A World History Encyclopedia é conhecida pelos seus artigos de alta qualidade, pesquisados e escritos por especialistas e verificados pela sua equipa editorial, composta por editores e historiadores, e de acordo com sua política editorial. Os nossos artigos destacam o elemento narrativo da história, possibilitando que o passado seja acessível e relevante para o presente.
Embora a inteligência artificial seja excelente na análise de dados e informações, acreditamos que a melhor forma de compreender o mundo é através da criatividade, inteligência e raciocínio humanos. A IA não compreende a experiência humana, a vida, o património cultural e a história. É capaz de sintetizar as informações que encontra sem realmente entender o seu cerne. Portanto, a World History Encyclopedia apoia a criatividade humana e usa a IA apenas para a análise, síntese e transformação dos seus próprios dados, e não para a criação de artigos publicados no sítio.
Sem Artigos de IA
As ferramentas de inteligência artificial (sendo o ChatGPT o mais famoso) tornaram-se amplamente disponíveis, e o conteúdo produzido por IA é, neste momento, amplamente encontrado na internet. Os artigos que as pessoas submetem à World History Encyclopedia não são exceção: rejeitamos regularmente conteúdos escritos por IA. A equipa editorial rejeitará submissões que suspeitar terem sido escritas por ou com a ajuda de inteligência artificial (além das verificações de gramática e ortografia feitas por IA). Usamos ferramentas para detectar o conteúdo escrito por IA e o plágio; e, igualmente, os nossos editores comparam o conteúdo e a estrutura das submissões com outras publicações de forma a garantir que não são apenas paráfrases, com ou sem a ajuda da IA.
Sem Ilustrações de IA
A história humana legou-nos uma rica variedade de imagens, seja na forma de relevos, murais, estátuas, documentos, pinturas ou artefatos antigos. A melhor forma de explicar a história é mostrá-la: pretendemos ilustrar as nossas publicações com fotos de obras históricas reais sobre obras de arte e de arquitectura. Por vezes, não conseguimos encontrar nenhuma obra de arte histórica que se adeque ao artigo ou que esteja legalmente disponível para republicação, pelo que procuramos ilustrar os nossos artigos usando outros tipos de mídias, como as modernas reconstruções 3D, filmes ou ‘video games’. Permitimos o uso de imagens geradas por IA em infográficos que não visam representar a história real, mas servir como auxílio para a apresentação de informações complexas por via visual.
Pesquisa por IA
A inteligência artificial é poderosa quando se trata de organizar e processar as informações; por isso, usamos IA para incrementar as capacidades do meio de busca do nosso sítio, de forma a fornecer os resultados de pesquisa e respostas mais relevantes às consultas dos utilizadores (usuários). A IA que usamos analisa apenas o conteúdo publicado na World History Encyclopedia o que garante que as informações foram escritas por humanos e verificadas pela nossa equipa editorial.
Ferramentas de IA
Usamos a inteligência artificial em ferramentas internas que permitem que o nosso sítio categorize o conteúdo, aprimore o nosso mecanismo de pesquisa, analise e extraía informações e, assim, melhore a qualidade do nosso sítio sem modificar qualquer uma das informações criadas pelos humanos que publicamos. Além disso, usamos ferramentas de IA para transformar conteúdo noutras mídias, como ferramentas de narração de texto por áudio gerado por IA.
Parcerias com IA
Ao contrário dos outros sítios que bloquearam as empresas de IA (ou as processaram), nós permitimos que as IAs acedam aos nossos artigos para treinar os seus modelos atuais e futuros. Em regra geral, não solicitam ou renumeram pelos dados acedidos. No entanto, como a nossa missão é providenciar uma educação histórica gratuita ao mundo, acreditamos que tal inclui fornecer os nossos dados para melhorar as respostas que os serviços de IA podem oferecer ao público em geral. Fizemos uma parceria com o mecanismo de busca de IA Perplexity.ai, que oferecer o que acreditamos ser atualmente o acordo mais justo entre editores e IA: damos acesso ao nosso conteúdo, eles compartilham connosco a receita, obtemos acesso ao seu modelo de IA para alimentar nosso mecanismo de busca interno e outras ferramentas de IA. Como editores, acreditamos que este é o caminho a seguir para criar um ecossistema equitativo e de IA e justo para todos, incluindo os nossos leitores.