Ganesha

Mark Cartwright
por , traduzido por Rosane Karl
publicado em
Translations
Versão em áudio Imprimir PDF
Ganesha Statue (by Swaminathan, CC BY)
Estátua Ganesha Swaminathan (CC BY)

Ganesha (também Ganesa ou Ganapati) é uma das divindades mais importantes do hinduísmo. Ganesha é facilmente reconhecido por sua cabeça de elefante e corpo humano, que simbolizam, respectivamente, a alma (atman) e o mundo físico (maya). Ganesha é considerado o patrono de escritores, viajantes, estudantes e comerciantes, além de ser conhecido por remover os obstáculos que bloqueiam novos projetos. A divindade tem apreço por doces, o que se reflete em sua silhueta.

Ganesha também é venerado como divindade principal no Jainismo e no Budismo. Para a seita hindu Ganapatya, Ganesha é a divindade suprema.

Remover anúncios
Anúncio publicitário

Infância de Ganesha

Ganesha é filho de Shiva e Parvati e irmão de Karthikeya (ou Subrahmanya), o deus da guerra. Ele foi criado por sua mãe com terra, que ela moldou na forma de um menino. Como Shiva estava ausente em suas andanças meditativas, Parvati designou seu novo filho como guardião enquanto ela se banhava. Shiva voltou para casa inesperadamente e, ao deparar-se com o menino, ficou indignado com sua ousadia ao afirmar ser filho de Parvati. Enfurecido, Shiva convocou sua hoste de demônios, os bhutaganas, que travaram um combate feroz contra o jovem guardião. No entanto, o jovem resistiu com facilidade a esses temíveis adversários, forçando Vishnu a intervir na forma de Maya e, enquanto o menino estava distraído por sua beleza, os demônios - ou o próprio Shiva – deceparam sua cabeça. Ao ouvir a comoção, Parvati saiu correndo de seu banho e repreendeu Shiva por matar seu filho de forma tão sumária. Arrependido, Shiva ordenou que fosse encontrada uma nova cabeça para o menino e, como o primeiro animal disponível foi um elefante, Ganesha recebeu uma nova cabeça de elefante e se tornou o mais notável dos deuses hindus. Como recompensa por sua grande coragem na luta contra os demônios, Shiva fez de Ganesha o líder dos bhutaganas, daí o seu nome.

Ganesha está associado à sabedoria, escrita, viagens e comércio.

Aventuras de Ganesha

Uma história que explica a associação do deus com a inteligência e a sabedoria é sua competição com Karthikeya para ver quem se casaria primeiro. Eles lançaram um desafio: aquele que conseguisse dar a volta ao mundo mais rapidamente teria o direito de escolher sua noiva primeiro. Sem perder um segundo, Karthikeya montou em seu pavão azul e partiu imediatamente para dar a volta ao redor da Terra. Ganesha, por sua vez, caminhou tranquilamente até a casa de seus pais, os abraçou e citou uma linha dos Vedas sagrados: "aquele que abraça seus pais sete vezes (pradakshinas) obtém o mérito de circundar a Terra sete vezes". Declarado vencedor, Ganesha prontamente se casou não com uma, mas com duas filhas de Prajapati: Buddhi (Sabedoria) e Siddhi (Sucesso), com as quais teve dois filhos: Kshema (também conhecido por Khema ou Shubh) e Laabha (ou Labh).

Remover anúncios
Anúncio publicitário

Apesar de ser uma divindade hindu, Ganesha também é conhecido por sua gula. Um dia, após comer muitos modakas (bolos rituais), Ganesha decidiu dar uma volta em seu rato gigante, Kroncha (também chamado de Muśika ou Akhu), para ajudar na digestão. No entanto, ao se deparar com uma grande serpente, o rato se assustou e, num salto repentino, lançou Ganesha ao chão. Ganesha caiu sobre sua barriga cheia, que se rompeu com o impacto. Os bolos que estavam em seu estômago se espalharam para todos os lados, mas Ganesha, imperturbável, os recolheu cuidadosamente, os enfiou todos de volta em sua barriga e amarrou a serpente ao redor da cintura para mantê-la fechada. Como símbolo da capacidade de Ganesha de superar todos os obstáculos, a serpente, causadora do acidente em primeiro lugar, forneceu, assim, o remédio para os danos que causou.

Ganesha Stela
Estela de Ganesha Jean-Pierre Dalbéra (CC BY)

Presa Quebrada de Ganesha

Durante sua cavalgada noturna, Ganesha de repente ouviu um barulho estrondoso vindo dos céus. Era o riso da Lua e suas esposas, as 27 constelações, que não conseguiram se conter ao ver Ganesha envolto por uma serpente. Indignado, Ganesha quebrou a ponta de uma das suas presas e a lançou contra a lua zombeteira que, atingida em cheio no rosto, escureceu. Sem a luz da lua, as noites escuras tornaram-se refúgio de ladrões e malfeitores até que os justos, exaustos da escuridão, imploraram aos deuses que restaurassem a luz prateada. Os deuses rogaram a Ganesha que perdoasse a Lua, mas ele concedeu apenas um perdão parcial. Desde então, de forma periódica, a Lua brilha plenamente em apenas uma noite e, em seguida, começa a se esvaecer aos poucos.

Remover anúncios
Anúncio publicitário
Uma explicação para a presa quebrada de Ganesha é que ele a teria arrancado para transcrever o poema épico Mahabharata.

Uma explicação alternativa para a presa quebrada de Ganesha é a de que Krishna lançou seu machado contra Ganesha depois que este bloqueou sua entrada nos aposentos privados de seus pais, Shiva e Parvati. Ganesha permitiu que o machado o atingisse e quebrasse sua presa para que ninguém pudesse dizer que o machado, que na verdade pertencia a seu pai, não era uma arma temível. Outra explicação, embora menos pitoresca, para a presa quebrada de Ganesha é que ele a quebrou para transcrever o poema épico Mahabharata, ditado pelo sábio Vyasa, que desejava preservar a história para toda a eternidade. Essa versão explica a associação de Ganesha com escritores e intelectuais.

Como Ganesha é Representado na Arte?

Na arte hindu, Ganesha é representado de várias formas, conforme as tradições culturais específicas – indiana, cambojana, javanesa, entre outras. Ainda assim, sua imagem mais comum é a de uma figura com cabeça de elefante e corpo humano robusto. Em suas mãos, costuma ter uma presa quebrada, um machado, uma concha, um laço, contas de oração e uma bandeja ou tigela de doces. Por vezes, empunha também um aguilhão de elefante, símbolo de sua capacidade de dominar os obstáculos da vida. Ganesha é frequentemente retratado montado em Kroncha, seu rato gigante, famoso por sua agilidade e também um símbolo da capacidade do deus em contornar obstáculos.

Remover anúncios
Anúncio publicitário

Perguntas e respostas

O que é que Ganesha simboliza?

O deus hindu Ganesha, com sua cabeça de elefante e corpo humano, simboliza a união entre o espiritual e o físico.

É Ganesha um deus bom?

Ganesha é geralmente considerado um deus hindu benevolente. Ele é o patrono dos escritores, dos viajantes, dos estudantes e do comércio.

Quais são os poderes de Ganesha?

Os poderes de Ganesha incluem sabedoria, inteligência e a capacidade de superar todos os tipos de obstáculos.

Bibliografia

A World History Encyclopedia é afiliada da Amazon e recebe uma comissão sobre as compras de livros qualificadas.

Sobre o tradutor

Rosane Karl
Doutora e Mestre em Educação, professora de inglês e tradutora. Realizou doutorado-sanduíche na University of British Columbia, Canadá. Áreas de interesse e pesquisa: internacionalização da educação, decolonização, migração e refúgio.

Sobre o autor

Mark Cartwright
Mark é escritor, pesquisador, historiador e editor. Tem grande interesse por arte, arquitetura e por descobrir as ideias compartilhadas por todas as civilizações. Possui mestrado em Filosofia Política e é Diretor Editorial da WHE.

Cite este trabalho

Estilo APA

Cartwright, M. (2025, outubro 31). Ganesha. (R. Karl, Tradutor). World History Encyclopedia. https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-11593/ganesha/

Estilo Chicago

Cartwright, Mark. "Ganesha." Traduzido por Rosane Karl. World History Encyclopedia, outubro 31, 2025. https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-11593/ganesha/.

Estilo MLA

Cartwright, Mark. "Ganesha." Traduzido por Rosane Karl. World History Encyclopedia, 31 out 2025, https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-11593/ganesha/.

Remover anúncios