se evadir das autoridades por algum tempo. Eles pilharam navios mercantes nas águas em torno das Bahamas e numa ampla área de rotas marítimas de Bermuda a Hispaniola. Bonny e Rackham tiveram uma criança, mas ela foi abandonada em Cuba, onde ela havia passado a última parte da gravidez.

Remover publicidades
Advertisement

Captura

No final de Outubro ou início de Novembro de 1720, enquanto ancorado ao largo da extremidade ocidental da Jamaica, o navio de Rackham foi atacado de surpresa pelo Tigre, uma corveta de 90 toneladas enviada pelo novo governador da ilha, Sir Nicholas Lawes, e comandado por Jonathan Barnet. Os piratas, 18 no total, cortaram o cabo da âncora e fugiram apressadamente, mas foram alcançados durante a noite e abordados. John Rackham e o resto da tripulação esconderam-se no convés inferior – provavelmente estavam bêbados após uma festa com pescadores de tartarugas locais – e somente Bonny, Read e outro homem tentaram resistir aos homens de Barnet. Apesar disso, foram capturados e levados para Spanish Town (na época chamada de St. Jago de La Vega), na Jamaica, para julgamento. Toda a ação foi relatada concisamente por Lawes em uma comunicação a Londres datada de 13 de Novembro de 1720:

Há cerca de uma quinzena uma corveta mercantil, pertencente à ilha e bem manobrada e comandada por um sujeito ligeiro, um certo Jonathan Barnet, prestou-nos um ótimo serviço. Ele encontrou uma embarcação pirata na porção a sotavento da ilha, comandada por um certo Rackham, na qual estavam mais 18 piratas, os quais ele prendeu e que se encontram agora no cárcere. (Citado em Cordingly, 220)

Trial Notice of John Rackham, Anne Bonny and Mary Read
Anúncio do Julgamento de John Rackham, Anne Bonny e Mary Read
Unknown Artist (Public Domain)

Julgamento e Enforcamento

Rackham alegou inocência quanto à acusação de pirataria, a despeito das devastadoras evidências, que incluíam testemunhos de vítimas e testemunhas oculares. As acusações foram específicas para quatro episódios de pirataria:

  1. Que eles “de fato, criminosamente, e de maneira hostil, atacaram, abordaram e tomaram sete certos barcos de pesca” e que eles assaltaram os pescadores e roubaram os equipamentos e o produto da pescaria.
  2. Que eles “sobre o mar aberto, num certo lugar, distante cerca de três léguas da ilha de Hispaniola [...] atacaram, atiraram e tomaram duas corvetas mercantis”, assaltando James Dobbin e outros marinheiros.
  3. Que em alto-mar, cerca de cinco léguas do Porto Maria Bay, na ilha da Jamaica, eles atiraram e tomaram uma galera comandada por Thomas Spenlow e deixaram Spenlow e outros marinheiros “em medo corporal por suas vidas”.
  4. Que cerca de uma légua de Dry Harbour Bay, Jamaica, eles abordaram e invadiram uma corveta mercante chamada Mary, comandada por Thomas Dillon, roubaram e levaram a corveta com seu equipamento. (Cordingly, 63)

Jolly Roger of Calico Jack
Bandeira Pirata de Calico Jack
RootOfAllLight (Public Domain)

Remover publicidades
Advertisement

Rackham foi condenado em todas as quatro acusações. Ao ouvir a sentença de morte por enforcamento de Rackham, Bonny demonstrou pouca simpatia. Conforme os relatos, teria declarado que “Se você tivesse lutado como um homem, não seria enforcado como um cão” (Downie, 193). “Calico Jack” foi enforcado em 18 de Novembro e, como era costumeiro para os mais notórios capitães piratas, seu corpo ficou dependurado numa jaula para apodrecer ao ar livre, numa ilhota ao largo da enseada de Port Royal chamada, de forma bem apropriada, Recife do Morto (atualmente é chamada Recife de Rackham). Este sombrio espetáculo tinha o objetivo de alertar a todos que se sentissem tentados por uma vida de crimes. Bonny e Read, julgadas alguns dias depois, também acabaram condenadas e sentenciadas ao enforcamento por pirataria. Ambas tiveram direito a um adiamento após revelarem que estavam grávidas. Enquanto Read morreu na prisão devido a uma febre, o destino final de Anne Bonny é desconhecido.

Legado

John Rackham foi tema de uma biografia, junto com muitos outros piratas, numa obra célebre, a História Geral dos Roubos e Assassinatos dos Mais Notórios Piratas, compilada na década de 1720. A obra é creditada a um certo Capitão Charles Johnson na página de título, mas talvez se trate de um pseudônimo do jornalista e escritor Daniel Defoe (estudiosos ainda debatem a questão e Charles Johnson pode ter sido um especialista em piratas que realmente existiu, ainda que inteiramente desconhecido). Dado seu insignificante catálogo de butins mundanos, "Calico Jack" não frequentaria os livros de história muito além do início do século XVIII, não fosse pela sua associação com Bonny e Read. Um aspecto da história do capitão pirata, porém, tem se mostrado popular ao longo do tempo: sua bandeira pirata (Jolly Roger), usada em muitos contextos desde então – talvez o exemplo mais conhecido seja como emblema da equipe de futebol americano Tampa Bay Buccaneers, sediada em Tampa, no estado norte-americano da Flórida.

Remover publicidades
Publicidade

Sobre o tradutor

Ricardo Albuquerque
Ricardo é um jornalista brasileiro que vive no Rio de Janeiro. Seus principais interesses são a República Romana e os povos da Mesoamérica, entre outros temas.

Sobre o autor

Mark Cartwright
Mark é autor, pesquisador, historiador e editor em tempo integral. Seus principais interesses incluem arte, arquitetura e descobrir as ideias que todas as civilizações compartilham. Ele possui mestrado em Filosofia Política e é diretor editorial da WHE.

Citar este trabalho

Estilo APA

Cartwright, M. (2021, Setembro 21). Calico Jack [Calico Jack]. (R. Albuquerque, Tradutor). World History Encyclopedia. Obtido de https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-19989/calico-jack/

Estilo Chicago

Cartwright, Mark. "Calico Jack." Traduzido por Ricardo Albuquerque. World History Encyclopedia. Última modificação Setembro 21, 2021. https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-19989/calico-jack/.

Estilo MLA

Cartwright, Mark. "Calico Jack." Traduzido por Ricardo Albuquerque. World History Encyclopedia. World History Encyclopedia, 21 Set 2021. Web. 29 Abr 2024.