Disco de Festo

Definição

Mark Cartwright
por , traduzido por Jonas Tenfen
publicado em 28 junho 2012
Disponível noutras línguas: Inglês, francês, italiano
Ouve este artigo
X
Imprimir artigo
Phaistos Disk (by Mark Cartwright, CC BY-NC-SA)
Disco de Festo
Mark Cartwright (CC BY-NC-SA)

O Disco de Festo é um disco de terracota, provavelmente de origem minoica, medindo cerca de 16 centímetros de diâmetro e impresso em ambos os lados com 242 símbolos dispostos em espiral. Até agora, esta descoberta arqueológica única permanece um enigma indecifrado.

Origem e dimensões

Descoberto em 1908 no “Palácio Antigo” (1900 a 1700 a.C.) na Festo minoica, em Creta, pouco se sabe ao certo sobre o disco; e sua origem, fabricação, propósito e significado são muito debatidos entre os estudiosos. Nos dias atuais, o disco é geralmente entendido como de origem cretense e, portanto, deve ser uma representação da língua minoica em uso durante o período em que os estudiosos datam o artefato – de 1850 a 1550 a.C. Os argumentos a favor da origem minoica da peça elencam a presença de motivos artísticos populares da região como golfinhos, gado, lírios e açafrões. O fato de os símbolos estarem dispostos em espiral também é dado como evidência que apoia a origem minoica (ou, pelo menos, do Egeu).

Remover publicidades
Publicidade
O significado dos símbolos é calorosamente debatido entre os estudiosos, tanto em termos do que cada símbolo representa literalmente quanto do seu significado linguístico.

O disco mede de 15,8 a 16,5 cm de diâmetro e 1,6 a 2,1 cm de espessura; a variação no tamanho sugere fabricação manual. Os 242 símbolos estão dispostos em um padrão espiral de linhas desenhadas à mão e separados em grupos de 2 a 7 símbolos por linhas verticais. Os símbolos parecem estar orientados para a direita, por exemplo, um homem que caminha ou um rosto que se orienta – ou ao menos observa – para a direita. Em contrapartida, o que segue sugere que os símbolos devam ser orientados do centro para o exterior: alguns símbolos estão representados verticalmente – um peixe e um carco – e, repetindo, se dirigem à borda exterior do disco. Embora o disco seja único, símbolos semelhantes, mas não idênticos, foram encontrados em um machado de bronze encontrado em Arcalochóri, no centro de Creta, e o símbolo da cabeça de moicano é semelhante a três estátuas encontradas no santuário da caverna de Traostalos, em Creta (em uso entre 1700 – 1600 a.C.)

Os símbolos do Disco

Os 45 símbolos diferentes representados no disco parecem ter sido carimbados individualmente (embora alguns símbolos do mesmo tipo parecem ter sido feitos com carimbos diferentes), depois o disco foi cozido. Além disso, alguns símbolos mostram evidências de terem sido apagados e carimbados novamente, com o mesmo símbolo ou com outro diferente. Infelizmente não foram encontrados carimbos, mas a sua utilização na manufatura do disco sugere que outros discos foram, ou deveriam ser, feitos.

Remover publicidades
Publicidade

Phaistos Disk (Side B)
Disco de Festo (Lado B)
Mark Cartwright (CC BY-NC-SA)

Além dos símbolos do disco, há também traços e barras pontilhadas na argila. Os traços ou linhas inclinadas parecem desenhados à mão e sempre ocorrem sob o símbolo à esquerda dos símbolos dentro de um grupo demarcado pelas linhas verticais. No entanto, os travessões não estão presentes em todos os grupos. As sugestões quanto ao seu significado incluem marcadores como o início da palavra, vogais, consoantes extras, divisores de versos e estrofes ou sinais de pontuação. Finalmente, como as linhas são irregulares na execução e não tão cuidadosamente marcadas como os outros símbolos, também foi sugerido que sejam simplesmente marcas acidentais feitas durante o processo de fabricação. As linhas pontilhadas ocorrem perto da borda externa da espiral em ambos os lados. As sugestões quanto ao seu significado incluem marcadores de início ou fim do texto ou como marcadores de capítulo ligando o disco a outros discos que juntos formariam um texto contínuo.

Tentativas de decifrar o Disco

O significado dos símbolos é calorosamente debatido entre os estudiosos, tanto em termos do que cada símbolo representa literalmente quanto do seu significado linguístico. O que pode ser dito é que todos os sistemas de escrita conhecidos atualmente se enquadram em uma das três categorias: pictogramas, silabários ou alfabetos. Foi sugerido que a quantidade de símbolos diferentes no disco é muito pequena para fazer parte de um sistema puramente pictográfico e muito grande para ser um alfabeto. Isto deixa o silabário como a opção mais provável – cada símbolo é uma sílaba e cada grupo de símbolos é uma palavra. Na verdade, este é o sistema do Linear B micênico posterior. No entanto, em tais sistemas, seria de esperar encontrar uma distribuição razoavelmente uniforme de símbolos dentro de um determinado texto e este não é o caso com os dois lados do disco, cada um exibindo uma distribuição irregular. Além disso, interpretar o texto como um silabário surpreendentemente não forneceria palavras de uma sílaba e apenas 10% teriam duas sílabas. Por estas razões, foi sugerido que alguns dos símbolos representam sílabas, enquanto outros representam palavras inteiras, ou seja, são puros pictogramas.

Remover publicidades
Publicidade

Sem qualquer evidência concreta, várias teorias sobre o significado do texto no disco incluem um hino à deusa da terra, uma lista da corte, um índice de centros religiosos, uma carta de saudação, um ritual de fertilidade e até notas musicais. No entanto, a menos que sejam encontrados outros discos que dariam aos linguistas uma gama mais ampla de textos para estudar ou que os arqueólogos descubram um equivalente da Pedra de Roseta, devemos encarar a probabilidade de que o Disco de Festo permanecerá um mistério tentador que sugere, mas não revela, uma linguagem perdida para nós.

Remover publicidades
Publicidade

Bibliografia

A World History Encyclopedia é um associado da Amazon e recebe uma comissão sobre as compras de livros elegíveis.

Sobre o tradutor

Jonas Tenfen
Jonas é professor de ensino médio no Brasil. Ele dedica sua vida profissional à gramática e à literatura, e ele também trabalha como tradutor e redator.

Sobre o autor

Mark Cartwright
Mark é um escritor em tempo integral, pesquisador, historiador e editor. Os seus principais interesses incluem arte, arquitetura e descobrir as ideias que todas as civilizações partilham. Tem Mestrado em Filosofia Política e é o Diretor Editorial da WHE.

Citar este trabalho

Estilo APA

Cartwright, M. (2012, junho 28). Disco de Festo [Phaistos Disk]. (J. Tenfen, Tradutor). World History Encyclopedia. Recuperado de https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-10229/disco-de-festo/

Estilo Chicago

Cartwright, Mark. "Disco de Festo." Traduzido por Jonas Tenfen. World History Encyclopedia. Última modificação junho 28, 2012. https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-10229/disco-de-festo/.

Estilo MLA

Cartwright, Mark. "Disco de Festo." Traduzido por Jonas Tenfen. World History Encyclopedia. World History Encyclopedia, 28 jun 2012. Web. 04 dez 2024.