Mulheres Espartanas

Artigo

Joshua J. Mark
por , traduzido por Criss Freitas
publicado em 14 Junho 2021
X
translations icon
Disponível noutras línguas: Inglês, francês, Polaco, Russo, espanhol

As mulheres espartanas tinham mais direitos e gozavam de maior autonomia do que as mulheres em qualquer outra cidade-estado grega do período clássico (séculos V-IV aC). As mulheres podiam herdar propriedades, possuir terras, fazer transações comerciais e eram mais bem educadas do que as mulheres da Grécia antiga em geral. Ao contrário de Atenas, onde as mulheres eram consideradas cidadãs de segunda classe, dizia-se que as mulheres espartanas governavam seus homens.

Spartan Woman Bronze Statue
Estátua de Bronze de Mulher Espartana
Wikipedia User: Putinovac (Public Domain)

O filósofo grego Aristóteles (384-322 aC), que passou a maior parte de sua vida adulta em Atenas, criticou a independência e a influência das mulheres espartanas em sua Política, alegando que a autonomia das mulheres em Esparta foi responsável por seu declínio porque a natureza pretendia para os homens governarem as mulheres enquanto, em Esparta, a política inversa era praticada (1269b.12). Não há evidências para apoiar a afirmação de Aristóteles, mas uma quantidade significativa mostrando como a igualdade dos sexos em Esparta realmente tornou a cidade-estado mais forte e mais eficiente do que outras.

Remover publicidades
Advertisement
AS MULHERES ESPARTANAS PARTICIPARAM LIVREMENTE DE QUASE TODOS OS ASPECTOS DA VIDA POLÍTICA E SOCIAL DE SUA CIDADE-ESTADO.

As leis de Esparta foram reformadas pelo rei Licurgo (l. c. século IX aC) e enfatizaram a importância da igualdade entre todos os cidadãos. As meninas recebiam o mesmo regime de condicionamento físico que os meninos (embora não fossem treinadas em armas ou na guerra grega) e eram educadas no mesmo nível em casa (enquanto os meninos frequentavam uma escola pública). A classe subjugada de pessoas conhecidas como hilotas cuidava do trabalho braçal, incluindo a tecelagem de roupas, permitindo que uma mulher espartana se concentrasse no que Licurgo acreditava ser seu papel mais importante: a maternidade. As mulheres espartanas eram notoriamente orgulhosas de seus filhos, que deveriam honrar a cidade-estado por meio de um comportamento virtuoso. Ao mesmo tempo, as mulheres tinham a responsabilidade de administrar a fazenda ou propriedade, administrar as finanças e operar os negócios, já que os homens frequentemente estavam em guerra.

O propósito do sexo dentro do casamento era criar filhos fortes e saudáveis, mas as mulheres podiam ter amantes do sexo masculino para atingir esse mesmo objetivo. As relações entre homens e mulheres do mesmo sexo eram para prazer e realização pessoal. Essas relações eram consideradas naturais, desde que ambas as partes tivessem certa idade e tivessem consentido. Embora Atenas seja frequentemente referenciada como o “berço da democracia”, as mulheres atenienses não tinham voz na política ou nos negócios de seus maridos, enquanto as mulheres espartanas participavam livremente de quase todos os aspectos da vida política e social de sua cidade-estado.

Remover publicidades
Advertisement

Status das mulheres em Atenas x Esparta

As mulheres em Atenas foram relegadas a um segundo plano, exceto por sua participação em certos festivais e rituais religiosos. Uma menina ateniense foi criada para aprender a tecer com a mãe e cuidar dos filhos e da casa. Um dos detalhes mais reveladores sobre o status das mulheres em Atenas e Esparta é observado pelo estudioso Paul Cartledge:

As herdeiras em Esparta – isto é, filhas sem irmãos legítimos do mesmo pai – eram chamadas de patrouchoi, que significa literalmente 'detentores do patrimônio', enquanto em Atenas eram chamadas de epikleroi, que significa 'para (ou seja, ir com) o kleros ( parcela, lote, porção)'. Ou seja, os epikleroi atenienses serviam apenas como um veículo para transmitir a herança paterna ao próximo herdeiro e proprietário masculino, isto é, ao filho mais velho, neto do pai, enquanto os patrouchoi espartanos herdavam por direito próprio. (169)

Por meio de ligações com outros homens além de seus maridos, as mulheres espartanas também podiam adquirir o controle de mais de uma casa e terras vizinhas, e muitas se tornaram ricas proprietárias de terras. Havia um número significativo de viúvas em Esparta que haviam perdido maridos e filhos nas guerras, mas nunca tiveram que se preocupar com a sobrevivência porque eram donas da terra e sabiam como torná-la lucrativa.

Remover publicidades
Advertisement

Embora algumas mulheres atenienses sejam mencionadas como mercadoras, ceramistas ou seguindo outras carreiras, elas eram rotineiramente isoladas dos homens (possivelmente até em casa) e não tinham recursos legais nos tribunais, tinham poder econômico limitado e nenhuma voz política. Uma mulher espartana tinha todos esses direitos e era criada desde a infância com o entendimento de que tinha tanto a contribuir para o estado quanto os homens.

Infância e educação de meninas

As reformas de Licurgo cobriram todas as áreas da vida espartana, desde a moeda até a propriedade da terra e a guerra, bem como as esferas que podem ser consideradas assuntos privados de um cidadão, como jantar, casamento e criação de filhos. Esperava-se que os homens e mulheres espartanos comessem juntos em refeitórios, os homens separados das mulheres, e as crianças de ambos os sexos deveriam ser criadas fisicamente aptas e educadas.

Young Spartans Exercising by Degas
Jovens Espartanos se Exercitando ,por Degas
National Gallery (Public Domain)

Os meninos eram criados por seus pais até os sete anos de idade, quando eram levados para viver em comunidade com outros e começavam a vida no agoge, o programa educacional espartano obrigatório para todos os homens, que enfatizava o treinamento militar. As meninas espartanas permaneciam sob a tutela de suas mães, mas esperava-se que participassem das mesmas rotinas de condicionamento físico dos meninos, nas quais todos os participantes estavam nus, bem como participassem de festivais e rituais religiosos onde homens e mulheres contribuíam para o evento.

Remover publicidades
Advertisement

Os esportes em que uma mulher espartana participava podem incluir luta livre, corrida de longa e curta distância, passeios a cavalo, arremesso de dardo ou disco, boxe e corrida. A educação para meninas também incluía canto, tocar um instrumento musical, dança e composição de poesia, tudo sob o termo abrangente mousike (“música”), que se pensava enriquecer e enobrecer o caráter de alguém. A poesia lírica no estilo de Safo de Lesbos (l. c. 620-570 aC) e do poeta Alcman (l. c. 600 aC) era o gênero ensinado às meninas e o estilo que as mulheres gregas principalmente (ou talvez somente) compunham. A acadêmica Jane McIntosh Snyder comenta:

Todas [as poetisas gregas] escreveram principalmente no mesmo gênero já estabelecido como apropriado para mulheres pela reputação de sua predecessora, Safo, ou seja, poesia lírica... Mas enquanto a poesia de Safo parece ter sido destinada principalmente para apresentações solo (isto é, um cantor acompanhado por uma lira), alguns desses novos escritores se aventuraram – a julgar pelas métricas que usaram – em letras destinadas à execução coral por um grupo de cantores, muitas vezes talvez em conexão com um festival religioso local vinculado ao calendário agrícola ou como parte de alguma outra cerimônia da cidade. (40)

Esse mesmo paradigma se aplicava a Esparta, onde coros femininos eram formados e competiam por prêmios. Às vezes, essas competições faziam parte de festas religiosas, mas também parecem ter sido incluídas em eventos de homenagem a um indivíduo, como cantar elogios a um determinado político ou, inversamente, zombar de alguém, como zombar de homens de certa idade que não tinham ainda casado, encorajando assim a adesão às tradições sociais. Coros também se apresentavam na dedicação de templos ou no plantio de colheitas.

Esses coros deram origem ao gênero da poesia grega conhecido como partheneion (“canção da donzela”), concebido pelo poeta lírico Alcman, que era espartano ou viveu a maior parte de sua vida em Esparta. A “donzela” referenciada era a deusa Ortheia, outro nome para Ártemis, mas também se referia às próprias cantoras e aos objetos de sua afeição, outras moças. Fragmentos existentes de canções de donzelas deixam claro que algumas delas foram compostas por mulheres em louvor a outras mulheres, sugerindo um relacionamento romântico e erótico.

Remover publicidades
Advertisement

Sexualidade, Casamento e Maternidade

As relações entre pessoas do mesmo sexo em Esparta eram tão comuns quanto em outros lugares da Grécia antiga, pois não havia distinção entre homossexuais e heterossexuais, sendo essas construções modernas. Em sua Vida de Licurgo, que inclui uma discussão sobre os costumes sexuais espartanos, Plutarco escreve:

Os amantes dos meninos também compartilharam com eles em sua honra ou desgraça; e diz-se que um deles foi multado pelos magistrados porque seu menino favorito havia deixado escapar um grito mesquinho enquanto lutava. Além disso, esse tipo de amor era tão aprovado por eles [os espartanos] que até as donzelas encontravam amantes em mulheres boas e nobres; ainda assim, não havia rivalidade ciumenta entre elas, mas aqueles que fixavam suas atenções na mesma pessoa faziam isso antes. uma base para a amizade mútua, e perseveraram em esforços comuns para tornar seu ente querido o mais nobre possível. (18.4)

Relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo, sejam homens ou mulheres, eram considerados naturais antes e depois do casamento. Ao contrário das meninas em outras cidades-estados que podem se casar com 13 ou 14 anos, uma mulher espartana geralmente continua sua educação até os 18 ou 20 anos e só então considera propostas de pretendentes intermediados por seu pai ou irmão mais velho. O estudioso Colin Spencer observa: "O amor entre dois homens adultos ocorria frequentemente, mas apenas o homem 'efeminado' sofria o vexame social", como evidenciado por termos depreciativos usados para um homem que "fazia o papel de uma mulher" no sexo, mas nenhum para o relacionamento em si.(51). Nenhum desses termos parece ter sido aplicado a relações entre mulheres do mesmo sexo que, conforme observado, podiam continuar depois que a mulher se casasse.

Greek Vase Depicting Wedding Preparations
Vaso Grego Retratando os Preparativos do Casamento
British Museum (CC BY-NC-SA)

O ritual de casamento em Esparta começava com um sequestro simbólico no qual, depois que as famílias concordavam com a união, a mulher espartana era levada à força pelo homem para sua nova casa e deixada com as ajudantes que a preparavam para a noite de núpcias. Sua cabeça era raspada e ela recebia roupas de menino e era deixada em um quarto escuro. Em algum momento da noite, o novo marido a surpreendia, o casal fazia sexo, e então o homem saía para voltar à casa onde morava.

Cartledge observa como "foi dito que um marido espartano podia gerar vários filhos antes de ver sua esposa à luz do dia" (172). Esperava-se então que a esposa mantivesse o cabelo cortado bem curto durante o casamento. Alguns estudiosos sugeriram que esse ritual era realizado para tornar o homem, que conhecia apenas a companhia de outros homens até esse ponto, mais confortável em ter relações sexuais com uma mulher. Acredita-se que o cabelo cortado rente da esposa, no mesmo estilo de um homem espartano, esteja relacionado a essa mesma situação, fazendo com que a mulher pareça infantil ou masculina.

Depois de casadas, esperava-se que as mulheres espartanas produzissem filhos. Cartledge escreve:

A esposa e a maternidade eram o destino social e anatômico de toda mulher grega – e em nenhum lugar isso foi mais enfatizado do que em Esparta. O destinatário divino da adoração em conexão com a gravidez e o parto era Eileithyia, intimamente associada em Esparta como em outros lugares com Artemis (Orthia). (175)

Ártemis também foi associada a relacionamentos femininos do mesmo sexo, pois era frequentemente retratada cercada por mulheres jovens como suas devotas. As canções de donzela em louvor a Ártemis, em parte, celebravam a transição de donzela para noiva, para esposa e mãe. A maternidade era altamente considerada, e dizem que as mulheres espartanas ficavam especialmente orgulhosas de como seu status independente lhes permitia criar filhos igualmente fortes e independentes.

Plutarco relata a história (possivelmente apócrifa) de Gorgo de Esparta, esposa do rei Leônidas que, "sendo perguntado por uma mulher da Ática, 'Por que vocês, mulheres espartanas, são as únicas mulheres que dominam seus homens', respondeu: ' Porque somos as únicas mulheres que dão à luz homens [reais]'" (Moralia 218D.4). Com isso, ela quis dizer que homens de verdade não tinham medo de mulheres fortes, implicando na óbvia falta do mesmo nos homens de outras cidades-estados. Embora os filhos da mulher tivessem sido criados separados dela, eles ainda deveriam honrá-la e, ao lutar pelo estado, também lutavam por suas mães e pelo lar.

Existem muitas anedotas relatadas por Plutarco sobre o orgulho das mulheres pelas vitórias militares de seus filhos e sua vergonha pelo comportamento covarde. Um exemplo disso é Damatria, uma mulher homenageada com um epigrama por matar seu filho, que se mostrou um covarde em batalha. A mais famosa, porém, é a história da mãe entregando o escudo ao filho quando ele estava indo para a guerra, dizendo-lhe para voltar com o escudo ou sobre ele, referindo-se à prática de devolver um soldado morto em seu escudo.

Responsabilidades, Direitos e Vestuário das Mulheres

Os direitos das mulheres estavam diretamente ligados às suas responsabilidades. Como os homens estavam ausentes com tanta frequência em guerra, uma mulher espartana tinha que administrar uma casa, fazenda ou propriedade sozinha. Seu principal dever era dar à luz filhos que trariam honra à família e ao estado por meio da bravura em combate e esperava-se que as mulheres mantivessem sua saúde e aptidão física principalmente para esse fim. As tarefas diárias consideradas "trabalho de mulher" - especialmente tecelagem, limpeza da casa e criação dos filhos - eram realizadas por mulheres hilotas. Os hilotas eram uma classe de pessoas subjugadas pelos espartanos que não eram escravos, mas não eram considerados iguais. Alguns estudiosos afirmam que as mães espartanas nem mesmo amamentavam seus filhos, pois tinham amas de leite para isso.

MULHERES ESPARTANAS CONCENTRADAS EM FINANÇAS, AGRICULTURA E NA OPERAÇÃO EFICIENTE DA CASA.

As mulheres espartanas se concentravam nas finanças, na agricultura e na operação eficiente do lar. A chefe feminina da casa tinha a última palavra em quaisquer decisões a serem tomadas e mantinha a fazenda e a casa funcionando sem problemas. Esperava-se também que eles participassem de rituais religiosos em homenagem aos deuses do estado, para que esses deuses retribuíssem com presentes de vitórias militares e colheitas abundantes. Existiam também diversos cultos a que as mulheres se dedicavam em relação à fertilidade (como o Culto de Ártemis-Eileithyia-Orthia) ou à força feminina como é o caso do Culto de Cynisca, a primeira mulher a vencer os Jogos Olímpicos por treinar seus próprios cavalos.

O traje das mulheres espartanas refletia o valor da austeridade que caracterizava a cultura. Eles geralmente usavam um peplos, um vestido longo, com cinto na cintura e puxado até os joelhos ou mais acima. As mulheres solteiras usavam cabelos compridos e as casadas, como notado, cortados curtos e às vezes cobertos por um véu que caía sobre o rosto. Embora Licurgo tenha banido a prata e o ouro porque levava à avareza e ao crime (substituindo a moeda de ouro e prata por ferro), essa lei foi posteriormente alterada para a produção de joias, e as mulheres usavam pulseiras e colares de ouro e prata. Eles também usavam cosméticos - que Licurgo também proibira por encorajar a vaidade - e usavam perfume. A ostentação era desaprovada, no entanto, já que a igualdade era um valor cultural central e, portanto, as mulheres espartanas, mais ou menos, eram parecidas em termos de riqueza dentro de sua classe social.

Conclusão

Ao contrário da afirmação de Aristóteles, as mulheres espartanas não tiveram nada a ver com o declínio da cidade-estado. Esparta estava no auge, mesmo depois de décadas de guerra, quando desafiou a força de Tebas. Na Batalha de Leuctra em 371 aC, Esparta foi derrotada pelo exército tebano sob o comando de Epaminondas (l. c. 420-362 aC), uma força que incluía o Bando Sagrado de Tebas - uma unidade de 150 casais homossexuais masculinos - sob o brilhante líder Pelópidas. Epaminondas e Pelópidas causaram uma grande perda aos espartanos, que perderam 400 de seus 700 soldados de infantaria hoplitas e seu rei Cleombrotus na batalha.

Spartan Warriors
Guerreiros Espartanos
The Creative Assembly (Copyright)

Antes de Leuctra, Esparta parecia invencível e, portanto, os escritores gregos, antes e depois de Aristóteles, tiveram que encontrar algum motivo para sua derrota além do óbvio - que Epaminondas e Pelópidas haviam manobrado e derrotado Cleombrotus - porque isso era de alguma forma inaceitável. Esta é a razão pela qual esses escritores posteriores fizeram crer que foi a autonomia das mulheres espartanas, que enfraqueceu o estado a ponto dele cair. Cartledge comenta:

O que Aristóteles e outros homens não espartanos de mentalidade convencional temiam inconscientemente e talvez às vezes conscientemente era o poder feminino. Uma expressão desse medo masculino grego foi a invenção da raça mítica das amazonas, mas pelo menos as amazonas tiveram a decência de viver separadas dos homens, enquanto as mulheres espartanas aparentemente exerciam seu poder de dentro do coração da comunidade. Dominado por tal medo, as fontes masculinas muitas vezes distorciam os fatos a que tinham acesso, geralmente apenas de segunda mão, na melhor das hipóteses, sobre as mulheres espartanas. (170)

Na realidade, Esparta estava no seu auge quando homens e mulheres eram considerados iguais. A mulher espartana foi honrada como igual ao homem em sua própria esfera de poder e autoridade e, mesmo nos relatos dos detratores, teve um desempenho admirável. Pode-se argumentar, de fato, que a força das mulheres espartanas permitiu a formidável reputação da mesma nos homens espartanos.

Remover publicidades
Publicidade

Sobre o tradutor

Criss Freitas
Professora de Língua e Literatura Portuguesa e Inglesa, com pós-graduação em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa. É também blogger em www.universoarabe.com e investigadora de Língua e Cultura Árabe e História Antiga.

Sobre o autor

Joshua J. Mark
Escritor freelance e ex-professor de filosofia em tempo parcial no Marist College, em Nova York, Joshua J. Mark viveu na Grécia e na Alemanha e viajou pelo Egito. Ele ensinou história, redação, literatura e filosofia em nível universitário.

Citar este trabalho

Estilo APA

Mark, J. J. (2021, Junho 14). Mulheres Espartanas [Spartan Women]. (C. Freitas, Tradutor). World History Encyclopedia. Obtido de https://www.worldhistory.org/trans/pt/2-123/mulheres-espartanas/

Estilo Chicago

Mark, Joshua J.. "Mulheres Espartanas." Traduzido por Criss Freitas. World History Encyclopedia. Última modificação Junho 14, 2021. https://www.worldhistory.org/trans/pt/2-123/mulheres-espartanas/.

Estilo MLA

Mark, Joshua J.. "Mulheres Espartanas." Traduzido por Criss Freitas. World History Encyclopedia. World History Encyclopedia, 14 Jun 2021. Web. 24 Abr 2024.