Hipócrates

Definição

Mark Cartwright
por , traduzido por Joana Mota
publicado em 20 Abril 2016
X
translations icon
Disponível noutras línguas: Inglês, francês, grego, espanhol, Turco
Gynaecological Instrument (by Mark Cartwright, CC BY-NC-SA)
Instrumento Ginecológico
Mark Cartwright (CC BY-NC-SA)

Hipócrates nasceu na ilha grega de Kos no século V AEC e tornou-se o médico mais famoso da antiguidade. Ele estabeleceu uma escola de medicina na ilha, escreveu inúmeros tratados sobre assuntos médicos e é, através da sua investigação sistemática e empírica de doenças e remédios, reconhecido como sendo o fundador da medicina moderna.

Detalhes Biográficos

As informações sobre Hipócrates são irregulares e não são fiáveis. É possível que ele tenha nascido em c. 460 AEC, mas os detalhes da sua vida foram especulados até mesmo nos tempos antigos. Uma das fontes mais antigas é a Vida de Hipócrates creditada a Sorano de Éfeso, ele mesmo um médico, que viveu nos séculos I e II EC. O método de Sorano de citar textos anteriores agora perdidos tem sido uma fonte inestimável de informações sobre a medicina antiga. Ele afirma que Hipócrates conhecia vários sofistas do século V, notavelmente Górgias de Leontini, e foi-lhe ensinada medicina pelo seu pai e por Heródico de Selimbria, um treinador de ginástica. Também sabemos que Hipócrates fundou e dirigiu uma escola de medicina em Kos.

Remover publicidades
Advertisement

Platão menciona Hipócrates em seu Protágoras, sugerindo que ele trabalhava por honorários e que acreditava que o corpo deveria ser tratado como um todo (Fedro). O estudioso romano e escritor médico Cornélio Celso afirma que Hipócrates foi o primeiro a separar a medicina da filosofia, e outras fontes antigas também sugerem que Hipócrates acreditava na importância da dieta e do exercício para um corpo saudável. Sorano prossegue informando-nos que Hipócrates viajou ao longo da sua vida e que morreu em Larissa, na Tessália, c. 370 AEC.

HIPÓCRATES FOI O PRIMEIRO A SEPARAR A MEDICINA DA FILOSOFIA & ACREDITAVA NA IMPORTÂNCIA DA DIETA & EXERCÍCIO PARA UM CORPO SAUDÁVEL.

Na antiguidade, surgiram muitas lendas sobre os grandes talentos de Hipócrates, mas a maioria delas é provavelmente pura invenção. Supostamente, ele descobriu que os problemas de saúde do Rei Pérdicas II da Macedónia se resumiam à paixão, ele eliminou a praga que atingiu Atenas em 430 AEC ao queimar fogueiras em todo o lado e tratou o filósofo Demócrito, que todos consideravam louco (não sem alguma justificação). Hipócrates teve três filhos, que continuaram o seu trabalho - Téssalo, Drácon e Políbio.

Remover publicidades
Advertisement

Corpus Hipocrático

Hipócrates há muito tem sido creditado por escrever um grande número de tratados antigos, discursos e cartas sobre medicina, coletivamente referidos como o Corpus Hipocrático (Corpus Hippocraticum), que foi compilado no período Helenístico na Alexandria Ptolemaica. Estudiosos modernos consideram que, tendo em conta apenas os motivos estilísticos, estes textos devem ter sido, na realidade, escritos por vários autores e apontam que não há referência a Hipócrates alguma vez ter escrito algo em fontes contemporâneas na sua vida. Os estudiosos, portanto, defendem a posição de que alguns dos textos foram escritos por Hipócrates, mas quais deles exatamente ainda está a ser debatido.

O Corpus do século III AEC foi editado novamente no século I EC pelos estudiosos Dioscórides e Capiton. Vários escritores antigos, muitas vezes eles próprios médicos famosos, escreveram frequentemente comentários sobre as obras atribuídas a Hipócrates, entre os mais notáveis estão Herófilo da Calcedónia (século IV a III EC), Apolónio de Cítio (século 1 EC) e Galeno (séculos II a III EC).

Remover publicidades
Advertisement

Os textos Hipocráticos tratam de todos os tipos de tópicos médicos, mas podem ser agrupados nas quatro categorias principais de diagnóstico, biologia, tratamento e conselho geral para médicos. Existem mais de 60 tratados, cada um sobre tópicos específicos, por exemplo, articulações, terapia, regime, cirurgia, fisiologia, progressão de doenças, remédios purgativos e ginecologia. As questões da ética e da relação da medicina com outras disciplinas, especialmente a filosofia, também são discutidas.

O Juramento Hipocrático

O famoso Juramento Hipocrático apareceu provavelmente após a vida de Hipócrates e foi reservado para um seleto grupo de médicos. Na verdade, era um documento religioso que garantia que um médico operasse dentro e para os valores da comunidade. Com o Juramento, o praticante jurou por Apolo, Higeia e Panaceia respeitar o seu professor e não administrar veneno, abusar de pacientes de qualquer forma, usar uma faca ou quebrar a confidencialidade entre paciente e médico. Versões modernas do juramento, ou declarações semelhantes, ainda hoje são feitas por muitos estudantes de medicina em todo o mundo.

Conclusão

Hipócrates é creditado por historiadores por mover o assunto da medicina para longe da abordagem anteriormente sobrenatural e religiosa, que tinha sido intimamente ligada ao deus grego da cura, Asclépio, para uma abordagem moderna de observação, classificação, causas e efeitos, e por aí adiante. Mesmo que outros antes dele, como Alcmeão de Crotona, também tivessem começado a abordar a medicina de maneira racional e os detalhes da sua vida e obra fossem poucos, Hipócrates, no entanto, veio a ser conhecido, assim como era no mundo antigo, como o pai da medicina moderna.

Remover publicidades
Advertisement

Remover publicidades
Publicidade

Bibliografia

A World History Encyclopedia é um associado da Amazon e recebe uma comissão sobre as compras de livros elegíveis.

Sobre o tradutor

Joana Mota
Sou portuguesa e, atualmente, vivo no meu país. Sou farmacêutica, biomédica e tradutora freelance. Adoro viajar, conhecer pessoas novas e melhorar o meu conhecimento sobre diferentes culturas.

Sobre o autor

Mark Cartwright
Mark é autor, pesquisador, historiador e editor em tempo integral. Seus principais interesses incluem arte, arquitetura e descobrir as ideias que todas as civilizações compartilham. Ele possui mestrado em Filosofia Política e é diretor editorial da WHE.

Citar este trabalho

Estilo APA

Cartwright, M. (2016, Abril 20). Hipócrates [Hippocrates]. (J. Mota, Tradutor). World History Encyclopedia. Obtido de https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-10391/hipocrates/

Estilo Chicago

Cartwright, Mark. "Hipócrates." Traduzido por Joana Mota. World History Encyclopedia. Última modificação Abril 20, 2016. https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-10391/hipocrates/.

Estilo MLA

Cartwright, Mark. "Hipócrates." Traduzido por Joana Mota. World History Encyclopedia. World History Encyclopedia, 20 Abr 2016. Web. 19 Abr 2024.