Bucéfalo

Definição

Donald L. Wasson
por , traduzido por Jonas Tenfen
publicado em 06 Outubro 2011
X
translations icon
Disponível noutras línguas: Inglês, francês, grego, italiano, Persa, sérvio, espanhol, Turco
Alexander the Great & Bucephalus Mosaic (by Ruthven, Public Domain)
Mosaico de Alexandre, o Grande, e Bucéfalo
Ruthven (Public Domain)

Bucéfalo era o cavalo de Alexandre, o Grande, e considerado por alguns como o mais famoso cavalo da história. O primeiro encontro entre Alexandre e Bucéfalo foi único, mas demostrou o verdadeiro caráter de um dos maiores generais da história.

O desafio

Inicialmente, Bucéfalo foi levado à Macedônia como presente para o rei Filipe II da Macedônia (o pai de Alexandre), em 346 a.C., por Filoneico da Tessália. Com um preço quase três vezes que o normal (13 talentos), o belo cavalo preto era mais alto que corcel macedônico comum, mas foi considerado selvagem e indomável, atacando qualquer um que se aproximasse dele. Filipe II ordenou que o presente fosse levado embora.

Remover publicidades
Advertisement

Alexandre, presente na audiência em companhia de sua mãe Olímpia, assistia ao espetáculo que se desenrolava. Como os serviçais tentaram sem sucesso levar o cavalo embora, Alexandre se levantou e os chamou de covardes. De acordo com a biografia de Alexandre escrita por Plutarco, o jovem príncipe disse: “Que cavalo excelente que se perde pela falta de doma e pela fraqueza em lidar com ele”. Inicialmente, Filipe ignorou o desafio, mas, finalmente, disse a Alexandre: “Você reprova aqueles que são mais velhos que você como se você mesmo fosse fazer melhor”. Alexandre, ignorando a observação de seu pai, repetiu o desafio; Filipe II disse que pagaria com o cavalo se, Alexandre, fosse capaz de domá-lo.

Bucéfalo e Alexandre eram inseparáveis; apenas Alexandre podia montá-lo.

Entre risos frenéticos da audiência, Alexandre se aproximou calmamente do cavalo o qual ele nomeou como Bucéfalo. Alexandre havia percebido algo: o cavalo tinha medo da própria sombra. Posicionando Bucéfalo em relação ao sol de modo que sua sombra ficasse longe das vistas do animal, calmamente tomou as rédeas e montou. O riso da multidão se transformou em aplausos enquanto Alexandre cavalgava.

Remover publicidades
Advertisement

De acordo com Plutarco, quando Alexandre retornou à arena com Bucefálo e desmontou, Filipe II declarou: “Meu filho, busque por um reino do mesmo modo e lute para conquistá-lo, pois a Macedônia é muito pequena para você.” Historiadores afirmam que a doma de Bucéfalo foi o ponto de virada na vida do jovem príncipe, demonstrando confidência e determinação que ele mostrou em sua conquista da Ásia.

Companheiro de Alexandre

Bucéfalo e Alexandre eram inseparáveis; apenas Alexandre podia montá-lo, e de fato o fez em cada uma das batalhas pela conquista das cidades-estado gregas, pela conquista de Tebas, pela Batalha da Gaugamela, e pela Índia. Após a derrota final de Dario III, Bucéfalo foi sequestrado enquanto Alexandre estava em excursão. Ao retornar e tomar conhecimento do sequestro, Alexandre prometeu cortar todas as árvores, deixar a região completamente desolada e matar cada um de seus habitantes. O cavalo foi devolvido juntamente com um pedido de misericórdia.

Remover publicidades
Advertisement

Apesar de que alguns historiadores discordem da causa da morte do cavalo – há quem afirme que foram ferimentos de batalhas -, a maior parte concorda que a causa da morte tenha sido idade avançada, depois da Batalha do Rio Hidaspa (326 a.C.). Enquanto Plutarco menciona ambas as possibilidades, ele menciona também Onesícrito, um historiador que acompanhou Alexandre em suas conquistas, que afirma que o cavalo teria morrido devido à idade. De todo modo, após a morte de Bucéfalo, em luto, Alexandre fundou uma cidade em memória ao seu amado cavalo, dando a ela o nome de Bucéfala. Interessante mencionar que Alexandre construiu oura cidade em honra ao seu cão, Peritas.

Remover publicidades
Publicidade

Sobre o tradutor

Jonas Tenfen
Jonas é professor de ensino médio no Brasil. Ele dedica sua vida profissional à gramática e à literatura, e ele também trabalha como tradutor e redator.

Sobre o autor

Donald L. Wasson
Donald ensina História Antiga, Medieval e dos Estados Unidos no Lincoln College (Normal, Illinois) e sempre foi e sempre será um estudante de história, dedicando-se, desde então, a se aprofundar no conhecimento sobre Alexandre, o Grande. É uma pessoa ávida a transmitir conhecimentos aos seus estudantes.

Citar este trabalho

Estilo APA

Wasson, D. L. (2011, Outubro 06). Bucéfalo [Bucephalus]. (J. Tenfen, Tradutor). World History Encyclopedia. Obtido de https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-10415/bucefalo/

Estilo Chicago

Wasson, Donald L.. "Bucéfalo." Traduzido por Jonas Tenfen. World History Encyclopedia. Última modificação Outubro 06, 2011. https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-10415/bucefalo/.

Estilo MLA

Wasson, Donald L.. "Bucéfalo." Traduzido por Jonas Tenfen. World History Encyclopedia. World History Encyclopedia, 06 Out 2011. Web. 27 Abr 2024.