Susanoo

Definição

Mark Cartwright
por , traduzido por Laura Gonçalves Fontes
publicado em 19 Dezembro 2012
X
translations icon
Disponível noutras línguas: Inglês, francês, espanhol, Turco
Susanoo (by San Diego Museum of Art, CC BY-NC-ND)
Susanoo
San Diego Museum of Art (CC BY-NC-ND)

Take-haya-Susa-no-wo ou Susanoo é o deus da tempestade da religião Shinto. Irmão mais novo da deusa do sol Amaterasu, ele é famoso por seu comportamento travesso e às vezes destrutivo e, portanto, tem a reputação de ser um trapaceiro. Ele também está associado ao vento e ao mar e, em tempos mais recentes, tornou-se associado ao amor e ao casamento.

Susanoo - uma criança temperamental

O deus nasceu quando seu pai Izanagi lavou seu nariz no rio Woto enquanto realizava rituais de limpeza após sua experiência no submundo. Inicialmente, Susanoo governou Takama no Hara (Alta Planície Celestial) com sua irmã Amaterasu, mas desde o início, Susanoo causou problemas destruindo florestas e montanhas e matando habitantes locais na terra. Por esta razão ele foi banido do céu.

Remover publicidades
Advertisement
SUSANOO CAUSOU PROBLEMAS AO DESTRUIR FLORESTAS E MONTANHAS E MATANDO HABITANTES LOCAIS NA TERRA E FOI BANIDO DO CÉU.”

Dando um último adeus a sua irmã, o deus da tempestade mais uma vez causou grande destruição em seu caminho para o palácio do sol e até mesmo as próprias montanhas tremeram em seu rastro. Com isso, Amaterasu se convenceu de que seu irmão não estava tramando nada, mas quando desafiado, Susanoo afirmou que ele apenas queria se despedir e provar suas boas intenções, ele disse que se pudesse milagrosamente trazer ao mundo cinco novas divindades e elas acabariam ser homem, isso provaria sua honestidade. Susanoo então pegou o colar de 500 joias de sua irmã, comeu-as e cuspiu-as como uma névoa da qual nasceram cinco divindades masculinas. Esses novos deuses ou kami, junto com três deuses femininos produzidos quando Amaterasu realizou um feito semelhante comendo a espada de Susanoo e cuspindo três divindades, se tornaram os ancestrais da nobreza japonesa.

Causando o Exílio de Amaterasu

Cheio de alegria exuberante por ter vencido o desafio com a irmã, Susanoo entrou em mais uma loucura em comemoração. Mais uma vez, as árvores foram destruídas e muitos arrozais. Então, para adicionar insulto à injúria, em uma piada de mau gosto Susanoo esfolou um cavalo divino e o jogou pelo telhado do palácio onde Amaterasu estava tecendo silenciosamente. Furiosa com o comportamento ultrajante de seu irmão, a deusa do sol se fechou em uma caverna e só saiu novamente depois de muita conversa e seduções dos outros deuses. Susanoo, talvez não injustamente, foi imediatamente exilado do céu. Em alguns relatos, Susanoo fixou residência com sua mãe Izanami em Yomi, o submundo, em outras versões ele governa o reino dos mares.

Remover publicidades
Advertisement

Amaterasu
Amaterasu
Timothy Takemato (CC BY-NC-SA)

Susanoo e o dragão de oito cabeças

Descendo ao reino terreno, Susanoo pousou em Tori-kami na província de Izumo e enquanto vagava ao longo do rio Hi, o deus foi pego pelo som de choro. Investigando mais, Susanoo encontrou três figuras lamentáveis - um velho e uma mulher e sua bela filha - todos soluçando incontrolavelmente e absolutamente apavorados por alguma coisa. Na investigação, eles disseram ao deus que sua aflição era causada por uma serpente gigante (conhecida como Yamato-no-Orochi ou Koshi) que vinha aterrorizar a região todos os anos e a cada visita comia uma das filhas do casal idoso.

Agora os pais aflitos estavam com sua última filha, Kusha-nada-hime. Susanoo fez uma barganha com eles que se ele matasse o monstro, ele poderia se casar com a bela garota. Concordando com isso, os pais seguiram as instruções do deus e colocaram oito xícaras cheias de saquê extra forte em cada uma das portas de sua casa. Depois de um tempo, a monstruosa serpente chegou devidamente com fogo cuspindo de cada uma de suas oito cabeças. Quando a temível criatura cheirou o saquê, não resistiu e cada cabeça bebeu de uma das xícaras. Consequentemente, a serpente desabou completamente bêbada e Susanoo despreocupadamente saiu de seu esconderijo e cortou cada uma das cabeças da serpente com sua espada. Então, abrindo a barriga da criatura, Susanoo descobriu a espada especial, a Kusanagi ou 'cortador de grama' (em outras versões da história, ele a extrai da cauda da serpente). Esta espada, ele apresentou à irmã, sem dúvida como um pedido de desculpas por seus crimes anteriores. A espada foi então dada por Amaterasu ao seu neto Ninigi que foi o primeiro ancestral da família imperial japonesa e tornou-se parte do uniforme imperial, preservado no templo de Atsuta perto de Nagoya.

Remover publicidades
Advertisement

Susanoo & the Koshi Dragon
Susanoo e o Dragão Koshi
Utagawa Kuniyoshi (Public Domain)

O presente de Susanoo a humanidade

Apesar de sua reputação de ser um menino mau entre os deuses xintoístas, Susanoo é creditado por dar certos dons culturais à humanidade, incluindo a agricultura. Ele também é creditado como fundador da dinastia governante em Izumo, por meio de seu genro Oho-kuni-nushi. É também o local de um grande santuário xintoísta dedicado ao deus. Na arte japonesa, Susanoo é mais frequentemente retratado com cabelos rebeldes voando ao vento, empunhando uma espada e lutando contra o monstro de oito cabeças Yamato-no-Orochi.

Remover publicidades
Publicidade

Bibliografia

A World History Encyclopedia é um associado da Amazon e recebe uma comissão sobre as compras de livros elegíveis.

Sobre o tradutor

Laura Gonçalves Fontes
A graduate student in architecture and urbanism. Passionate about mythology, history and several areas. With a world full of stories to discover, I hope that during my life I can take advantage of the knowledge to which I have access.

Sobre o autor

Mark Cartwright
Mark é autor, pesquisador, historiador e editor em tempo integral. Seus principais interesses incluem arte, arquitetura e descobrir as ideias que todas as civilizações compartilham. Ele possui mestrado em Filosofia Política e é diretor editorial da WHE.

Citar este trabalho

Estilo APA

Cartwright, M. (2012, Dezembro 19). Susanoo [Susanoo]. (L. G. Fontes, Tradutor). World History Encyclopedia. Obtido de https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-11649/susanoo/

Estilo Chicago

Cartwright, Mark. "Susanoo." Traduzido por Laura Gonçalves Fontes. World History Encyclopedia. Última modificação Dezembro 19, 2012. https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-11649/susanoo/.

Estilo MLA

Cartwright, Mark. "Susanoo." Traduzido por Laura Gonçalves Fontes. World History Encyclopedia. World History Encyclopedia, 19 Dez 2012. Web. 25 Abr 2024.